Quem acompanha os sites de autos antigos viu a recente localização, pelo comerciante Reginaldo de Campinas de um caminhão Volkswagen 1987, zero-quilômetro, em pleno 2021.
Não bastasse o achado de um veículo desses, sem uso, “apenas” 34 anos depois de fabricado e entregue,, o ineditismo é ainda maior por ser um raríssimo caminhão Volkswagen 22-160 movido a álcool, uma verdadeira cápsula do tempo e que hoje se encontra à venda!
O VW 22-160 surgiu no auge do Proálcool quando todos os fabricantes de um modo ou outro passaram a oferecer veículos movidos a álcool visando o mercado de usinas de açúcar e álcool. Dessa forma, nada mais natural que os fabricantes passem a utilizar aquilo que tem em mãos com o objetivo de atender ao seu mercado.
Desta maneira, tendo a Volkswagen adquirido as operações da Chrysler no Brasil, ela foi “herdeira” de seus produtos e levou junto o motor -V8 de 318 pol³ (5,2-L) que equipava os Dodge Dart e caminhões E-11 e E-21 da empresa, os últimos, já empregando o combustível de origem vegetal. No modelo Volkswagen, o motor gera 158 cv a 4.000 rpm e 36,5 m·kgf de torque a 2.400 rpm (sempre, Norma NBR-5484, potência líquida), além de usarem ignição eletrônica.
Esses caminhões dispunham do mesmo câmbio, caixa de transferência e eixos traseiros dos concorrentes Ford F-22000 (álcool e diesel) e Chevrolet A/D-22000 (álcool e diesel), todos com terceiro eixo tracionável, mas contando com a primazia de tal qual o Mercedes 2213/2216/2217, de ter o acionamento da caixa de transferência feito por sistema pneumático (nos outros eram por meio de alavanca).
Não foram produzidos VW-22-160 em números significativos e os poucos produzidos (596 unidades), logo ganharam motores de ciclo Diesel, a maioria, o MWM D-229-6 de 5,8-L, já empregados em seus irmãos a diesel, por essa razão, o achado se faz ainda mais inusitado.
Quem quiser ver mais fotos e detalhes do caminhão, acesse o site do Reginaldo de Campinas e divirtam-se!
FICHA TÉCNICA VW 22-160 | |
MOTOR | |
Designação | 318-3E |
Descrição | 8 cilindros em V dispostos a 90º, a álcool, com um carburador Weber 446 de corpo simples e ignição eletrônica |
Diâmetro x curso (mm) | 99,3 x 84,1 |
Cilindrada (cm³) | 5.212 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência máxima (cv/rpm) | 158/4.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 36,5/2.400 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Clark CL-450 de 5 marchas à frente e uma àré |
Relações das marchas (:1) | 1ª 8,56; 2ª 4,63; 3ª 2,60; 4ª 1,57; 5ª 1,00; ré 8,56 |
Relações da caixa de transferência (:1) | 1,00/2,38 |
Relações de diferencial (:1) | 6,83 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Eixo rígido com molas semielípticas e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo em tandem com mola semielíptica invertida |
DIREÇÃO | |
Tipo | Setor e sem-fim com esferas recirculantes, assistência hidráulica |
FREIOS | |
De serviço | Pneumático com duplo circuito |
Dianteiros (Ø mm) | Tambor |
Traseiros (Ø mm) | Tambor |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | De cubo raiado, fundido, 7,5 x 20 |
Pneus | 10.00 x 20 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 6.360 |
Carga máxima | 21.400 |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | 26.000 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 9.051 |
Largura sem/com espelhos | 2.760 |
Altura | 2.648 |
Distância entre eixos | 4.230 |
Bitola dianteira/traseira | 1.880/1.934 |
Distância mínima do solo | 266,6 |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 300 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 112 |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | n.d. |
Estrada (km/l) | n.d. |
DA