Dias após receber a homologação da FIA para carros da categoria 4, em 1º de abril, a Renault iniciou a produção do Clio Rally4, um hatch de tração dianteira destinado a atender ao mercado de pilotos particulares. Para chegar à sua versão final o modelo passou por 5 mil km de testes conduzido por Stéphane Sarrazin, Bryan Bouffier, Jean-Sébastien Vigion e Manu Guigou e foi mostrado em avant-première no último rali de Monte Carlo (foto de abertura), quando foi usado como Carro 0 e tripulado por Florian Bernardi e Victor Bellotto. Destinado a uma das categorias de base do universo europeu de rali, o modelo vai disputar vitórias e mercado de equipes particulares contra o Ford Fiesta R2T desenvolvido por Macolm Wilson, o Peugeot 208 Rally4 e, possivelmente, o Opel Corsa.
O novo Clio Rally4 usa a mesma estrutura monobloco, pedais, coluna de direção e subchassi da versão Rally5. Seu motor é o 1,3 TCe, capaz de produzir 215 cv e torque de 35,7 m·kgf, sua rotação máxima é limitada a 6.500 rpm. O motor recebeu um turbocompressor BorgWarner equipado com restritor de 30 mm e novos pistões, bielas e comando de válvulas. A caixa de câmbio sequencial é da marca Sadev e tem cinco marchas.
De acordo com Benoît Nogier, Diretor Comercial para Competições da Renault Sport, as primeiras entregas ocorrerão este mês e o “o projeto do Clio Rally4 foi realizado sem qualquer tipo de restrição no que diz respeito ao desempenho e segurança e é um carro para ser desfrutado em qualquer tipo de piso. Mesmo assim, teremos mais novidades em breve”.
Ficha técnica
Modelo derivado do Clio RS, estrutura monobloco com gaiola de proteção (“santantônio”) incorporada.
Suspensão dianteira: McPherson, suspensão traseira: eixo de torção. Amortecedores Bos, com regulagem tripla e batente hidráulico. Tanque de combustível FT3 homologado pela FIA.
Motor: Renault 1.3 TCe Renault, 4 cilindros, 16 válvulas, turbocompressor BorgWarner, restritor de 30 mm, injeção direta, sistema eletrônico Life Racing.
Transmissão: câmbio sequencial Sadev de cinco marchas, mais ré, alavanca de câmbio instalada no assoalho e comando eletrônico reverso. Embreagem Sachs e diferencial ZF de deslizamento limitado. Tração dianteira.
Dimensões (comprimento/largura/altura em mm: 4.050/1.988/1.440). Bitola dianteira: 1.500 mm; bitola traseira, 1.490 mm. Distância entre eixos: 2.579 mm.
Peso: 1.080 kg
Rodas: 7×17 (asfalto), 6×15 (cascalho). Pneus Michelin
Freios: pinças PFC. Discos dianteiros de Ø 330 mm x 28 mm para asfalto e Ø 294 mm x 28 mm para cascalho. Discos traseiros: Ø 260 mm x 8 mm. Freio de estacionamento de comando hidráulico.
WG