Dizem muitas pessoas sábias que uma das melhores coisas que podem acontecer conosco é ter amigos. Sem dúvida que há muitos outros fatos que nos ajudam em nossas vidas, mas, a longo prazo os amigos são vitais. Inicio esse texto filosoficamente apenas para dizer que conheci Alcides Ruozzi através de um amigo de longa data, que trabalhou comigo em duas fases distintas de minha vida, a segunda sendo especial para tudo que aconteceria depois em minha vida profissional de engenheiro mecânico. Meu agradecimento — mais uma vez — ao Humberto. Ele e o Alcides são amigos há décadas, e o assunto automóvel sempre fez parte de suas conversas, assim como minhas com o Humberto. Chegamos então ao ponto em que conheci Alcides via telefone, e assim essa matéria foi gerada.
Automóveis clássicos e especiais sempre foram uma paixão dos irmãos Douglas, Alexandre e Alcides Ruozzi.
O ano de 1984 foi especial para eles por dois motivos: o primeiro foi o presente ganho do pai em março, mês em que Douglas completava 18 anos, um Jeep Willys 1970 verde, motor 6-cilindros, de propriedade de um amigo da família e que estava sendo “namorado” por Douglas e Alexandre há um bom tempo. O segundo motivo foi o caçula Alcides ter completado a reforma de um motor Volkswagen 1200 adquirido pelo seu pai em um desmanche para que ele pudesse aprender mais sobre motores.
A partir daí, foram inúmeros antigos e especiais adquiridos, renovados e vendidos pelos irmãos Alexandre e Alcides, sendo desde uma Vespa 1963 a um Mercedes-Benz 1991 500 SL. Paixão e dedicação às máquinas sempre foram parte de suas vidas, fazendo do passatempo e aprendizado constante uma parte importante na fraternidade.
Em 2004 Alcides mudou-se para os Estados Unidos a trabalho, seguindo sua carreira em logística internacional, estabelecendo-se na cidade de Bethlehem, Pensilvâmia. Ao chegar em terras americanas, ficou impressionado com o tamanho do negócio ao redor dos carros antigos, principalmente com os grandes leilões onde milhares de carros trocam de dono todo ano. Comprou seu primeiro carro no estilo que gosta: um Chevrolet Caprice 1994 azul. Foram milhas e milhas de felicidade naquele verdadeiro símbolo de carro americano, grande e confortável.
Cinco anos depois, o irmão Alexandre chega em terras americanas e também se impressiona com o que vê no negócio automóvel. Adquiriu também o seu carro de prazer, um Corvette Z06 2010. Após dois anos exercendo sua profissão de consultor e advogado, teve a ideia que mudaria a vida dos irmãos dali em diante.
Em uma manhã de sol no início do outono de 2011, Alexandre ligou para Alcides (que já havia adotado o nome “Al” nos EUA para facilitar a pronúncia para os americanos) e disse: “Mano, por que não adotamos a paixão pelos carros antigos como meio de vida?”. Para fazer uma longa história curta, depois de muita dedicação, tempo e esforço, surgiu a marca RB Collection, que começou a ser desenhada com um propósito em mente: comercializar os mais impressionantes carros clássicos e especiais. O nome da empresa vem de Ruozzi Brothers.
O local inicial era modesto: um prédio de cerca de 500 m² erguido em meados dos anos 1930 para servir como concessionário da marca Kaiser para a região de Allentown, Pensilvânia. Após uma reforma que durou dois meses, o prédio foi inaugurado em 26 de junho de 2012. O showroom original continuou servindo para o mesmo propósito, assim como a área de serviços na parte de trás da edificação.
Os irmãos então seguiram comprando, restaurando e vendendo carros, através da internet e dos famosos leilões Barrett-Jackson, Mecum e Bonhams e junto com os carros, as ofertas de serviços de restauração, inclusive através de comerciais na televisão local.
O endereço original começou então a ficar pequeno para a demanda, sendo necessário alugar espaços extras para guardar veículos que seriam vendidos ou que estavam aguardando restauração.
