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Home Avaliações

AUDI A4 SEDÃ E A5 SPORTBACK, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)    

MODELOS CHEGAM RECHEADOS DE TECNOLOGIAS COM DESTAQUE PARA NOVO FAROL FULL LED MATRIX

identicon por Gerson Borini
17/02/2021
em Avaliações, GB, Lançamentos, Outros
Captação de vídeo: Rockset Produção / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: Rafael Gagliano - divulgação Audi

Captação de vídeo: Rockset Produção / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: Rafael Gagliano - divulgação Audi







A Audi segue firme na renovação da sua linha para o Brasil, e apesar de ter confirmado o encerramento da produção do A3 em sua linha de produção no Paraná, não descarta a possibilidade de um novo modelo vir a ocupar aquele espaço, mas por enquanto ficaremos sem um Audi fabricado por aqui. Em 2019 foram apresentados o A6 e A7. Na semana passada foi a vez de conhecermos os novos A4 e A5. O primeiro, sedã, já está nas concessionárias desde o final de 2020 e o A5 Sportback é o primeiro lançamento da marca em 2021.

 

Os dois modelos compartilham a mesma plataforma VW MLB. O sedã apareceu em 1972 como Audi 80 e desde 1994 foi rebatizado para A4, e é o modelo mais vendido da marca mundialmente. O primeiro a chegar no Brasil em 1994 veio pelas mãos de Ayrton Senna, através da Senna Import em história contada pelo colunista Douglas Mendonça na semana passada. O sportback teve sua estreia em 2007, e tem também a variação conversível que neste momento não deve vir para cá. A versão Avant (perua) do A4 também não estará disponível, portanto, para quem quer uma station wagon terá que optar pelo RS4.

Audi 80 1994 ao lado do novo A4 2021 – Foto: autor

Se preferir, assista primeiramente ao vídeo gravado no local do evento com participação especial do editor de automobilismo do AE e da Revista Curva3, Wagner Gonzalez:

 

Desempenho e tração quattro

Ambos os modelos são oferecidos com duas opções de motorização e tração. O motor é sempre o VW EA888 de 4 cilindros, 2,0 TFSI, 16 válvulas com duplo comando de válvulas com variação na admissão e escapamento, acionado por corrente, com bloco e cabeçote em alumínio, injeção direta de gasolina, turbocarregado com interresfriador.

Em sua versão mansa o motor entrega 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm com torque máximo de 32,6 m.kgf entre 1.450 e 4.200 rpm, proporcionando um 0-100 km/h em 7,3 segundos e velocidade máxima de 240 km/h. Esta versão equipa as versões Prestige e Prestige Plus do A4 sedã e Prestige Plus do A5 Sportback.

Motor longitudinal com tração dianteira lembra o Passat dos anos 70; cofre do motor fica bem arrumado com a cobertura plástica

Na versão Performance Black dos dois modelos o motor está calibrado para entregar 249 cv entre 5.000 e 6.000 rpm com torque máximo de 37,7 m.kgf entre 1.600 e 4.500 rpm. Nesta configuração o 0-100 km/h é de 5,8 segundos e a velocidade máxima é incrementada para 250 km/h.

O câmbio S-tronic de 7 marchas automatizado por dupla embreagem em banho de óleo é utilizado nas duas motorizações, com tração dianteira. Opção de troca de marcha manualmente pela alavanca ou pelas borboletas atrás do volante. Na versão Performance Black é adicionado o sistema de tração integral “quattro”, marca registrada da Audi, onde a tração segue sendo predominante na dianteira e automaticamente é transferido potência para o eixo traseiro em até 85%, de acordo com as necessidades de manejo e estabilidade.

Alavanca de marcha tem bonito estilo e fácil operação; botão de volume do rádio posicionado ao lado da alavanca facilita o uso

O roteiro utilizado para este test drive foi bem completo, permitindo dirigir os veículos em diversas condições, onde notou-se a excelência de integração entre motor e transmissão na versão quattro (única avaliada). As respostas de acelerações são bem rápidas e o câmbio sempre adivinha a nova marcha a ser utilizada, não causando atrasos na aceleração nem nas retomadas. O nível de ruído interno é muito bom e apenas no A5 Sportback há opção de ativar o gerador eletrônico de ruído esportivo de motor, o que não me agrada.

Em veículos desse porte e com esse tipo de motorização o consumo deixa de ser fator determinante na escolha e compra, mas os dois modelos oferecem o recurso de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio de 12 volts e alternador por correia dentada (BAS), permitindo o veículo deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado, e em roda livre, melhorando assim o consumo de combustível. O próprio sistema reinicia a propulsão rapidamente sem interferência e até com pouca percepção do motorista.

 

Dinâmica veicular agradável

A suspensão utiliza o sistema convencional de multibraços na dianteira e traseira com molas helicoidais e barra antirrolagem, sem auxílios elétricos ou eletrônicos que vemos em modelos de gama superior do fabricante. A resposta nas condições de piso utilizada foi muito boa, resultado em uma rodagem confortável com pouca rolagem lateral da carroceria e com bom equilíbrio no balanço dianteira-traseira.

Em situações de piso irregular e remendado foi possível sentir boa absorção de impacto mesmo utilizando pneus 245/40R18V, que por ter uma altura da lateral de apenas 98 mm seria esperado um resultado insatisfatório, considerando o peso de 1.660 kg dos carros.

