A nova picape Strada cabine simples foi denominada pela Fiat como Cabine Plus, e faz sentido, pois não é uma cabine apertada com limitações no ajuste dos bancos e também não é uma cabine estendida. Nesta nova configuração sobra espaço para o conforto dos ocupantes, mas não ao ponto de permitir levar malas ou objetos de maior volume atrás dos bancos. Esses objetos terão que ser alojados na caçamba que permite acomodar 1.354 litros de carga (até altura das laterais da caçamba) ou 720 kg de carga útil total.
As soluções da Fiat sempre foram motivos de comentários, e até mesmo chacota, nos escritórios de engenharia de empresas americanas pelo inusitado e ineditismo de algumas. Na Strada cabine simples a observação fica para o improviso no sistema de basculamento do encosto dos bancos. O mecanismo de comando fica pelo lado interno, pois não há espaço entre o banco e a porta ou lateral, portanto os engenheiros da Fiat instalaram um segundo comando por fita trançada no lado externo. Dessa maneira é possível bascular o encosto puxando-se a fita. É estranho? É, mas e daí? — devem ter dito os engenheiros. Temos que encontrar uma solução, e dessa maneira simples, foi resolvido.
Os fabricantes de picapes compactas precisam fazer o desenvolvimento com um olho na fritura do peixe e outro no gato, pois ao mesmo tempo que é um carro voltado para o trabalho, e a grande massa de compra vem pelo segmento empresarial ou agronegócio, não se pode deixar de lado o uso desse tipo de veículo para o lazer. Se ficar mal falada em um, perde vendas no outro também.
Motor e câmbio
O conhecido motor Fire 1,4-l flex da versão antiga foi mantido e segue com a mesma potência de 85/88 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 12,4/12,5 m·kgf a 3.500 rpm. São 4 cilindros, 8 válvulas, comando único no cabeçote com variador continuo de fase e correia dentada. Este motor oferece boa força em baixa rotação, estando bem adequado para o trabalho mais pesado exigido neste tipo de veículo.
O câmbio manual de 5 marchas tem engates precisos proporcionado pelo trambulador a cabo de aço. O esforço e curso é condizente com um carro de uso cidade e campo, e a facilidade de engate da 5ª marcha em “X” é elogiável. Para facilitar a condução do câmbio manual, o esforço do pedal de embreagem é baixo e a possibilidade do punta-tacco telepático está no DNA da marca, e obviamente no bom escalonamento dos pedais.
E falando em escalonamento, é possível notar a primeira marcha curta, e com certo “buraco” para a segunda marcha, mas isso é necessário para ajudar o arranque da picape, quando carregada, em rampas mais inclinadas. Em pisos planos ou declives, sem carga, é possível arrancar em segunda marcha sem necessidade de patinar muito a embreagem.
No compartimento do motor ainda é possível encontrar o reservatório de gasolina para partida abaixo de 18 graus Celsius, quando utilizando álcool. E outro reservatório que já passa a ser coisa do passado é o de fluido da direção hidráulica, mas que segue presente nesta versão de entrada da nova Fiat Strada que ainda a utiliza. Destaque para a solução de correia poli-V para alternador, compressor do ar condicionado e bomba d´água, e segunda correia em “V” convencional (trapezoidal) exclusiva para a bomba hidráulica da direção.
Com o tanque de combustível de 55 litros abastecido com álcool obtive consumo médio de 9,6 km/l no trajeto de 110 quilômetros entre São Paulo e Campinas, e no uso geral da semana o consumo acumulado cidade+estrada foi de 9,0 km/l. A Fiat tem homologado junto ao Inmetro 11,8/8,3 km/l na cidade e 12,4/8,8 km/l na estrada.
Conforto e capacidade de carga
A arquitetura da suspensão dianteira e traseira segue o conceito que a Fiat pratica desde a geração anterior e agora se repete nesta nova Strada. McPherson na dianteira e eixo rígido com lâmina de mola parabólica na traseira. O eixo traseiro tem o conhecido desenho “Ômega” da Fiat que além de aumentar a altura livre do solo no centro do carro, ajudando a se livrar dos facões de areia, barro e até asfalto, também traz uma maior rigidez global, melhorando a dirigibilidade do veículo e aumentando a durabilidade do próprio eixo.
