O suve Lamborghini Urus bateu o recorde de velocidade durante o Dia de Recordes, no lago congelado de Baikal, na Rússia. Atingiu 298 km/h, recorde reconhecido pela FIA (Federação Internacional do Automóvel). Nos treinos antes do recorde, chegou a 302 km/h.
O Urus tem seis diferentes modos de condução, mais o Ego, esse último totalmente programável pelo usuário por intermédio do controle de condução e tração denominado Tambor
O modo Neve foi usado no recorde, permitindo a pilotagem também no gelo. Na opção Terra, enfrenta o fora-de-estrada, ideal para terrenos de baixa aderência. Para terrenos arenosos ou com pequenas pedras, o maior vão livre é a posição Sabbia (areia).
No uso diário o acerto é encontrado no modo Strada. Para os caminhos de montanha, o comando Sport permite controle preciso nas curvas mais fechadas, com subidas e descidas. Nos dias de pista, a opção é a Corsa (corrida) para desempenho puro, pouca rolagem nas curvas e todos os controles e comandos adequados para um circuito.
O Urus foi lançado em 2019, com motor V-8 de 4 litros biturbo, gerando 659 cv. A fábrica informa que a aceleração 0-100 km/h é feita em 3.6 segundos, 0-200 km/h 12,8 segundos, e sua velocidade máxima, 305 km/h.
AB