Os novos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron, suves compactos elétricos da Audi produzidos em Zwickau, na Alemanha, foram mostrados nesta semana. O Q4 e-tron (foto de abertura) será lançado em junho próximo nos mercados europeus e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-tron.
Os carros têm alcance de até 520 km, conforme o modelo. São três versões de tração, duas delas com um motor no eixo traseiro, e a versão quattro, com dois motores, um em cada eixo. Com 4,59 metros de comprimento, têm espaço interno favorecido pela ausência do túnel central, graças à arquitetura exclusiva para modelos elétricos.
A bateria dos Audi Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron está localizada entre os eixos, o que garante baixo centro de gravidade e distribuição de peso equilibrada. Os sistemas de controle para a tração e suspensão trabalham integrados, para condução ao mesmo tempo segura, esportiva e confortável, segundo informa a Audi.
A aerodinâmica foi estudada para diminuir o arrasto. O Cx do Q4 e-tron é 0,28 e do Q4 Sportback e-tron, 0,26. Os faróis de LED são de série e os de LED Matrix são opcionais. As lanternas têm opção para assinaturas diferentes conforme o uso do carro e a escolha do motorista.
O compartimento de bagagem, de acordo com a posição dos bancos traseiros, tem volume entre 520 e 1.490 litros no Q4 e-tron e 535 e 1.460 litros no Q4 Sportback e-tron. O desenho do interior tem o painel de instrumentos digital e uma tela tátil que fica voltada para o motorista, sobre os comandos do ar-condicionado.
O volante tem teclas que o motorista usa para controlar os instrumentos. Ambos contam com projeção no para-brisa, de forma digital, das informações fornecidas pelos sistemas de assistência, numa imagem virtual projetada à frente do veículo.
Os modelos têm versões com dois tamanhos de baterias e três opções de motorização. O Q4 35 e-tron tem uma bateria menor, enquanto o Q4 40 e-tron e o Q4 50 e-tron quattro terão uma bateria maior. Os Q4 35 e-tron e Q4 40 e-tron têm um único motor elétrico que traciona as rodas traseiras, com potências de 170 cv e 204 cv, respectivamente. O alcance pode chegar a até 520 km, dependendo da versão.
A versão topo de linha, Q4 50 e-tron quattro, tem dois motores elétricos para a tração em ambos os eixos. São 299 cv, potência suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e velocidade máxima eletronicamente limitada em 180 km/h. Nesta última versão, o motor no eixo dianteiro entra em ação somente quando for necessária a máxima potência ou uma maior aderência.
AB