Na dianteira utiliza mola helicoidal com amortecedor pressurizado e barra antirrolagem, e na traseira o segundo estágio de deflexão da mola parabólica é auxiliado pelo batente em Celasto®. Os amortecedores traseiros são pressurizados, e como já visto em outras picapes da marca, têm tubo reservatório expandido, controlando melhor a temperatura de trabalho devido ao maior volume de óleo.
O comportamento geral é muito similar ao da picape cabine dupla avaliada em agosto/2020, com o mesmo destaque para o bom comportamento em curvas. A picapinha é muito estável e não assusta o motorista, seja carregado ou vazio. O balanço de movimentação entre os eixos é muito bem equilibrado na condição vazio, e apresenta maiores oscilações na parte traseira à medida que se aumenta a carga na caçamba. Mas, mesmo carregado não se torna incômodo ou inseguro.
Modelo despojado
A Strada Endurance é a versão básica de entrada e bem despojada, até com a eliminação das calotas de rodas. Mas há vários pacotes de opcionais de fábrica e uma vasta lista de acessórios para instalação na concessionária, permitindo deixar o veículo mais atraente e adequado ao uso que se pretende.
Se por um lado a falta de calota nas rodas será criticada por muitos, para o empresário ou trabalhador autônomo que compra esse carro para o uso diário, esse item não fará muita falta. Já o protetor de caçamba com encaixes para divisor de carga, e os inúmeros pontos de amarração de carga são bem mais apreciados, e são itens de série.
Entre os principais pacotes de opcionais pode-se destacar o “Pack Multimídia” que incorpora a central Uconnect 7” permitindo o espelhamento sem fio de celulares através das tecnologias Android Auto e Apple CarPlay, sendo muito intuitivo e conexão automática a cada entrada no carro. O sistema de som tem comandos no volante, assim como câmera de ré com sensores de proximidade traseiro. O “Pack Safety” adiciona a bolsa inflável lateral e aviso de cinto de segurança do passageiro desatado. E o “Pack Worker” que traz os comandos elétricos dos vidros, travas elétricas com alarme, regulagem de altura do banco do motorista e terceira luz de freio.
Apesar de ser despojado por um lado, a versão Endurance traz de série controle de estabilidade e tração, assistente de partida em aclives, bloqueio eletrônico do diferencial, chamado TC+, direção assistida hidráulica e ar-condicionado, itens de conforto e comodidade importantes para quem utiliza o carro o dia todo.
Exterior
O desenho externo da nova Fiat Strada agradou muito em todos os sentidos, além de trazer mais modernidade para a linha, a adoção de segunda janela lateral mostra o maior volume da cabine e melhora a visibilidade para manobras e conversões. As lanternas traseiras similares às da irmã maior Toro, e os faróis afinados e envolventes contribuem com o efeito joia (jewell effect) do veículo.
Nas laterais há faixa com o nome da versão, no teto há mini barras longitudinais para permitir o uso de rack de teto. Os para-choques não são pintados, assim como as molduras das caixas de roda e da caçamba, formando um bonito conjunto bicolor, principalmente nas cores branco e prata da carroceria. São cinco cores disponíveis, sendo três em base sólida (preto Vulcano, vermelho Montecarlo e branco Banchisa) com custo adicional de R$ 916,00, exceto no preto, e duas em base metálica (prata Bari e cinza Silverstone) com adição de R$ 2.340,00.
Mercado
Após o lançamento em junho de 2020 e ao meio da confusão causada pela pandemia no licenciamento de veículos em alguns estados e municípios, a Fiat Strada apareceu em setembro como o carro mais vendido do mês, superando o hexacampeão de vendas Chevrolet Onix. Foi uma marca importante e certamente muito celebrada pelo pessoal da Fiat, e nos meses seguintes a nova Strada seguiu aparecendo entre os 10 mais vendidos, mostrando que a renovação fez muito bem àquela que já era o líder do segmento de picapes compactas há muito tempo.
