Durante a apresentação do plano estratégico Renaulution do Grupo Renault, a Renault revelou sua estratégia para os próximos cinco anos e além. Com o plano Renaulution, a marca Renault está aderindo às mudanças da indústria automobilística. Com sua “Nouvelle Vague”, a Renault vai trazer modernidade a essa indústria ao se tornar uma marca de tecnologia, serviços e energia limpa. A Renault vai dar sustentação à sua liderança na transição energética, por meio de motorizações eletrificadas e movidas a hidrogênio, oferecendo o mix mais “verde” na Europa até 2025.
Em termos de tecnologia, a Renault vai alavancar a “Software République”, um ecossistema aberto dedicado ao desenvolvimento de software, tratamento de dados, cibersegurança e microeletrônica. Este ecossistema alimentará a gama de modelos Renault com serviços conectados. Será agregado valor a partir de uma melhor distribuição do mix, favorecendo o segmento C (carros médios), o desenvolvimento de tecnologias de ponta e novas oportunidades de negócios relacionados ao ciclo de vida.
Argumentos decisivos dão sustentação
A inovação está no coração da marca Renault há 120 anos. A marca tem fortes diferenciadores para dar sustentação à sua ambição de se tornar a Nouvelle Vague (nova onda). A Renault é líder no mercado europeu de veículos elétricos, com mais de 10 anos de profundos conhecimentos em mobilidade elétrica, serviços e mais de 300.000 veículos elétricos vendidos.
A Renault também inventou a tecnologia híbrida E-TECH, que inclui mais de 150 patentes, além de contar com a experiência da marca em veículos elétricos e na F-1. A Software Factory reúne mais de 1.000 engenheiros especializados em software, tratamento de dados e serviços em nuvem, que em breve acolherão a chegada de muitos outros. A Re-Factory de Flins é uma planta industrial única e a primeira da Europa a ser exclusivamente dedicada à economia circular com foco em mobilidade. Ela também personifica a modernidade da Renault, mas tudo isso é apenas o começo.
“Na Renault, estamos aderindo às ondas de disrupção, criando nossa própria Nouvelle Vague. Trata-se de trazer modernidade à indústria automobilística. Vamos dar energia à nossa marca, fortalecendo nossa liderança em veículos elétricos, com o projeto Electro Pole e investimentos em hidrogênio, com o objetivo de ter o mix mais “verde” da Europa até 2025. Também seremos uma marca de tecnologia, por meio de inovações desenvolvidas internamente e a Software République, um ecossistema aberto dedicado ao desenvolvimento de uma expertise europeia em áreas-chave, como tratamento de dados e cibersegurança. Assim, teremos uma vantagem competitiva como marca de serviços, com serviços conectados de alta tecnologia, tanto embarcados como não embarcados. Estamos ancorando esta visão de modernidade na França porque, como marca, sabemos que nossa alma e nossas forças estão em nossas origens. O novo R5 é a Nouvelle Vague: ele está fortemente conectado à sua história, mas também é o futuro, popularizando o uso dos carros elétricos”., diz Luca de Meo, executivo-chefe do Grupo Renault (foto acima).
Três áreas de competitividade
A Renault vai evoluir como:
– Uma marca de tecnologia, por meio de uma estratégia com foco em um ecossistema, com o objetivo de criar a nova geração de fabricantes e fornecedores, líderes mundiais em mobilidade. Este ecossistema — chamado de “Software République” — permitirá que a Renault, outros membros fundadores e futuros parceiros, desenvolvam uma base de conhecimento conjunta, construam o know-how europeu e defendam nossa soberania em tecnologias-chave, desde big data até a eletrônica. Este ecossistema também permitirá que a Renault equipe seus veículos com inteligência artificial de ponta e sistemas de cibersegurança.
– Uma marca de serviços, oferecendo os melhores serviços de alta tecnologia e conectividade, embarcados originalmente em nossos veículos. Em 2022, a Renault vai lançar o My Link, um novo sistema de infotenimento com o sistema Google integrado. A Renault será a primeira fabricante a levar os serviços do Google aos veículos produzidos em série.
