A Volkswagen apresentou agora à noite, por streaming da fábrica na Argentina, seu novo suve, o Taos. Trata-se de um veículo de porte maior que o T-Cross, a julgar pela distância entre-eixos igual à do Jetta, 2.680 mm (T-Cross, 2.651 mm).
A motorização é a conhecida 250 TSI flex de 1,4 litro (1.395 cm³) turbo de 150 cv e 25,5 m·kgf, associada ao câmbio automático epicíclico Aisin AQ250-6F de seis marchas, tração dianteira.
Nada foi dito sobre demais dimensões e capacidade do porta-malas, mas é certo que o Taos se situa entre T-Cross e o Tiguan. Versões também não foram divulgadas. Há carregamento de celular por indução
O Taos traz controle de cruzeiro adaptativo com função para e anda, ou seja, se o carro adiante parar, o Taos para também, e se aquele reiniciar a marcha o novo VW também reinicia automaticamente dentro de 3 segundos, senão será necessário um toque no acelerador.
Outro elemento de segurança é o sistema de Frenagem autônoma de emergência com detector de pedestres.Há ainda o detector de ponto cego e o de tráfego transversal à retaguarda, evitando colisões ao sair de ré de uma vaga, por exemplo, mediante frenagem autônoma neste caso.
O novo Taos também conta com a mais recente tecnologia de iluminação da marca, chamada IQ. Light. Ela permite que os faróis de LED tenham um alcance maior e mais amplo nas laterais. Também inclui assistentes inteligentes para o dirigir, como o assistente dinâmico de iluminação, que ajusta o facho dos faróis para evitar ofuscamento de outros motoristas. Por último, a “Luz de conversão dinâmica” acende de acordo com o ângulo de direção que o motorista aplica ao volante.
Vendas, só no segundo trimestre de 2021, ou entre abril e junho do ano que vem. Só então os preços serão conhecidos.
BS