Caro leitor ou leitora,
Entrou para o time do AE Augusto Botelho. Nascido em Petrópolis, RJ, é formado em Arquitetura. Plastimodelista e automodelista de fenda, aficionado por carros e mecânica, iniciou sua carreira em 1982 na Revista Autoesporte, com a seção Estilo e Ergonomia e como correspondente no Rio de Janeiro. Posteriormente assinou várias outras seções na Autoesporte (onde fomos colegas), com destaques para Em Escala, Potência Livre, Boletim e Estante. Trabalhou como redator e revisor em diversas publicações de automobilismo, como revistas Cavallino, Driver, Autos Antigos, 4×4 & Pickup, O Candango e Popular Science.
Augusto Botelho chega como editor de Notícias, nova função no AE destinada a agilizar a publicação de notícias
Bem-vindo, Augusto!
Bob Sharp
Editor-chefe
O PRIMEIRO PORSCHE ELÉTRICO FOI APRESENTADO… EM 1898
Não se trata de erro de digitação. Em 1898 o genial Ferdinand Porsche (1875-1951) apresentou o Egger-Lohner C.2 Phaeton (foto se abertura), conhecido como P1, por ser o primeiro veículo idealizado por ele. Tinha um motor elétrico com potência declarada de 3 cv a 5 cv e chegava a 25 km/h. Esse carro faz parte do Museu da Porsche e é uma das muitas atrações expostas. A verdade é que todos os carros lá expostos são atrações…
Em seguida surgiu em 1900 outro veículo elétrico projetado por Porsche, o Lohner-Porsche Electromobile, com dois motores de 2,5 cv cada, montados nos cubos das rodas. Chegava a 37 km/h. Ainda nesse mesmo ano surgia o primeiro híbrido da marca, o Lohner-Porsche “Mixte”, conhecido como “Semper Vivus”. Dois motores a gasolina acionavam dois geradores que forneciam energia para as baterias e delas, para as rodas.
Daí para frente, é história. Em setembro de 2019 foi apresentado o Taycan na versão sedã, com várias opções de motorização totalmente elétrica, sempre privilegiando o desempenho, como não poderia ser diferente num Porsche. Tão esportivo que um veículo pré-série estabeleceu em agosto de 2019 o tempo de sete minutos e 42 segundos para o circuito de 20,6 quilômetros em Nürburgring.
Segundo Oliver Blume, presidente da Porsche AG, em 2025 metade dos veículos novos da marca de Stuttgart serão totalmente elétricos ou híbridos e que, em 2020, um em cada três Porsche entregues na Europa tinha um desses tipos de motorização.
O novo modelo, Taycan Cross Turismo, foi apresentado com quatro opções de potência. O Taycan 4 Cross Turismo tem 380 cv, mas com o overboost acionado pelo Controle de Largada entrega 476 cv. Chega a 220 km/h e leva 5,1 segundos para atingir 100 km/h. O Taycan 4S Cross Turismo produz 490 cv (571 cv com o acionamento do Controle de Largada), 240 km/h e só 4,1 segundos para alcançar 100 km/h.
É óbvio que um motor elétrico não tem turbocompressor, mas na nomenclatura da Porsche as versões mais esportivas (vale dizer ainda mais esportivas) recebem essa identificação. Então vamos lá: Taycan Turbo Cross Turismo tem 625 cv, que com o overboost se tornam 680 cv, suficientes para empurrar o supercarro aos 100 km/h em 3,3 segundos e aos 250 km/h de velocidade máxima. Ainda é pouco? O Taycan Turbo S Cross Turismo tem os mesmos 625 cv, mas o Controle de Largada catapulta a máquina aos 100 km/h em 2,9 segundos e 250 km/h graças aos 761 cv.
Mas a tecnologia avançada não termina aí. A tração integral com a suspensão a ar adaptativa é padrão em todas as versões. Se o piloto quiser andar fora do asfalto, sem problemas. O pacote opcional Off-Road eleva o carro em 30 milímetros, evitando contato do monobloco com o piso mais irregular. Além disso apresenta proteções nos arcos de rodas, com para-pedras para evitar danos à carroceria, bem como para-choques dianteiro e traseiro com desenho específico. O modo Gravel (terra, cascalho) é padrão em todas as versões, para melhorar as condições de uso em estradas ruins (aqui no Brasil provavelmente será usado 100% do tempo, dadas à situação das ruas e estradas nacionais).
O estilo da carroceria segue os traços mostrados no conceitual Mission E Cross Turismo apresentado no Salão de Genebra de 2018. O teto tem uma estilosa queda em direção à traseira — denominada “flyline” pelos designers da Porsche — que dá um charme todo especial ao carro. Tal desenho também é muito bem utilizado no igualmente bonito Panamera Cross Turismo.
Bicicletas
Mas o tema elétrico não termina no veículo. A Porsche apresentou dois modelos de bicicletas elétricas: a eBike Sport e a eBike Cross. A primeira destina-se ao uso diário e a segunda é para o todo-terreno. Motor e transmissão da conhecida marca Shimano garantem ótimo desempenho às bicicletas. A Sport chega a 25 km/h, tem freios de alto desempenho e desenho compacto e elegante. A Cross tem suspensão, pneus e freios adequados ao uso em pisos irregulares. Ambos os modelos utilizam peças em fibra de carbono para combinar resistência e leveza.
Um transportador de bicicletas opcional pode ser montado na traseira dos Taycan Cross Turismo, com capacidade para duas bicicletas. Detalhe: a tampa traseira pode ser aberta mesmo com o transportador carregado com as bicicletas.
Os protótipos do Taycan Cross Turismo foram testados num total de 998.361 quilômetros, incluindo além do mítico circuito de Nürburgring, os circuitos de Hockenheim (Alemanha) e de Nardò (Itália). Versões camufladas percorreram os Estados Unidos, Inglaterra e países nórdicos, além de enfrentarem o rigoroso circuito “Safari” no centro de desenvolvimento e testes de Weissach.
Como é tradição na marca Porsche, os carros são projetados para serem usados no calor escaldante ou no frio congelante, sob sol ou chuva. “Os Porsche têm pernas e gostam de esticá-las”, reza o ditado.
AB