O Alfa Romeo T10 Autotutto (também conhecido como Alfa Romeo Romeo) é um multiuso, revelado em 1954 no Salão de Turim. Foi produzido até 1967, em várias versões e evoluções, num total de aproximadamente 23 mil veículos. Foi substituído pelos modelos F12 e A12 em 1967. Eram versões furgão, transporte pessoal e escolar, ambulância, picape de cabines simples e dupla, com teto elevado, entre outras especialmente produzidas por empresas independentes.
Os motores dianteiros eram de 4 cilindros e 1.290 cm³ a gasolina, carburador Solex de corpo simples, com duplo comando no cabeçote e 36 cv, ou o 2-cilindros e 1,2 litro, turbodiesel de 31 cv. Este motor de 1.290 cm³ posteriormente foi utilizado no Giulietta serã., porém com potência aumentada para 53 cv.
A tração era dianteira, com suspensão independente nas quatro rodas, o que deixava uma enorme superfície livre para o transporte de pessoas, cargas e equipamentos. A suspensão dianteira tinha um feixe de molas semielípticas transversal e a traseira, braços arrastados e barra de torção transversal. Freios a tambor e amortecedores eram da marca Girling.
As portas dianteiras tinham as dobradiças na parte traseira, as chamadas “portas suicidas”, tal e qual nos primeiros DKW-Vemag nacionais. O para-brisa era amplo e sem a divisão central existente nos Volkswagen Transporter Tipo 2 da época, aqui a nossa estimada Kombi. Em 1957 passou a ser chamado de Romeo 2, embora com poucas mudanças estilísticas. O Romeo 2 foi produzido também na Espanha pela Fadisa (Fabricacion de Automoviles Diesel SA), sob licença da Alfa Romeo.
AB