A Cummins produz grupos geradores de grande capacidade e recentemente inaugurou uma sala de testes para validar novos equipamentos ou atualizar os grupos geradores já existentes. São 240 m² edificados na fábrica de Guarulhos, em São Paulo. Fruto do investimento de R$ 4 milhões, o prédio pode realizar testes internos, tem sala de controle anexa e área externa para ensaios.
Nessas instalações podem ser testados geradores de até 1.000 kW sob temperaturas controladas da ordem de 50 °C. Um sistema de insuflamento condiciona a temperatura e a contrapressão, para verificação do fluxo e da vazão dos gases. No total o laboratório realizará até 26 testes, destacando-se os de potência, vibração, qualidade da energia elétrica gerada, ensaios do sistema de arrefecimento e dos componentes, que podem ser submetidos a avaliações individuais. Para os testes de ruídos, existe um local dedicado na área externa.
Mais recursos para validação e a coleta de dados vão proporcionar maior autonomia para o desenvolvimento de novos produtos, afirma a empresa. Segundo o comunicado, a obtenção de dados novos e mais precisos irá permitir avaliações mais minuciosas, considerando também que os ensaios para atualização de um equipamento existente podem ser tão complexos quanto o desenvolvimento de um novo produto.
A nova Sala de Testes de Engenharia tem completa estrutura de segurança, com controle de acesso e todos os processos são realizados remotamente por meio de sala de comando anexa. São nove câmeras de segurança, sendo seis internas e três externas, para visualização geral. A Cummins destaca que o projeto brasileiro atende ao mesmo padrão de desempenho das demais salas de testes da Cummins Power Generation, nos Estados Unidos, Inglaterra, Índia e China.
A Cummins Brasil produz os principais componentes que compõem um grupo gerador, como motores, alternadores, filtros e controladores. A estrutura da empresa inclui mais de 250 técnicos treinados e habilitados, sediados estrategicamente em todo o território nacional nos mais de 30 pontos de atendimento.
AB