Os mais de 80 anos da Nissan estão contados numa coleção com aproximadamente 400 veículos impecavelmente conservados. O Nissan Heritage Collection (Coleção Histórica Nissan) fica na cidade de Zama, região industrial próxima a Tóquio. A galeria exibe todos os modelos da marca que fizeram história (foto de abertura), em um galpão dentro das instalações onde a Nissan fabrica componentes e baterias para veículos elétricos.
A linha Z está bem representada. São vários modelos do Nissan Fairlady Z, nome para o mercado japonês, ou Datsun Z, para exportação. Os 240Z, 260Z e 280Z, produzidos entre 1969 e 1978, estão expostos em versões de rua e de competição, tanto para ralis quanto para pistas.
Um galpão com quase 6.000 m² abriga a história da marca. Estão lá desde o primeiro modelo fabricado até os carros-conceito e de competição. Estes conservam marcas das provas que disputaram, como riscos e amassados.
Um dos destaques da instalação é o Datsun 14 Roadster, de 1935, que é considerado o primeiro modelo projetado pela Nissan, uma empresa que posteriormente se fundiu com outras. Em linhas gerais, a Nissan foi fundada em 1914, a Datsun em 1931 e, em 1933, a Nissan assumiu seu controle.
A coleção possui modelos especiais, como o Cedric que levou a tocha olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016 a Nissan lançou o crossover Kicks, que foi o carro oficial da Rota da Tocha. Além disso, um Nissan GT-R na cor exclusiva cor dourada é igual ao que foi entregue ao medalhista de ouro olímpico Usain Bolt.
O comunicado da marca informa que “a Nissan está constantemente introduzindo inovações na indústria automobilística, que atualmente está se movendo em direção a uma nova era de eletrificação. No entanto, a tradição e a herança da marca são muito bem preservadas no Japão”, encerra.
O Nissan Heritage Collection é aberto à visitação pública, mas o site na internet também permite conhecer detalhes dos veículos. Basta acessar aqui,
AB