O tradicional fabricante escolheu a versão hatch 3-portas, o MINI Cooper S, produzido na fábrica de Oxford, Reino Unido, para entrar no segmento dos carros elétricos, e estará disponível como MINI Cooper SE nas concessionárias brasileiras ainda no primeiro semestre de 2021.
O veículo será equipado com motor elétrico assíncrono de 27,5 m.kgf de torque e 184 cv a 7.000 rpm, com farta potência disponível desde baixas rotações. Os dados de homologação europeia indicam desempenho de 0-100 km/h em 7,3 segundos e velocidade máxima de 148 km/h. Equipado com bateria de íons de lítio de 32,6 kW·h permite autonomia de 234 km no ciclo WLTP, que inclui uso de ar-condicionado. Considerando deslocamento médio diário de 50 km, o carro demonstra total vocação para uso urbano. Os engenheiros da MINI poderiam ter dado maior autonomia para o veículo, mas isso traria prejuízos para o espaço interno e não seria possível mantê-lo leve o suficiente para seguir com sua principal característica de fun to drive (divertido de dirigir).
Utilizando-se carregador público de 22 kW·h, já disponível em vários pontos pelo Brasil, é possível ir de 0 a 80% de carga em cerca de 3 horas. Em carregador doméstico, chamado WallBox o tempo de carga é de 5 horas, ou com carregador portátil o tempo sobe para 15 horas. Pelas informações levantadas em sites internacionais, o novo MINI Cooper SE tem capacidade de utilizar carregador rápido para carga em corrente contínua (DC) permitindo carregar de 10 a 80% em cerca de 30 minutos.
A MINI do Brasil aposta no crescimento global do interesse pelos veículos eletrificados reflita cada vez mais no Brasil, e com isso traz o primeiro elétrico compacto premium para nosso mercado. Os preços ainda não foram divulgados, mas a marca já adianta que assim como os demais modelos de sua linha, o MINI Cooper SE será para clientes que buscam personalidade e estilo, sem abrir mão da tecnologia, tecnologia e esportividade da marca.
GB
(Atualizado em 02/02/2021 às 22h05, correção das informações de carregamento)