Um amigo, o Tim, que está morando nos EUA, me falou deste esportivo que era comercializado tanto pronto quanto em forma de kit para ser montado em uma oficina ou em casa. Vamos ver de que consiste este carro.
Barato, abundante e simples, o VW Fusca foi a base para inúmeras variações e derivados no mundo inteiro — começando “em casa” com o utilitário Kübelwagen —, a maioria dos quais está há muito esquecida. O estranho roadster azul, americano, retratado na imagem de abertura, o Alken D-2, é uma daquelas esquisitices baseadas na mecânica do VW Fusca que teriam sido relegadas aos livros de história não fossem os esforços de Jeff Lipnichan.
Um “afeto” de longa data pelo Alken D-2 levou Jeff Lipnichan a achar um e trazê-lo de volta ao que teria sido em 1958. Este carro foi apresentado no Hemmings Motor News Concours d’Elegance de 2019, e isto o recolocou no foco da atenção dos apreciadores de carros americanos antigos.
A brochura original do Alken D-2
Ao que tudo indica, a Alken Corporation não tinha apoio da Volkswagen, já que em vez de grafar ‘VW’ no catálogo ela usou ‘V-W’, mas ela usou o logotipo VW da época e um desenho de Fusca.
Na segunda página, um pouco de ufanismo do fabricante: “A Alken cruzou o Atlântico para combinar o know-how automobilístico de dois continentes em um excelente carro esporte. Pela primeira vez, a brilhante engenharia alemã foi unida com sucesso ao imponente estilo americano. De qualquer ângulo, as linhas longas, baixas e modernas do Alken D-2 Volkswagen são de bom gosto — e a melhor companhia.”
Na página 3, entre outros pontos, pode-se ler: “O cockpit, amplo e moderno, combina conforto luxuoso com proteção contra vento e intempéries. Há muito espaço atrás dos bancos tipo concha, especialmente projetados, para bagagem, pacotes ou passageiros.”
Na página 5 temos quatro fotos, cada um com sua legenda que foi publicada na margem inferior da ilustração. Começamos com as legendas das fotos da esquerda, colocada uma abaixo da outra, seguindo a posição das fotos:
O velocímetro de fábrica é montado em uma posição facilmente visível no painel de grande estilo, com espaço para controles de rádio e instrumentos VDO especiais — se você os quiser.
As luzes traseiras V-W originais são montadas no Alken D-2 de uma maneira nova e empolgante.
Agora as legendas das ilustrações da direita:
Direção, pedal de freio e embreagem e freio de mão permanecem intocados. Até os controles do ar quente permanecem na posição de fábrica.
Os faróis de fábrica se encaixam no Alken D-2 sem conversão prolongada e cansativa. A instalação é fácil como trocar uma lâmpada.
Há muita informação na página 6 da brochura, e eu destaquei o seguinte texto: “O design empolgante é apenas parte da história do Alken. A carroceria foi projetada para atender às exigentes demandas dos proprietários de carros esportivos, mais ainda para fornecer o máximo conforto de um conversível americano. Um sistema especial de 16 reforços internos transversais e cruzados tornam o Alken forte, tão forte quanto os sedãs de fábrica, mas os engenheiros da Alken fizeram uma carroceria que é 300 libras (136 kg) mais leve do que as versões de metal. Isso significa que o Alken D-2 tem uma dirigibilidade melhor, é mais rápido, dura mais e usa menos gasolina.”
Na página 7 novamente várias informações, e, desta vez, destaco as respostas dadas a algumas questões frequentes:
- O chassi V-W precisa ser modificado para receber o corpo Alken D-2?
Como o D-2 é mais de 300 libras mais leve, as suspensões dianteira e traseira devem ser rebaixadas e os pontos de apoio do macaco, relocados.
- Existem outras modificações?
Somente três. A coluna de direção deve ser ajustada, o tanque de gasolina modificado e o filtro de ar do carburador substituído por um filtro de ar V-W Kombi.
