Com os preços de veículos em alta, a Ford viu a necessidade de inovar no subsegmento de picapes médias com motor Diesel e tração 4×2, ampliando a gama de ofertas. Entre a versão topo com motor flex dos principais competidores e a versão de entrada do Diesel 4×4 há uma lacuna e é esse espaço que a Ford pretende pegar uma fatia a mais de mercado.
Segundo dados apresentados pela Ford na apresentação da nova versão Black, a Ranger acumula um crescimento de 97% de participação de mercado no segmento de picapes médias, tendo saído de 9,4% em 2012 para 18,5% em 2020, sendo 1,7% conquistado nos últimos dois anos, após o lançamento da última remodelação.
O uso de picapes médias pode ser dividido em três níveis: trabalho, pessoal e misto. Para o uso pessoal a Ford já possui as versões Limited e XLT que são bem equipadas e mais caras. No ano passado apresentou uma versão aventureira, a Storm, aqui avaliada. Com boa capacidade fora de estrada e o motorzão 3,2 turbodiesel, é uma ótima opção para quem gosta de se aventurar por trilhas mais difíceis.
Para 2022 a Ford apresenta a versão Black com tração 4×2, motor 2,2-L turbodiesel e câmbio automático de 6 marchas. O preço anunciado é de R$ 179.900, ficando no patamar entre as flex 4×2 automáticas Chevrolet S-10 (R$ 170.740) e Toyota Hilux SRV (R$ 176.790) e a Ranger Storm 4×4 (R$ 200.390), mas acima da Ranger XLS 2,2 turbodiesel 4×2 (R$ 167.790).
O motor Duratorq 2,2-L de quatro cilindros é o mesmo aplicado nas versões de entrada e não foram feitos ajustes na calibração ou turbo para esta nova versão. Tem potência máxima de 160 cv a 3.200 rpm e torque máximo de 39,3 m·kgf na faixa 1.600~2.500 rpm. Com esse motor a picape vai de 0 a 100 km/h em 15 segundos e chega a 164 km/h. O mesmo acontece no câmbio automático epicíclico de 6 marchas, que é idêntico ao utilizado nas versões de entrada.
A grande vantagem desse conjunto motor-câmbio em relação ao 3,2-l é o melhor consumo de combustível (9,58 km/l na cidade e 11,29 km/l na estrada) e a dirigibilidade mais suave, ideal para trajetos urbanos, sendo esse um dos principais atributos dessa nova versão, o uso urbano. Outra vantagem apresentada pelos executivos da Ford foi o melhor custo de posse. Na base de 1.000 km em uso misto cidade-estrada e considerando despesas de revisões, seguro e combustível esta versão turbodiesel tem custo de R$ 340,66/1.000 km, enquanto as versões flex 4×2 comparadas ficam na média de R$ 567,00/1.000 km.
Visual monocromático
Acompanhado o que outros fabricantes já fizeram, e esperando surfar nessa mesma onda, a Ford eliminou os cromados na nova versão Black, introduziu uma nova roda de 18” com desenho exclusivo e pintada em preto brilhante. Na caçamba foi instalado “santontônio” da versão Limited com luz de freio e iluminação da caçamba. Faróis e lanternas traseiras receberam uma máscara escura.
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O mesmo acontece no interior com revestimento em material que imita couro na cor preta, com painéis de porta também na cor preta. O teto escapou do pretinho básico, permanecendo cor clara como em outras versões. Tanto no interior quanto no exterior ainda há o contrates com alguns elementos pintados em cinza fosco, dando um pouco mais de requinte ao visual escurecido, como o rack do teto que permite até 80 kg de carga.
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Outros itens adicionados a esse nova pacote são os estribos laterais, volante multifuncional e apoia-braço com revestimento premium, ajuste de altura do volante e do banco do motorista, que também tem ajuste lombar.
O pacote de acessórios inclui cobertura da caçamba rígida com abertura elétrica, que em conjunto com protetor da caçamba e rede porta objetos serão oferecidos como cortesia aos primeiros 100 compradores. O valor desse pacote de acessórios é de R$ 10 mil.
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Impressões ao dirigir
A Ford chamou alguns jornalistas em sessões individuais para dirigir esta nova versão no seu campo de provas de Tatuí, SP, onde foi possível notar as modificações efetuadas na calibração da suspensão traseira. Segundo o engenheiro-chefe Gilmar de Paula, a engenharia da Ford adotou a calibração já existente em outro modelo vendido na América do Sul, evitando assim de aumentar a complexidade para a linha de produção na Argentina, onde a picape é fabricada.
Essa nova calibração deixou a picape macia e confortável sem comprometer a estabilidade geral na condição avaliada. Trafegando em pisos de paralelepípedo e terra com cascalho surpreendeu o bom resultado de aspereza e ruído de rodagem. Colaboração do pneu Bridgestone Dueler H/T na dimensão 265/60R18 que tem características cidade-estrada com duas especificações de pressão, conforto com 30 lb/pol² e 38 lb/pol² para melhor consumo.
Trafegando em trecho de curvas fechadas foi possível notar a atuação do sistema de controle de tração por atuação do freio que evita a patinagem da roda interna nas curvas, mas sem ser demasiadamente intrusivo, e simulando a funcionalidade de um diferencial autobloqueante. Ficou faltando avaliação com a carga útil de 1.168 kg; a carga máxima de reboque com freio é 2.750 kg. Respeitável!
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Assim como outras versões, a nova Black tem a boa capacidade de imersão de 800 mm. Em teste de passagem de água a 500 mm foi possível notar a facilidade com que o veículo desloca o volume de água (foto acima).