Ao se tornarem mais inteligentes no dia a dia, nossos veículos terão maior valor com o passar do tempo. A vida deles também será mais longa. Além disso, a Renault tentará quebrar o ciclo consumerista e gerar valor até o fim da vida dos veículos, graças à Re-Factory de Flins (França). A fábrica vai recondicionar mais de 100.000 carros usados por ano, dar um novo uso a utilitários leves movidos a diesel e convertê-los em veículos movidos a biogás ou 100% elétricos. A Renault também tem uma clara vantagem no que diz respeito à segunda vida e ao fim de vida das baterias. O controle destas peças da cadeia de valor tem o potencial de gerar valor e novos business cases.
– Uma marca de Energia Limpa, tornando-se líder em transição de energia. Ao desafiar os líderes do mercado híbrido com a revolucionária tecnologia E-TECH, a Renault vai dar sustentação à sua liderança no mercado elétrico, com novas famílias de produtos baseadas em nossas duas plataformas elétricas dedicadas — CMF-EV e CMF-B EV. A marca também vai oferecer soluções de motorização movida a hidrogênio ponta-a-ponta e prontas para o mercado de veículos utilitários leves. O objetivo é ter o mix mais verde do mercado europeu.
Em relação à gama, a Renault vai apostar em duas frentes: a eletrificação e o aprimoramento do mix. A gama de produtos reposicionada ajudará a marca a recuperar sua posição no segmento C e consolidar sua liderança no segmento B (carros pequenos). Serão lançados 14 modelos até 2025 (7 elétricos e 7 veículos no segmento C/D,médios e grandes), com a ambição de fazer com que os segmentos superiores totalizem 45% das vendas até o fim de 2025.
Protótipo Renault 5: o renascimento de um carro cult, porém mais moderno do que nunca
A alma de uma marca está em suas raízes. Sem voltar ao passado, ela deve se reconectar com ele e usá-lo como inspiração para reencontrar o espírito de tempos gloriosos. Este é o papel do Protótipo Renault 5, para mostrar que a Renault vai democratizar o carro elétrico na Europa, com uma abordagem moderna e essencial para o carro popular. O Protótipo Renault 5 é um carro compacto urbano e jovial, projetando no futuro um dos sucessos atemporais da Renault, com um caráter moderno e 100% elétrico.
Ele manteve o seu lado divertido, anticrise e brincalhão, destacado pelos toques na cor amarela. A equipe de design de Gilles Vidal se inspirou em um antigo modelo cult da Renault conhecido mundialmente, o R5. As características mais fortes do protótipo Renault 5 são inspiradas no projeto original do modelo. A abordagem moderna também fica evidente nos acabamentos e materiais escolhidos, inspirados no mundo da eletrônica, mobiliário e esportes.
“O design do Protótipo Renault 5 se baseia no R5, um cultuado modelo do nosso legado. Este protótipo personifica a modernidade de forma simples, um veículo que é pertinente ao seu tempo: urbano, elétrico e atraente”, expõw Gilles Vidal, diretor de Design da Renault.
O R5 é reconhecido imediatamente, mas graças a um tratamento moderno das linhas e superfícies planas com detalhes futurísticos (iluminação, parte frontal), o resultado se insere totalmente no espírito dos tempos atuais. Os elementos de estilo trazidos do projeto original escondem, de forma moderna, funções bastante contemporâneas, como a entrada de ar no capô, que esconde a portinhola da tomada de recarga. As lanternas traseiras incluem flapes aerodinâmicos e os faróis de neblina no para-choque são luzes de rodagem diurna. Também é feita uma homenagem ao “5” original na grade lateral, nas rodas e no logo traseiro.
A frente e o teto em tecido são inspirados no mundo do mobiliário, cheios de “charme francês”, dando a ele um toque divertido, tocando fundo no coração. O logotipo encontrado na frente e na traseira é iluminado, dando “vida” ao veículo. Já a bandeira francesa nos retrovisores destaca o lado “criado na França” do veículo, enquanto que as luzes nos encostos de cabeça e o nome exibido na pequena tela transparente no painel convida você a dar uma volta.
BS
Notícia Renault divulgada nesta 5ªfeira 14/1/20