O livro “The future for automotive technology”, de Ulrich Seiffert e Peter Walzer, da divisão de Pesquisa da Volkswagen alemã, foi-me ofertado pelo então diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da VW do Brasil, Philipp Schmidt, quando eu lá trabalhava. É um livro muito interessante por mergulhar naquilo que o título diz, o futuro no que diz respeito tecnologia automobilística nos mais variados aspectos.
Logo na introdução, a pergunta para o leitor: Que tipo de automóvel você acha que dirigirá no ano 2000 — supondo que você ainda poderá dirigir?
Segundo os autores deste livro, o nosso carro será bem diferente do que estamos dirigindo hoje:
1- Ele nos proporcionará mais que o dobro de quilômetro por litro — digamos 30 a 34 km/l comparado com 13 a 17 km/l hoje,
2- Ele será feito principalmente de plástico e alumínio. O conteúdo de aço terá se reduzido para 50% em relação aos 70% atuas Muitos componentes não serão de aço, mas cerâmicos ou de plástico reforçado com fibra de carbono.
3- O motor poderá ser tanto uma turbina a gás quanto uma combinação de motor elétrico com um a gasolina. Essa turbina a gás oferecerá alto desempenho.. O híbrido proporcionaria o baixo consumo e as baixas emissões do motor elétrico e as vantagens conhecidas do motor a gasolina em altas velocidades.
4 – O carro provavelmente terá um câmbio continuamente variável casando a relação de transmissão com o desempenho do motor por meio de um controle automático. Poderá ter também um sistema desliga-liga o motor quando não é preciso potência — ou armazenar a energia num volante.
5- A forma do carro será similar à de hoje, porém mais aerodinâmico. O menor arrasto aerodinâmico será obtido com uma frente mais caída, com contornos arredondados, e com uma traseira hatchback ou fastback.
6- O combustível provavelmente será diesel ou gás liquefeito de petróleo (GLP). O diesel proporciona menor consumo do que a gasolina, O GLP resulta em funcionamento mais suave e menores emissões. Outros carros funcionarão com álcool puro, misturas álcool-gasolina, ou metanol. A mistura de combustíveis dependerá muito do preço e disponibilidade do petróleo.
7 – O carro será equipado com sistemas eletrônicos de navegação e informação. Haverá mais controles automáticos em três sistemas compreendendo:
– informação para o motorista (velocidade, distância, temperatura, capacidade do tanque, fluxo de tráfego, etc.
– motor e transmissão (ignição, ajuste do avanço de centelha, mistura ar-combustível, transmissão, etc.
– veículo (controle dos freios, condições da via, ar-condicionado, ajuste dos faróis, etc.
8 – O veículo será muito mais silencioso, mais seguro e menos poluidor. Isso será resultado da regulamentação, com ênfase em:
– o compartimento do motor deverá ser encapsulado para reduzi ruído;
– o conteúdo de chumbo tetraetila da gasolina terá de ser menor e as emissões, reduzidas mediante pós-tratamento;
– a segurança deverá aumentar, por exemplo, com o uso de sistemas de controle de trajetória e tração nas quatro rodas.
A introdução termina dizendo que o livro explora as tecnologias em detalhe e que foi pensado para os leigos inteligentes — especialmente administradores e outros profissionais que precisam conhecer a tecnologia automobilística. E que será muito útil também para professores e alunos de engenharia mecânica.
BS