A nova geração do Volkswagen Polo para a Europa está sendo apresentada neste 22 de abril e a partir de setembro será comercializada na Europa. Além da tecnologia e do infotenimento, o carro tem estilo mais moderno, com a fábrica alemã buscando o título de melhor carro do segmento.
O primeiro Volkswagen Polo (1975 a 1981) nasceu como um derivado do Audi 50 (1974 a 1978), em resposta ao domínio das marcas italianas e francesas no mercado de carros pequenos e econômicos na Europa. Em outras palavras, o Polo era um Audi 50 básico, mais simples.
Quase meio século depois o Polo já vendeu mais de 18 milhões de unidades em suas várias gerações e reestilizações, tem dimensões maiores e refinamento e tecnologia que em nada lembram o carro da primeira geração.
Quanto ao modelo apresentado hoje, ele passou por alterações na dianteira tão grandes que parece que esse Polo é um veículo novo. A faixa de LED (foto de abertura) ocupa toda a largura da frente do carro e cria uma assinatura própria, como luz de rodagem diurna.
O interior ganhou muito em tecnologia. Os instrumentos poderão ser visualizados em três modos distintos, ao gosto do motorista. A tela central é de série, assim como o volante multifuncional. Teclas táteis substituirão alguns botões para acionar comandos e controles, segundo as informações obtidas.
Na parte mecânica não deverão existir grandes alterações, já que esta geração do Polo usa a arquitetura (MQB) desde o lançamento, em 2017. Esta arquitetura do Grupo Volkswagen é utilizada para seus veículos de motores dianteiros transversais e tração dianteira, mas pode ser adotada também para motores dianteiros longitudinais e tração integral. Estima-se que para o final do ano chegue o Polo GTi, com potência na faixa dos 207 cv.
AB