- Quais recursos são necessários para a instalação?
O D-2 pode ser instalado em casa, em qualquer oficina ou em um revendedor Alken. É a carroceria personalizada mais fácil de instalar.
- Como a carroceria é enviada?
A carroceria é acabada com uma camada de pintura fundo para fibra de vidro, embalada em uma caixa de madeira protetora e enviada por caminhão ou trem.
- Onde posso comprar o Alken D-2?
De qualquer revendedor Alken ou, se não houver revendedor em sua área, diretamente da fábrica.
A Alken também fazia propaganda em revistas:
A história do Alken D-2 de Jeff Lipnichan
O carro do Jeff não é qualquer Alken D-2, mas é o carro real do teste de rua da revista Road & Track de novembro de 1958, construído pela equipe de Allen e Kenneth White em Venice, Califórnia, coirmã dos fabricantes, para ser o veículo de demonstração da marca.
Segue uma galeria de fotos raras feitas por Ralph Poole, fotógrafo da Road & Track. Estas fotos, da redação da revista, mostram como este carro era quando zero-quilômetro, é uma imersão no ano de 1958 (estas fotos estão no site Stanford Digital Repository):
Seguramente estas preciosas fotos ajudaram o Jeff na restauração de seu Alken D-2.
O Alken D-2 também era famoso o suficiente para merecer uma menção no capítulo sobre “Especiais” baseados em sedãs Volkswagen no livro “Nine Lives Later” (Nove vidas depois) de Dan R. Post. Foi onde Jeff Lipnichan viu o carro pela primeira vez e ficou imediatamente impressionado, seu cérebro já era fixado em Volkswagens por ter crescido em uma fazenda onde os únicos automóveis eram VW Fuscas e Jeeps. Ele também é o fundador do 56-59 Karmann Ghia Registry, um site dedicado à versão inicial do cupê baseado no VW Fusca.
A revista Road & Track declarou: “… a carroceria do Alken é sem dúvida a peça de fibra de vidro mais bem projetada que já vimos”, elogiando a inclusão de peças como o painel de instrumentos, para-choques dianteiro e traseiro e saídas de dutos de aquecimento. Com cerca de 200* libras (90,7 kg) mais leve que o VW normal, pesando 1.665 libras (755 kg), o Alken reduziu 6,7 segundos do tempo de zero a 60 milhas por hora (96,6 km/h), conseguindo 22,3 segundos. A reportagem da Road & Track também revelou que houve 4.000 consultas de revendedores e dez vezes mais solicitações de consumidores por mais informações.
(*) – Observe que o fabricante indicou em sua brochura uma redução de 300 libras no peso do carro, mas a revista Road & Track citou somente 200 libras de redução.
“Quarenta mil consultas não significam muitas vendas, mas certamente mostram um grande interesse”, escreveu a Road & Track. Em algum ponto, esse interesse não se materializou. A menção de Dan R. Post em seu livro estima que talvez 50 tenham sido feitos, e Jeff Lipnichan conhece apenas quatro carcaças restantes, duas das quais eram de carros de demonstração construídos pela Alken. O carro irmão ao do Jeff está em restauração na Irlanda.
Ambos os carros de fábrica foram vendidos em 1959 para a empresa de baterias Nic-L-Silver e convertidos para propulsão elétrica. O Jeff Lipnichan diz que seu carro ficou em um depósito até cerca de 1978 antes de ser vendido para sucata. Ele o encontrou na Califórnia em 2012, a tinta vermelha original desgastada em alguns pontos até a camada do primer cinza.
Foi quando o carro entrou num período de restauração que durou cinco anos, desfazendo as alterações da conversão para veículo elétrico e trazendo o carro de volta às especificações corretas.