Conectividade e comodidades com segurança
O principal pilar explorado pelos executivos da Ford é a tecnologia e conectividade incorporada ao veículo. Se, por um lado, a implementação do Fordpass Connect traz funcionalidades de comodidade como travamento e destravamento remoto, partida remota com climatização, alerta de acionamento do alarme, localização, autonomia e hodômetro do veículo, tudo na palma da mão através do aplicativo no smartphone, por outro itens como espelho no para-sol do motorista foi eliminado, não há iluminação no espelho do para-sol do passageiro, a funcionalidade de subir/descer os vidros com um toque tem apenas na janela do motorista.
A central multimídia é a Sync3 que integra a câmera de ré, espelhamento de celular através de Android Auto e Apple CarPlay que ainda exige a conexão por cabo e não tem carregamento de celular por indução (sem fio). O ar-condicionado é de duas zonas com controle automático.
São sete bolsas infláveis e o controle de estabilidade e tração e inclui estratégia anticapotagem, controle adaptativo de carga e assistente de frenagem de emergência.
Conclusão
Com o encerramento das atividades produtivas no Brasil e o fim das vendas de carros de passageiros, a Ford tenta se reinventar para conseguir ter boa lucratividade com seu novo e reduzido portfólio. Esta nova versão Black da picape Ranger é uma maneira de manter seu nome lembrado pelos consumidores.
Na entrevista coletiva perguntei qual o novo tamanho ideal da rede de concessionárias da marca, considerando o menor número de modelos a ser comercializados. A resposta não foi direta, mas nas entrelinhas foi possível entender que não faltará atendimento nas regiões onde os produtos tiverem procura e vendas. A conferir!
GB
FICHA TÉCNICA RANGER BLACK 2.2 TURBODIESEL 4X2 AT6 2022 | |
MOTOR | |
Designação | 2,2-L Turbodiesel Duratorq TDCi |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro longitudinal, bloco e cabeçote de ferro fundido, duplo comando no cabeçote, corrente, 4 válvulas por cilindro , injeção direta, common rail |
Diâmetro x curso (mm) | 86 x 94,6 |
Cilindrada (cm³) | 2.198 |
Potência máxima (cv/rpm) | 160/3.200 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 39,2/1.600-2.500 |
Taxa de compressão (:1) | 15,6 |
Combustível | Diesel S-10 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico Ford 6R80 |
Tração 4×2 traseira | |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,171; 2ª 2,342; 3ª 1,521; 4ª 1,143; 5ª 0,867; 6ª 0,694; ré-3,400 |
Relação de diferencial (:1) | 3,73 |
Relação do conversor de torque (:1) | 1,70 |
FREIOS | |
Dianteiro (tipo,/Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiro (tipo/Ø mm) | Tambor/n.d. |
Descrição | Hidráulico, servoassistido a vácuo por bomba, duplo-circuito dianteiro-traseiro, válvula de corte sensível à carga no freio traseiro |
Controle | ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, feixe de molas semielípticas e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida |
Voltas entre batentes | 3,2. |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 8Jx18 |
Pneus | 265/60R18T Bridgestone Dueler H/T |
Estepe | Igual às demais rodas |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 2.032 |
Carga máxima | 1.168 |
Peso bruto total | 3.200 |
Peso rebocável sem freio/com freio | n.d./ 2.750 |
CARROCERIA | |
Tipo | Cabine e caçamba em aço montadas sobre chassi, 4 portas e 5 lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 5.354 |
Largura sem/com espelhos | 1.860/2.163 |
Altura | 1.848 |
Distância entre eixos | 3.220 |
Bitola dianteira/traseira | 1.560/1.560 |
Distância mínima do solo | 235 |
Ângulo de entrada/saída (º) | 28/26 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m²) | 2,709. |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
CAPACIDADES | |
Caçamba (L) | 1.180 |
Tanque de combustível (L) | 80 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 164 (limitada) |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 15 |
Relação peso-potência (kg/cv) | 12,7 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 9,58 |
Estrada (km/l | 11,29 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na última marcha (km/h) | 74,8 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 1.600 |
Rotação à veloc.máxima em 5ª (rpm) | 2.590 |
GARANTIA | |
Termo | 5 anos |
EQUIPAMENTOS RANGER BLACK 2,2 TURBODIESEL 4X2 AT6 2022 |
AdvanceTrac englobando controle de estabilidade e tração, estratégia anticapotagem, assistente de partida em rampa, controle de oscilação de reboque, assistente de frenagem de emergência, acendimento automático do pisca-alerta em frenagens bruscas |
Alavanca seletora de câmbio com insertos de couro e cromo fosco |
Antena de teto traseira |
Arco de proteção (“santantônio”) na cor do veículo |
Ar-condicionado automático digital de duas zonas |
Assistente de fechamento da tampa da caçamba por mola de torção com pré-carga |
Banco do motorista com ajuste de altura e lombar |
Bancos de couro premium |
Bolsas infláveis frontais, laterais, de cortina de joelhos para o motorista |
Câmera traseira |
Capacidade de atravessar vaus de 800 mm de profundidade |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Direção eletroassistida |
Estribos-plataforma |
Faróis altos com lâmpadas halógenas |
Faróis de neblina |
Luz de rodagem diurna (DLR) por LED |
Monitoramento automático da pressão dos pneus |
Porta-copos com pinça no console dianteiro |
Quadro de instrumentos com duas telas de 4,2″ configuráveis |
Rack de teto |
Retrovisores externos com ajuste elétrico |
Revestimento das portas com acabamento em preto ébano |
Rodas de liga de alumínio 8Jx18 com acabamento preto brilhante |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro |
SYNC 3: multimídia com tela tátil de 8″, navegador e comando de voz |