A atual Factory Zero, antigamente chamada de Detroit-Hamtramck, passou por uma completa renovação para iniciar a produção exclusiva de veículos zero emissão, entre eles a picape elétrica da linha Silverado e os Hummer, segundo informa a General Motors. Ao custo de 2,2 bilhões de dólares, a instalação foi adaptada para a nova atividade. Tanto é que a picape Hummer EV e o autônomo Cruise Origin (projetado para compartilhamento) já tiveram suas produções confirmadas nesse complexo fabril. Essa ampliação é a maior já promovida em uma instalação da GM.
O GMC Hummer (foto de abertura), que utilizará a arquitetura Ultium, tem previsão de uma superpicape para o final deste ano e o suve logo em seguida. À conhecida capacidade de superar obstáculos da linha Hummer será acrescentada a opção de fazê-lo sem emissões nocivas. Com até três motores, poderá ultrapassar os 840 cv e fazer o 0 a 100 km/h em até 3,5 segundos, pelas estimativas. O modo Crabwalk (andar de caranguejo), esterçamento igual das quatro rodas em trilhas, fará do Hummer um verdadeiro caranguejo nos terrenos acidentados e até nos estacionamentos. Está prevista a condução autônoma em estradas e um gerador próprio, capaz de alimentar desde dispositivos eletrônicos até carregar a bateria de outros automóveis elétricos.
O plano da GM é liderar o segmento de veículos elétricos na América do Norte até meados desta década. A empresa está investindo 27 bilhões de dólares no desenvolvimento de veículos elétricos e projeta comercializar mais de 1 milhão deles até 2025.
A criação da arquitetura Ultium, específica para os elétricos, foi rapidamente desenvolvida por meio de avançadas ferramentas virtuais. No conceito Ultium, serão arquiteturas modulares específicas para esses veículos, com sistemas de propulsão flexíveis e baterias com tecnologia própria. O planejamento é lançar 30 modelos de elétricos globalmente até o fim de 2025, sendo dois terços deles para o mercado da América do Norte. São produtos das marcas Chevrolet, GMC, Cadillac e Buick, direcionados para os mais estratégicos segmentos e faixas de preço.
Quanto à picape Silverado elétrica, deverá ter autonomia de mais de 640 quilômetros, quando chegar ao mercado, segundo previsões. Aproveitando o comunicado, a GM anuncia que a Chevrolet está expandindo o seu conjunto de carros elétricos com os Bolt EV e Bolt EUV (suve do Bolt), previstos para chegar às concessionárias da marca nos EUA a partir da metade deste ano.
As tecnologias de zero emissão da GM incluem também células a hidrogênio, que serão fornecidas para a Navistar, empresa especializada na produção de veículos comerciais de grande porte.
AB