Surgiu a questão de onde conseguir um chassi e uma motorização compatíveis com o que o carro tinha em 1958. Surgiu a oportunidade de canibalizar um outro “kit car” (carro com carroceria customizada adaptada). No caso foi um Bradley GT ano 1974 que tinha um chassi de VW Fusca, com componentes de um Porsche 356 ano 1958. O chassi em questão veio com os freios do 356, seu motor Porsche 1600 Normal e câmbio. Canibalizar o Bradley GT foi uma decisão difícil, mas necessária.
Depois o Jeff comprou um chassi 1958 devido a necessidade de compatibilizar as fixações entre chassi e carroceria, transplantando os componentes do 356 para ele. O resto dos componentes que foram usados são de meados até o final dos anos 1950, guardadas poucas exceções.
O folheto da Alken retrata as lanternas traseiras transplantadas do VW Fusca, mas o carro do Jeff tem quatro lanternas de um Chevrolet 1948, segundo as fotos da Road & Track, apresentadas acima. Com isto as lanternas traseiras do carro do Jeff ficaram assim:
As travas das portas vêm de um Ford Thunderbird 1956-57. A parte mais difícil de encontrar foi o para-brisa, que vem de um Ford Consul / Zephyr 1951-55. Quando encontrado, o Alken tinha um velocímetro de pesquisas Stewart-Warner, que registrava até 1/100 de milha, presumivelmente instalado para medir com precisão o alcance das baterias. O Jeff o substituiu por um velocímetro de Karmann-Ghia, depois foi para a empresa de velocímetros North Hollywood para construir medidores de combustível e de pressão de óleo em uma fonte idêntica. A pintura é próxima ao azul Azure da Porsche em vez do vermelho original.
A carroceria foi jateada com bicarbonato de sódio para retirar o que tinha sobrado da pintura sem danificar a superfície, e foi assim que ela voltou:
Algum compósito de fibra de vidro novo foi necessário para consertar onde o Alken D-2 foi modificado pela empresa Nic-L-Silver (que converteu o carro para elétrico), como o acabamento na caixa da bateria e o contorno do tanque de gasolina sob o capô frontal, mas a estrutura geral permaneceu intacta.
Uma inovação da Alken foi seccionar a carroceria com reforços, dando-lhe muito mais rigidez estrutural do que outros kits de material semelhante da época. O carro do Jeff é uma prova dessa engenharia. As portas tipo “suicida”, com dobradiças na traseira, abrem e fecham com uma sensação sólida e não há flexão quando o capô traseiro é aberto. Até a borda sob a roda é arredondada e com acabamento liso. Abaixo dois exemplos do acabamento esmerado da carroceria do Alken D-2:
É claro que este carro foi construído para durar, mas isso não foi suficiente para encontrar compradores pelo preço-base da carroceria de US$ 1295,00, que representava mais de 50 por cento mais do que o custo para carros doadores da Volkswagen na época.
Seguem fotos de detalhes do carro pronto (Fonte: site Conceptcarz):
Para terminar, duas fotos do carro pronto, mostrando a qualidade do trabalho feito em casa, mas com um grande esmero:
Como já foi dito, foram feitas milhares de carrocerias para serem adaptadas ao chassi do VW Fusca, já apresentamos exemplos disto aqui na coluna, como foi o caso da matéria VOCÊ ACREDITARIA QUE “ISTO” É UM FUSCA? e da matéria YX 1200, UM CUPÊ ESPORTIVO JAPONÊS DERIVADO DO FUSCA. E acredito que não vamos parar por aí, pois é um assunto muito vasto. As adaptações foram para diversas finalidades, desde carros esportivos até utilitários, o que só comprova a flexibilidade do projeto do VW Fusca.
AG
Agradeço ao Tim por mais esta colaboração para nossa coluna. Este trabalho se baseou em pesquisas nos sites: Hemmings, Conceptcarz, The Samba, Stanford Digital Repository, Antique Automobile Club of America, entre outros. A maioria das fotos é do site Hemmings e do Jeff Lipnichan, desde não indicado de outra maneira.
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