 

Em trecho sinuoso ficou evidente a boa resposta do sistema de direção, permitindo contornar as curvas ou até mesmo virar as esquinas na cidade com pouco esterço e sempre com peso agradável, proporcionado pelo sistema de assistência elétrica. O volante tem base aplanada, formando o “D”, cada dia mais vistos nos modelos de diversas marcas. Essa é aquela tendência que vai caindo no gosto público e todos fabricantes vão adotando.

O interior dos dois modelos são iguais, com pequenas diferenças no pacote eletrônico

Entre os 4 modos de condução disponíveis (efficiency, comfort, auto, dynamic), há o quinto modo individual onde os parâmetros podem ser ajustados de acordo com a preferencia do motorista. Para a parte dinâmica é possível ajustar a resposta do motor e também o esforço do sistema de direção.

 

Segurança bem completa

O sistema de freio a disco ventilado nas quatro rodas é bem responsivo, exigindo acostumar-se às respostas para não causar desconforto aos passageiros. Em trajetos urbanos de baixa velocidade, a qualquer toque no pedal vê-se a cabeça do passageiro balançar. Em situações rodoviárias de maior velocidade essa resposta fica melhor equacionada, principalmente naquelas frenagens emergenciais quando outro veículo entrando à sua frente, sem utilizar a seta sinalizando a manobra.

Os faróis de LED são de série no A4 sedã Prestige. Já no Prestige Plus e Performance Black do A4 e A5 é adotado a tecnologia LED Matrix, com farol alto totalmente automático, permitindo uma maior e melhor utilização sem causar ofuscamento nos veículos em sentido contrário, ou até mesmo no retrovisor do veículo à frente. O teste drive teve um trecho noturno onde comprovamos a eficiência do novo sistema.

 

Seis bolsas de ar inflável equipam os modelos e os cintos de segurança tem o dispositivo de pré-tensionador e sensor de afivelamento. As versões Prestige Plus e Performance Black possuem alerta de saída de faixa e as lanternas traseira em LED utilizam o indicador dinâmico de setas, deixando um visual bem bacana a qualquer hora do dia ou da noite. Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, com função Park Assist equipam apenas a versão de topo.

O painel central é ligeiramente voltado para o motorista e são iguais nos dois modelos

Acabamentos e conectividade

Como tem sido comum nos carros importados pela Audi do Brasil, o A4 sedã e A5 Sportback não poderiam ser diferentes, o acabamento interno é muito bem executado, com boa seleção de materiais, mesclando tecido que imita couro e alcântara. Há opção de até quatro cores de revestimento interno, dependendo da versão e do modelo escolhido, que podem ser combinados com até nove cores de pintura exterior.

O conforto dos bancos é muito bom e possui ajustes elétricos incluindo suporte lombar, que em conjunto com ajuste de altura e distância do volante permite encontrar a melhor posição para dirigir com muita facilidade. A visibilidade desde o banco do motorista é boa e auxiliada pelos amplos espelhos retrovisores e ótima área envidraçada com colunas estreitas.

 

O espaço para as pernas e cabeça no banco traseiro é bem equacionado e acomoda bem passageiros de até 1,80 m de altura. O conforto térmico é favorecido pelo sistema de ar condicionado de três zonas, dando liberdade aos passageiros do banco traseiro para ajustar temperatura e fluxo de ar.

O painel de instrumentos é bem completo e dotado de duas telas LCD para prover todas as informações e ajustes necessários. A primeira tela, à frente do motorista, é o quadro de instrumentos que pode ser configurado de acordo com o gosto do freguês. A segunda tela, posicionada no centro do painel, é uma tela de 12,5” onde além do dispositivo de multimídia, também é utilizada para fazer todas as configurações e ajustes nos diversos sistemas do veículo, além de ser a tela da câmera de ré com ótima resolução.

Quadro de instrumentos de ambos os modelos tem opções de configuração, mas o simples e tradicional ainda é bonito

Espelhamento de celular através de Android Auto e Apple CarPlay está disponível com a vantagem de ser sem fio, permitindo acomodar o celular compatível com carregamento por indução (sem fio) no alojamento do console central, e eliminar aquele cabo indesejável. Os modelos de topo de gama vêm equipado com a central MMI plus com navegação integrada e sistema de som com 10 alto-falantes e potência de 180 W, tendo como opção o sistema de som Bang & Olufsen 3D de 700 W. Nesses modelos é possível instalar a opção de head-up display, que projeta as principais informações de velocidade e rotação do motor no para-brisa.

 

Exterior elegante

As linhas dos dois modelos se assemelham, porém há diferenças em praticamente todos os painéis externos, desde o para-choque dianteiro e capô, passando pelas laterais e teto, até na parte traseira, onde o A5 Sportback utiliza quinta porta para acesso ao porta-malas de 465 litros, 5 litros a mais que o A4 sedã.

 

Os designers da Audi conseguiram dar aos modelos uma diferenciação sem perder o estilo clássico e esportivo de suas linhas. Externamente o desenho prevalece em linhas horizontais, combinando com o interior do carro. O desenho das rodas de liga-leve de 18” é outro destaque para o visual exterior do veículo. O A5 Sportback Performance Black conta com kit exterior S-line com acabamento em preto high gloss e rodas de 18” com design exclusivo, que acentua a esportividade do modelo.

GB

Preços e ficha técnica resumida

 





Tags: A4A5 SportbackAudiAudi A4Audi A5 SportbackGBGerson Borini
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Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

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