Foi então que, em maio de 2014, durante uma reunião com um de seus clientes (que transformou-se em querido amigo) juntamente com a Diretora Executiva do museu de carros e transporte America On Wheels, surgiu a ideia de revitalizar o antigo prédio localizado em frente ao museu. O edifício fora construído em 1895 para abrigar a distribuidora de alimentos Tilghman and Schadt e posteriormente as companhias Kline Paper e A&B Meats. Abandonado desde 1982 e com estrutura interna precária, o prédio estava com a fachada e estrutura exterior em bom estado, mas sobretudo, tinha uma localização privilegiada: em frente ao museu de carros da área do Lehigh Valley em Allentown.
Alcides “Al” Ruozzi e Alexandre “Alex” Ruozzi contataram então a entidade proprietária do prédio e iniciaram conversações sobre a aquisição do imóvel. Em dezembro de 2014, depois de licitação pública, os irmãos Ruozzi adquiriram o prédio e começaram o planejamento arquitetônico. Após dois anos de obras, o projeto final abrigando os escritórios e novo showroom da RB Collection no primeiro andar (térreo para nós no Brasil), juntamente com sete residências de luxo no segundo e terceiro andares foi concluído.
Adjacente ao prédio histórico restaurado, foi construído um centro de restauração de primeira linha, com iluminação interna apropriada ao trabalho, cabine de pintura italiana de última geração, e salas especiais para preparação de carrocerias para pintura. Nascia então a principal ideia dos irmãos Ruozzi: o “Automobile Corner of America”, onde os visitantes do museu poderiam visitar as exibições, para em seguida atravessar a rua e acessar o Centro de Restauração da RB Collection. Trata-se de uma configuração única e que tem colocado a cidade de Allentown no mapa do circuito americano de carros clássicos.
No Centro de Restauração os visitantes podem presenciar os técnicos trabalhando em Volvos, Camaros, Corvettes, Plymouths, Ferraris e tantos outros, trazendo carros fantásticos de volta às suas glórias, carros estes que já receberam vários dos prêmios mais prestigiosos do circuito mundial de concursos de clássicos, tais como Amelia Island, Radnor Hunt, Greenwich, St. Michaels e outros. Carros restaurados pela RB Collection também já foram recordistas de preços de venda em casas de leilão como a RM Sotheby’s em Londres e vendidos para Europa, Austrália, Américas do Sul e Central, além de Canadá e Israel.
Na galeria a seguir alguns dos carros restaurados pelos irmãos Ruozzi e sua equipe de profissionais.
Outro compromisso dos Ruozzis também é com a nova geração de restauradores e amantes de clássicos. Além de fazerem parte do Conselho da Universidade da Pensilvânia para o curso de Restauração Automotiva, a RB Collection emprega formandos deste curso e promove estágios para outras instituições, visando a formação de novos profissionais do ramo, sempre em busca de talentos.
Um antigo sonho de infância e adolescência tem se tornado realidade, e os irmãos continuam investindo com paixão na continuidade da história automobilística. O próximo passo é colocar veículos antigos à disposição do público para serem experimentados e admirados em movimento. Este projeto está sendo desenvolvido em conjunto com a prefeitura de Allentown e visa dividir algo que Alcides e Alexandre amaram de paixão: vivenciar as emoções que só um carro clássico pode trazer.
Assim que a agenda permitir, estarei em Allentown para mostrar detalhes da RB Collection.
A seguir fotos externas e internas da moderna oficina e do centenário edifício restaurado e com espaçosos apartamentos.
Veja também o vídeo que apresenta a RB Collection.
Todas as fotos foram fornecidas pela RB Collection.
Foto de abertura: Ferrari 1958 longa modelo “Tour de France” Competizione Berlineta, carroceria Scaglietti. Trata-se de um das versões feitas a partir do 250 GT. O apelido Tour de France vem da prova vencida pela marca entre 1956 e 1964. O carro, restaurado na oficina e um dos 77 com carroceria longa construidos, sendo que esse e um dos 37 com saída de ventilação interna localizada na coluna traseira.
Assista ao vídeo:
JJ