A SEAT, fabricante espanhola fundada em 1950 e desde 1990 pertencente ao Grupo Volkswagen, desde está apresentando a nova linha dos modelos Ibiza e Arona (foto de abertura). O primeiro, lançado em 1984, está agora na quinta geração e acumula quase seis milhões de unidades vendidas. O Arona é um suve urbano que também recebeu modernizações. Lançado em 2017, já soma mais de 350 mil unidades vendidas.
Entre as novidades para os dois carros está o uso de faróis de LED, interior com uso de recursos digitais, mais opções de motores e utilização de itens de segurança e conforto. Para Wayne Griffiths, presidente da SEAT e da Cupra (submarca da SEAT de modelos esportivos criada em 2018), o exterior dos carros foi renovado, mas o interior passou por uma verdadeira revolução.
No interior dos modelos estão os vários itens de conectividade e infotenimento, com espelhamento Android Auto e Apple CarPl\ay sem cabo. A iluminação modernizou o ambiente e o volante multifunção é novidade também. Painel digital para o motorista e tela para as funcionalidades transformaram o interior desses automóveis.
As seis opções de motorização do Ibiza variam de 80 cv a 150 cv. O câmbio pode ser manual ou o DSG, de dupla embreagem. Ambos têm opção de motor a GNV
O interior do Arona recebeu as mesmas atualizações do Ibiza, com itens de infotenimento e acabamento que elevam o nível de sofisticação.
As cinco opções de motorização do Arona variam de 90 cv a 150 cv. O câmbio pode ser manual ou o DSG, de dupla embreagem. Como citado anteriormente, um dos motores disponíveis é a GNV.
O Ibiza e o Arona são projetados, desenvolvidos e fabricados em Barcelona, no município de Martorell. Essas novas versões entrarão em produção no segundo semestre desse ano.
AB