A Mercedes-Benz está com a sua linha de fabricação de ônibus em São Bernardo do Campo, SP modernizada pela utilização de novas tecnologias, que resultaram na redução do tempo de produção em 12%. A responsável pela tarefa é a Dürr, que desenvolveu um dos sistemas de montagem de chassis de ônibus mais avançados do Brasil.
Os veículos guiados automatizados (AGV) estão interligados em um ambiente industrial 4.0 e interagem transportando desde as primeiras peças até o chassi já pronto, com o motor já instalado.
A unidade da Mercedes em São Bernardo do Campo é a maior da empresa fora da Alemanha. A tecnologia, a conectividade e o processamento de informações foram elevados a um patamar de perfeição por meio da simulação em ambiente virtual. Só após essa fase de testes a Dürr implementou fisicamente as alterações na fábrica.
São 51 pares de AGVs e o acoplamento deles permite montar todos os tamanhos de chassis de ônibus em uma única linha, desde os micro-ônibus até os articulados, em que pese a variação de peso e comprimento. Um ou dois pares de AGVs são conectados via Wi-Fi, podendo movimentar chassis com até 20 metros de comprimento.
Onde necessário, os AGVs permitem que os funcionários regulem a altura da plataforma de trabalho por meio de controles instalados em cada veículo, favorecendo a ergonomia durante as atividades. Os AGVs têm scanners e para-choques de segurança, para evitar quaisquer riscos de acidentes.
Além dos AGVs, a Dürr instalou na linha de montagem transportadores aéreos, conhecidos como monotrilho elétrico (EOM, electric overhead monorail). Sua tarefa é transportar e mover eixos e motores e operam em total sincronia com os AGVs.
Todos os equipamentos estão digitalmente ligados em rede, uma solução típica da indústria 4.0, na qual as informações relevantes são capturadas por um sistema de gerenciamento de todas as atividades do projeto durante todo o processo.
Segundo Paulo Sentieiro, vice-presidente de Vendas e Marketing da Dürr Brasil, “converter uma linha de montagem estabelecida em um ambiente completamente novo é um grande desafio”.
A Dürr está no Brasil desde 1964 e figura entre os líderes mundiais em engenharia mecânica e industrial para a automação e digitalização na indústria 4.0.
AB