A Audi segue firme na renovação da sua linha para o Brasil, e apesar de ter confirmado o encerramento da produção do A3 em sua linha de produção no Paraná, não descarta a possibilidade de um novo modelo vir a ocupar aquele espaço, mas por enquanto ficaremos sem um Audi fabricado por aqui. Em 2019 foram apresentados o A6 e A7. Na semana passada foi a vez de conhecermos os novos A4 e A5. O primeiro, sedã, já está nas concessionárias desde o final de 2020 e o A5 Sportback é o primeiro lançamento da marca em 2021.
Os dois modelos compartilham a mesma plataforma VW MLB. O sedã apareceu em 1972 como Audi 80 e desde 1994 foi rebatizado para A4, e é o modelo mais vendido da marca mundialmente. O primeiro a chegar no Brasil em 1994 veio pelas mãos de Ayrton Senna, através da Senna Import em história contada pelo colunista Douglas Mendonça na semana passada. O sportback teve sua estreia em 2007, e tem também a variação conversível que neste momento não deve vir para cá. A versão Avant (perua) do A4 também não estará disponível, portanto, para quem quer uma station wagon terá que optar pelo RS4.
Se preferir, assista primeiramente ao vídeo gravado no local do evento com participação especial do editor de automobilismo do AE e da Revista Curva3, Wagner Gonzalez:
Desempenho e tração quattro
Ambos os modelos são oferecidos com duas opções de motorização e tração. O motor é sempre o VW EA888 de 4 cilindros, 2,0 TFSI, 16 válvulas com duplo comando de válvulas com variação na admissão e escapamento, acionado por corrente, com bloco e cabeçote em alumínio, injeção direta de gasolina, turbocarregado com interresfriador.
Em sua versão mansa o motor entrega 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm com torque máximo de 32,6 m.kgf entre 1.450 e 4.200 rpm, proporcionando um 0-100 km/h em 7,3 segundos e velocidade máxima de 240 km/h. Esta versão equipa as versões Prestige e Prestige Plus do A4 sedã e Prestige Plus do A5 Sportback.
Na versão Performance Black dos dois modelos o motor está calibrado para entregar 249 cv entre 5.000 e 6.000 rpm com torque máximo de 37,7 m.kgf entre 1.600 e 4.500 rpm. Nesta configuração o 0-100 km/h é de 5,8 segundos e a velocidade máxima é incrementada para 250 km/h.
O câmbio S-tronic de 7 marchas automatizado por dupla embreagem em banho de óleo é utilizado nas duas motorizações, com tração dianteira. Opção de troca de marcha manualmente pela alavanca ou pelas borboletas atrás do volante. Na versão Performance Black é adicionado o sistema de tração integral “quattro”, marca registrada da Audi, onde a tração segue sendo predominante na dianteira e automaticamente é transferido potência para o eixo traseiro em até 85%, de acordo com as necessidades de manejo e estabilidade.
O roteiro utilizado para este test drive foi bem completo, permitindo dirigir os veículos em diversas condições, onde notou-se a excelência de integração entre motor e transmissão na versão quattro (única avaliada). As respostas de acelerações são bem rápidas e o câmbio sempre adivinha a nova marcha a ser utilizada, não causando atrasos na aceleração nem nas retomadas. O nível de ruído interno é muito bom e apenas no A5 Sportback há opção de ativar o gerador eletrônico de ruído esportivo de motor, o que não me agrada.
Em veículos desse porte e com esse tipo de motorização o consumo deixa de ser fator determinante na escolha e compra, mas os dois modelos oferecem o recurso de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio de 12 volts e alternador por correia dentada (BAS), permitindo o veículo deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado, e em roda livre, melhorando assim o consumo de combustível. O próprio sistema reinicia a propulsão rapidamente sem interferência e até com pouca percepção do motorista.
Dinâmica veicular agradável
A suspensão utiliza o sistema convencional de multibraços na dianteira e traseira com molas helicoidais e barra antirrolagem, sem auxílios elétricos ou eletrônicos que vemos em modelos de gama superior do fabricante. A resposta nas condições de piso utilizada foi muito boa, resultado em uma rodagem confortável com pouca rolagem lateral da carroceria e com bom equilíbrio no balanço dianteira-traseira.
Em situações de piso irregular e remendado foi possível sentir boa absorção de impacto mesmo utilizando pneus 245/40R18V, que por ter uma altura da lateral de apenas 98 mm seria esperado um resultado insatisfatório, considerando o peso de 1.660 kg dos carros.
Em trecho sinuoso ficou evidente a boa resposta do sistema de direção, permitindo contornar as curvas ou até mesmo virar as esquinas na cidade com pouco esterço e sempre com peso agradável, proporcionado pelo sistema de assistência elétrica. O volante tem base aplanada, formando o “D”, cada dia mais vistos nos modelos de diversas marcas. Essa é aquela tendência que vai caindo no gosto público e todos fabricantes vão adotando.
