A apresentação foi em grande estilo, com a cantora Alicia Keys. Em meio aos seus conhecidos sucessos, ela interpretou “Authors of Forever”, música de seu último álbum “Alicia”, canção que aborda a criação de coisas imagináveis para o futuro, um tema que se encaixa perfeitamente com a estreia do novo sedã elétrico da Mercedes-Benz e que representa a visão da marca para os próximos tempos da mobilidade.
Com arquitetura de construção totalmente elétrica, o EQS traz uma nova geração de baterias mais potentes, que oferecem maior autonomia. São dois modelos de sedãs nesse primeiro momento, o 450+, com 328 cv, e o 580 4Matic, com 516 cv. Com mais espaço e estilo diferenciado, o carro é um fastback, diferente do estilo usual dos modelos de luxo com motor a combustão (foto de abertura). O EQS é o equivalente ao novo Classe S, mas projetado e construído no novo conceito de arquitetura elétrica.
A versão 450+ tem um motor elétrico para o eixo traseiro, enquanto a 580 4Matic tem um motor adicional para o eixo dianteiro, como será o padrão em todos os modelos 4Matic.
Viajar utilizando o sistema de Inteligência Elétrica significa a mais rápida rota, incluindo convenientes pontos de recarga. O EQS tem um total de 350 sensores, que medem desde velocidade até condições climáticas, utilizando avançados algoritmos para as avançadas funcionalidades do automóvel.
Com alcance de até 770 quilômetros, o motor atende às expectativas de um sedã do segmento superior. A velocidade máxima é limitada a 210 km/h. Uma versão de alto desempenho com mais de 751 cv está sendo estudada. Para o 450+ o tempo para ir de zero a 100 km/h é de 6,2 segundos e para o 580 4Matic são apenas 4,3 segundos. Rodas traseiras esterçantes são padrão nos EQS.
A dianteira e a traseira, com faróis e lanternas exclusivas, mais a aerodinâmica refinada, conduziram à uma estética inovadora. O painel frontal destaca a estrela de três pontas. Detalhes que são fruto de meticuloso trabalho dos aerodinamicistas, em cooperação com os estilistas, produziram um sedã com coeficiente de arrasto de apenas 0,20. É o mais aerodinâmico veículo de produção em série do mundo, diz a fábrica.
Quanto ao estio da carroceria, a Mercedes-EQ fala em superfícies generosamente esculpidas e transições de linhas de desenho sem emendas, com fendas entre as partes reduzidas ao mínimo, passando a impressão de continuidade. As portas dianteiras e traseiras com abertura automática são opcionais. Ao chegar próximo ao carro, elas se destravam e ao se aproximar ainda mais, elas se abrem.
O EQS é o veículo mais luxuoso da Mercedes-EQ. Os projetistas foram ao extremo no interior do sedã, com o painel de tela grande e curva que ocupa quase toda a largura do carro. São três telas, a do motorista com 12,3 polegadas, um monitor central de 17,7 polegadas e a terceira tela para o passageiro dianteiro, também com 12,3 polegadas. Visualmente elas se fundem, criando uma superfície que passa a ideia de uma única tela.
Detalhe de segurança importante, uma câmera detecta se o motorista desvia os olhos para a direção da tela de entretenimento do passageiro. Nesse caso, a tela é simplesmente desligada automaticamente. Essa mesma câmera atua para alertar o motorista em caso de possível sonolência ao volante.
A Mercedes-Benz estima que em 2030 mais da metade dos carros que ela comercializará serão movidos a eletricidade ou híbridos. A imaginação não tem limites, como na canção de Alicia Keys.
AB