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Home AB

O PRIMEIRO PORSCHE ELÉTRICO FOI APRESENTADO… EM 1898

identicon por Augusto Botelho
09/03/2021
em AB, ELETROentusiastas, Notícias
Esta e demais fotos: Porsche AG

Esta e demais fotos: Porsche AG





Caro leitor ou leitora,

Entrou para o time do AE Augusto Botelho. Nascido em Petrópolis, RJ, é formado em Arquitetura. Plastimodelista e automodelista de fenda, aficionado por carros e mecânica, iniciou sua carreira em 1982 na Revista Autoesporte, com a seção Estilo e Ergonomia e como correspondente no Rio de Janeiro. Posteriormente assinou várias outras seções na Autoesporte (onde fomos colegas), com destaques para Em Escala, Potência Livre, Boletim e Estante. Trabalhou como redator e revisor em diversas publicações de automobilismo, como revistas Cavallino, Driver, Autos Antigos, 4×4 & Pickup, O Candango e Popular Science.

Augusto Botelho chega como editor de Notícias, nova função no AE destinada a agilizar a publicação de notícias

Bem-vindo, Augusto!

Bob Sharp
Editor-chefe


O PRIMEIRO PORSCHE ELÉTRICO FOI APRESENTADO… EM 1898

Não se trata de erro de digitação. Em 1898 o genial Ferdinand Porsche (1875-1951) apresentou o Egger-Lohner C.2 Phaeton (foto se abertura), conhecido como P1, por ser o primeiro veículo idealizado por ele. Tinha um motor elétrico com potência declarada de 3 cv a 5 cv e chegava a 25 km/h. Esse carro faz parte do Museu da Porsche e é uma das muitas atrações expostas. A verdade é que todos os carros lá expostos são atrações…

Em seguida surgiu em 1900 outro veículo elétrico projetado por Porsche, o Lohner-Porsche Electromobile, com dois motores de 2,5 cv cada, montados nos cubos das rodas. Chegava a 37 km/h. Ainda nesse mesmo ano surgia o primeiro híbrido da marca, o Lohner-Porsche “Mixte”, conhecido como “Semper Vivus”. Dois motores a gasolina acionavam dois geradores que forneciam energia para as baterias e delas, para as rodas.

O Porsche Semper Vivus

Daí para frente, é história. Em setembro de 2019 foi apresentado o Taycan na versão sedã, com várias opções de motorização totalmente elétrica, sempre privilegiando o desempenho, como não poderia ser diferente num Porsche. Tão esportivo que um veículo pré-série estabeleceu em agosto de 2019 o tempo de sete minutos e 42 segundos para o circuito de 20,6 quilômetros em Nürburgring.

Segundo Oliver Blume, presidente da Porsche AG, em 2025 metade dos veículos novos da marca de Stuttgart serão totalmente elétricos ou híbridos e que, em 2020, um em cada três Porsche entregues na Europa tinha um desses tipos de motorização.

 

O novo modelo, Taycan Cross Turismo, foi apresentado com quatro opções de potência. O Taycan 4 Cross Turismo tem 380 cv, mas com o overboost acionado pelo Controle de Largada entrega 476 cv. Chega a 220 km/h e leva 5,1 segundos para atingir 100 km/h. O Taycan 4S Cross Turismo produz 490 cv (571 cv com o acionamento do Controle de Largada), 240 km/h e só 4,1 segundos para alcançar 100 km/h.

É óbvio que um motor elétrico não tem turbocompressor, mas na nomenclatura da Porsche as versões mais esportivas (vale dizer ainda mais esportivas) recebem essa identificação. Então vamos lá: Taycan Turbo Cross Turismo tem 625 cv, que com o overboost se tornam 680 cv, suficientes para empurrar o supercarro aos 100 km/h em 3,3 segundos e aos 250 km/h de velocidade máxima. Ainda é pouco? O Taycan Turbo S Cross Turismo tem os mesmos 625 cv, mas o Controle de Largada catapulta a máquina aos 100 km/h em 2,9 segundos e 250 km/h graças aos 761 cv.

Taycan 4S Cross Turismo

Mas a tecnologia avançada não termina aí. A tração integral com a suspensão a ar adaptativa é padrão em todas as versões. Se o piloto quiser andar fora do asfalto, sem problemas. O pacote opcional Off-Road eleva o carro em 30 milímetros, evitando contato do monobloco com o piso mais irregular. Além disso apresenta proteções nos arcos de rodas, com para-pedras para evitar danos à carroceria, bem como para-choques dianteiro e traseiro com desenho específico. O modo Gravel (terra, cascalho) é padrão em todas as versões, para melhorar as condições de uso em estradas ruins (aqui no Brasil provavelmente será usado 100% do tempo, dadas à situação das ruas e estradas nacionais).

O estilo da carroceria segue os traços mostrados no conceitual Mission E Cross Turismo apresentado no Salão de Genebra de 2018. O teto tem uma estilosa queda em direção à traseira — denominada “flyline” pelos designers da Porsche — que dá um charme todo especial ao carro. Tal desenho também é muito bem utilizado no igualmente bonito Panamera Cross Turismo.

Bicicletas

Mas o tema elétrico não termina no veículo. A Porsche apresentou dois modelos de bicicletas elétricas: a eBike Sport e a eBike Cross. A primeira destina-se ao uso diário e a segunda é para o todo-terreno. Motor e transmissão da conhecida marca Shimano garantem ótimo desempenho às bicicletas. A Sport chega a 25 km/h, tem freios de alto desempenho e desenho compacto e elegante. A Cross tem suspensão, pneus e freios adequados ao uso em pisos irregulares. Ambos os modelos utilizam peças em fibra de carbono para combinar resistência e leveza.

Um transportador de bicicletas opcional pode ser montado na traseira dos Taycan Cross Turismo, com capacidade para duas bicicletas. Detalhe: a tampa traseira pode ser aberta mesmo com o transportador carregado com as bicicletas.

Taycan 4S Cross Turismo

Os protótipos do Taycan Cross Turismo foram testados num total de 998.361 quilômetros, incluindo além do mítico circuito de Nürburgring, os circuitos de Hockenheim (Alemanha) e de Nardò (Itália). Versões camufladas percorreram os Estados Unidos, Inglaterra e países nórdicos, além de enfrentarem o rigoroso circuito “Safari” no centro de desenvolvimento e testes de Weissach.

Como é tradição na marca Porsche, os carros são projetados para serem usados no calor escaldante ou no frio congelante, sob sol ou chuva. “Os Porsche têm pernas e gostam de esticá-las”, reza o ditado.

AB







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Foto: KBB.com.br

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