Recentemente, em excelente análise aqui no AE, a colunista Nora González, tratou da inovação, trazida com as emendas introduzidas no nosso Código de Trânsito, que foram “piores do que o soneto” , como se dizia antigamente, no que diz respeito ao disciplinamento do motorista, aliviando inclusive algumas punições, em que será permitido avançar o semáforo vermelho, desde que se deseje convergir sobre a via prioritária pela sinalização semafórica do momento.
Cita exemplos reais desta prática, nos países do Primeiro Mundo, no caso o Canadá e os Estados Unidos. Esgota o assunto com excelente poder de resumir, mantendo o leitor interessado, por conseguinte.
Como eu já havia me programado, para abordar o mesmo assunto, passei a sugestão ao Bob Sharp que, uma vez acolhida, passo a redigi-la.
Por sorte minha, tinha, em minha vasta biblioteca especializada, de livros sobre o assunto trânsito e, lá estava, em destaque o “Driver’s Manual” canadense, sem dúvida o mais bem escrito e ilustrado que conheço, com suas 319 páginas que, se estudado pelo candidato a ser habilitado como motorista estará, quem sabe, com mais conhecimentos sobre o assunto trânsito do que muito Diretor de Trânsito atuante no nosso Brasil.
Vou traduzir na íntegra, quando ele fala de “Turning right on a red light” (virando à direita com o sinal vermelho)
Para girar à direita num sinal vermelho:
1- Proceda como faria num sinal gráfico de PARE na linha de parada ou, antes da travessia de pedestres. Tenha cuidado, não bloqueie a travessia dos pedestres;
2- Olhe duas vezes;
3- Certifique-se de que esta manobra é permitida por placa. Esteja seguro de que esta manobra poderá ser feita com segurança. Dê preferência de passagem aos pedestres e aos ciclistas na intercessão ou a ponto de entrar nela
4- Olhe à sua esquerda, em frente e à sua direita (use os espelhos e verificando os pontos cegos). Feito isto torne a olhar à esquerda.
5- Dê a vez aos veículos de modo a não interromper o tráfego;
6- Seja extremamente cuidadoso com a presença de crianças, idosos ou qualquer pessoa com dificuldade de andar ou andando devagar;
7- Decida.
Girar à esquerda ou á direita nestas condições, não é obrigatório.
Isto só deve ser feito quando o seu caminho, tomadas as precauções recomendadas, estiver livre.
Após ler estas recomendações, ainda acrescidas em outro local do Manual do Motorista, de Quebec, de estar sujeito a multa o motorista que, está atrás de um veículo que não deseja entrar na rua adjacente e reclame buzinando.
Acredito que esta emenda tem tudo para não dar certo aqui na nossa Pátria.
De minha parte, quando no exercício do cargo de diretor-geral de Trânsito no extinto Estado da Guanabara, em 1969, resolvi experimentar, atendendo à sugestão de um jornalista, embora não houvesse visto em nenhum país europeu.
Dei-me mal, não funcionou. Houve buzinação no local e alguns quase atropelamentos.
Eu, que na minha juventude fui goleiro, tomei um “frango”…
Aquelas autoridades com o poder de modificar o Código não têm respaldo, nem direito de inventar modificações no controle do tráfego por semáforos enquanto não providenciarem a eliminação do “sinal burro”, de tempo fixo completamente defasado do perfil do tráfego que devem controlar, dando-lhe, a maior mobilidade possível, dentro das condições das capacidades viárias existentes.
O resultado é que, no momento em que o mundo se preocupa com o meio ambiente, aquecimento global, etc., os congestionamentos urbanos continuam como os maiores contribuintes para o maléfico efeito estufa.
CF