Os preços públicos anunciados no website da Fiat apontam que o modelo testado nesta semana, com todos os opcionais incorporados seria R$ 79.696, sendo o preço inicial R$ 68.667, acrescido de R$ 2.340 da cor metálica e R$ 8.689 dos opcionais. Porém é sabido que esse preço pode ter uma redução de 10 a 15% ao se utilizar as modalidades de compra de produtor rural ou pessoa jurídica.
Em meio a um ano de incertezas a Fiat conseguiu trazer essa nova picape para o mercado, e atrair os consumidores que ainda buscavam Montana e Saveiro. O segmento não ficará estagnado e tenho certeza que os engenheiros da GM e VW estão debruçados em desenhos, peças e protótipos para desenvolver uma nova picape e tentar derrubar esse reinado da Fiat Strada no segmento de picapes compactas.
GB
FICHA TÉCNICA NOVA STRADA ENDURANCE CABINE PLUS 2021 | |
MOTOR | |
Designação | Fire 1,4 Flex |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, comando no cabeçote com variador de fase contínuo por 50º, correia dentada, 2 válvulas por cilindro, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.368 |
Diâmetro e curso (mm) | 72 x 84 |
Taxa de compressão (:1) | 13,2 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 85/88/5.750 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 12,4/12,5/3.500 |
Comprimento da biela (mm) | n.d. |
Relação r/l | n.d. |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo com câmbio manual de 5 marchas mais ré, comando a cabo, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,273; 2ª 2,429; 3ª 1,444; 4ª 1,029; 5ª 0,795; ré 4,200 |
Relação de diferencial (:1) | 4,400 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido tipo ômega, mola parabólica longitudinal por lado e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 3,5 |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,7 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/257 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/228 |
Controle | ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço estampado, 5,5Jx15 |
Pneus | 195/65R15H Pirelli Cinturato P1 |
Estepe | Aço estampado, 5,5Jx15, igual a de rodagem, sob a caçamba |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, picape cabine simples, 2 portas, subchassi dianteiro |
CAÇAMBA | |
Capacidade (L) | 1.354 |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 55 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.078 |
Carga útil | 720 |
Peso rebocável (sem freio) | 400 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.474 |
Largura sem/com espelhos | 1732 / 1.967 |
Altura | 1.608 |
Distância entre eixos | 2.737 |
Bitola dianteira/traseira | 1.457/1.480 |
Distância mínima do solo | 208 |
ÂNGULOS (º) | |
Entrada/rampa/saída | 23,4/20,8/26,7 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 12,3 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 157 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 11,8/8,3 |
Estrada (km/l, G/A | 12,4/8,8 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª (km/h) | 30,1 |
Rotação a 120 km/h, em 5ª (rpm) | 3.600 |
Rotação à vel.máxima em 4ª (rpm) | 6.100 |
Alcance nas marchas a 6.400 rpm (km/h) | 1ª 39; 2ª 73; 3ª 117; 4ª 164; 5ª 212 |
LISTA EQUIPAMENTOS NOVA STRADA ENDURANCE CABINE PLUS 2021 |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alerta de cinto de segurança – motorista e passageiro |
Assistente de partida em rampa |
Bolsas de ar inflável (duas frontais e opcional de duas laterais) |
Câmera de ré – opcional |
Controle de estabilidade |
Controle de tração |
E-Locker – Controle de tração avançado |
Freios ABS com EBD |
Grade de proteção no vidro traseiro |
Luz de rodagem diurna |
Monitoramento de pressão dos pneus – opcional |
Sensores de estacionamento traseiro – opcional |
Travamento central das portas – opcional |
CONFORTO |
Ajuste de altura do volante |
Ar condicionado |
Banco do motorista com ajuste de altura – opcional |
Barra longitudinal no teto |
Capota marítima – opcional |
Direção com assistência hidráulica |
Iluminação da caçamba |
Indicação de troca de marcha |
Protetor do cárter – opcional |
Tampa da caçamba com mola de alívio de peso para abertura |
Vidros elétricos com comando um toque para subir e descer – opcional |
CONECTIVIDADE |
Central multimídia U-Connect com tela táctil de 7″ – opcional |
Computador de bordo |
Conexão Bluetooth – opcional |
Uma conexão USB |
Espelhamento da tela do celular sem fio – opcional |
Indicador de temperatura externa |
Volante multifuncional |