Entre os 4 modos de condução disponíveis (efficiency, comfort, auto, dynamic), há o quinto modo individual onde os parâmetros podem ser ajustados de acordo com a preferencia do motorista. Para a parte dinâmica é possível ajustar a resposta do motor e também o esforço do sistema de direção.
Segurança bem completa
O sistema de freio a disco ventilado nas quatro rodas é bem responsivo, exigindo acostumar-se às respostas para não causar desconforto aos passageiros. Em trajetos urbanos de baixa velocidade, a qualquer toque no pedal vê-se a cabeça do passageiro balançar. Em situações rodoviárias de maior velocidade essa resposta fica melhor equacionada, principalmente naquelas frenagens emergenciais quando outro veículo entrando à sua frente, sem utilizar a seta sinalizando a manobra.
Os faróis de LED são de série no A4 sedã Prestige. Já no Prestige Plus e Performance Black do A4 e A5 é adotado a tecnologia LED Matrix, com farol alto totalmente automático, permitindo uma maior e melhor utilização sem causar ofuscamento nos veículos em sentido contrário, ou até mesmo no retrovisor do veículo à frente. O teste drive teve um trecho noturno onde comprovamos a eficiência do novo sistema.
Seis bolsas de ar inflável equipam os modelos e os cintos de segurança tem o dispositivo de pré-tensionador e sensor de afivelamento. As versões Prestige Plus e Performance Black possuem alerta de saída de faixa e as lanternas traseira em LED utilizam o indicador dinâmico de setas, deixando um visual bem bacana a qualquer hora do dia ou da noite. Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, com função Park Assist equipam apenas a versão de topo.
Acabamentos e conectividade
Como tem sido comum nos carros importados pela Audi do Brasil, o A4 sedã e A5 Sportback não poderiam ser diferentes, o acabamento interno é muito bem executado, com boa seleção de materiais, mesclando tecido que imita couro e alcântara. Há opção de até quatro cores de revestimento interno, dependendo da versão e do modelo escolhido, que podem ser combinados com até nove cores de pintura exterior.
O conforto dos bancos é muito bom e possui ajustes elétricos incluindo suporte lombar, que em conjunto com ajuste de altura e distância do volante permite encontrar a melhor posição para dirigir com muita facilidade. A visibilidade desde o banco do motorista é boa e auxiliada pelos amplos espelhos retrovisores e ótima área envidraçada com colunas estreitas.
O espaço para as pernas e cabeça no banco traseiro é bem equacionado e acomoda bem passageiros de até 1,80 m de altura. O conforto térmico é favorecido pelo sistema de ar condicionado de três zonas, dando liberdade aos passageiros do banco traseiro para ajustar temperatura e fluxo de ar.
O painel de instrumentos é bem completo e dotado de duas telas LCD para prover todas as informações e ajustes necessários. A primeira tela, à frente do motorista, é o quadro de instrumentos que pode ser configurado de acordo com o gosto do freguês. A segunda tela, posicionada no centro do painel, é uma tela de 12,5” onde além do dispositivo de multimídia, também é utilizada para fazer todas as configurações e ajustes nos diversos sistemas do veículo, além de ser a tela da câmera de ré com ótima resolução.
Espelhamento de celular através de Android Auto e Apple CarPlay está disponível com a vantagem de ser sem fio, permitindo acomodar o celular compatível com carregamento por indução (sem fio) no alojamento do console central, e eliminar aquele cabo indesejável. Os modelos de topo de gama vêm equipado com a central MMI plus com navegação integrada e sistema de som com 10 alto-falantes e potência de 180 W, tendo como opção o sistema de som Bang & Olufsen 3D de 700 W. Nesses modelos é possível instalar a opção de head-up display, que projeta as principais informações de velocidade e rotação do motor no para-brisa.
Exterior elegante
As linhas dos dois modelos se assemelham, porém há diferenças em praticamente todos os painéis externos, desde o para-choque dianteiro e capô, passando pelas laterais e teto, até na parte traseira, onde o A5 Sportback utiliza quinta porta para acesso ao porta-malas de 465 litros, 5 litros a mais que o A4 sedã.
Os designers da Audi conseguiram dar aos modelos uma diferenciação sem perder o estilo clássico e esportivo de suas linhas. Externamente o desenho prevalece em linhas horizontais, combinando com o interior do carro. O desenho das rodas de liga-leve de 18” é outro destaque para o visual exterior do veículo. O A5 Sportback Performance Black conta com kit exterior S-line com acabamento em preto high gloss e rodas de 18” com design exclusivo, que acentua a esportividade do modelo.
GB
Preços e ficha técnica resumida