A Audi utilizou a pista do autódromo Capuava em Indaiatuba, SP para apresentar para imprensa e potenciais clientes os novos esportivos que passam a fazer parte do portfólio de veículos 100% elétricos da marca no Brasil, conforme já havíamos anunciado meses atrás. Seguindo a proposta de oferecer uma mobilidade cada vez mais sustentável e com grande inovação e esportividade, os dois veículos mostraram um desempenho de superesportivo, apesar do elevado peso em ordem de marcha.
RS e-tron GT
As três voltas no circuito não seriam suficientes para provar as inúmeras opções de ajustes e modos de condução do grã-turismo que tem desempenho de superesportivo. A primeira impressão é a que fica, e ao pressionar o pedal do acelerador só é possível sentir a aceleração prendendo o corpo e a cabeça contra o banco. Na avaliação de 0-100 km/h atingi a estonteante marca de 3,2 segundos, o que é 0,1 segundo mais rápido que o valor oficial declarado.
Na segunda volta, já em velocidade lançada, entrando na reta principal em aclive a meros 100 km/h, a velocidade cresce de forma brutal, atingindo 200 km/h antes de iniciar a frenagem, quando é possível perceber outro grande atributo do carro, os freios. Além do freio elétrico regenerativo que pode ser dosado em dois níveis através de borboletas atrás do volante, o freio de serviço composto por quatro discos ventilados de aço e revestidos de carboneto de tungstênio, material que tem desempenho similar aos freios de cerâmica, reduz a velocidade do veículo em poucos metros, deixando aquela sensação de que poderia ter freado um pouco mais tarde e atingir velocidade superior à observada.
O RS e-tron GT é primo-irmão do Porsche Taycan e compartilha a mesma arquitetura de plataforma do grupo VW com dois motores elétricos, um para cada eixo, permitindo a tração quattro, marca registrada da Audi em seus modelos RS. O motor dianteiro entrega 238 cv, enquanto o traseiro 455 cv, totalizando 598 cv para uso normal. Em condições de pressão de carregamento adicional temporário (overboost), a potência é incrementada para 646 cv com o colossal torque de 84,7 m·kgf. O RS e-tron GT roda normalmente com tração nas quatro rodas. No modo Efficiency, apenas o motor dianteiro fica em operação, o traseiro permanecendo de prontidão caso haja necessidade de incremento de potência ou tração momentânea. Segundo os engenheiros da Audi, a ativação do motor traseiro é cinco vezes mais rápida do que por meio do diferencial mecânico utilizado nos esportivos RS com motores a combustão.
Potência não é nada sem controle, já dizia o slogan da Pirelli, e para transmitir toda essa potência para o chão o veículo vem com pneus Goodyear 265/35R21Y na dianteira e 305/30R21Y na traseira. A suspensão é adaptativa com bolsas de ar comprimido que permitem variar a altura do veículo em uma faixa de +20 mm a -22 mm em relação à altura normal. Essas alturas são mudadas automaticamente em função do modo de condução selecionado e velocidade do veículo. Nos modos Comfort e Dynamic, a partir de 90 km/h o veículo é rebaixado em 10 mm, e acima de 180 km/h são 22 mm de rebaixamento no total. Em modo Efficiency, a partir de 30 km/h o veículo já é rebaixado em 22 mm.
E para complementar o pacote de estabilidade, esse modelo é equipado com eixo traseiro dinâmico que permite melhor diâmetro de giro e maior agilidade para os 2,90 m de entre-eixos ao esterçar as rodas traseiras na direção oposta das dianteiras em baixas velocidades. Em velocidades acima de 90 km/h a adaptação é feita com o esterço na mesma direção das dianteiras, permitindo melhor controle nas curvas de média e alta velocidade. O diferencial traseiro traz o recurso de bloqueio controlado eletronicamente, melhorando a distribuição de torque entre as rodas traseiras.
Tecnologia em destaque
São inúmeros sistemas tecnológicos incorporados no RS e-tron GT fazendo com que este carro se torne o suprassumo nesse quesito e gostaria de destacar um dos itens mais marcantes e que é novidade de aplicação, visto que os demais sistemas já foram vistos em outras matérias de veículos da Audi.
Os faróis trazem a tecnologia Full led Matrix com luz dinâmica e apresentação de luzes a laser que consiste na mais alta inovação e segurança de iluminação veicular. O farol alto incorpora o Audi Laser Light melhorando o alcance da iluminação em altas velocidades. O ofuscamento para veículos vindo na direção contrária ou indo na mesma direção é reduzido através de moderno sistema de câmera. O sistema tem a capacidade de identificar veículos e apaga os segmentos de luzes que poderiam ofuscar o outro veículo, mantendo ainda assim boa iluminação à frente. O sistema LED Matrix assume a função de luz de curva e em conjunto com o sistema de navegação reage momentos antes do veículo ser direcionado para a curva. No mesmo conjunto ótico são projetadas as luzes de indicação dinâmica, e permite projetar luzes dinâmica e futurista na funcionalidade de chegando/saindo de casa.
O sistema de som Bang & Olufsem com som 3D para os bancos dianteiros está incorporado na central multimídia MMI Navegação plus com tela tátil de 10,1” e interface Audi para smartphones. A Audi introduziu um sistema de som externo e interno exclusivo para o RS e-tron GT que gera som esportivo através de alto-falantes localizados na dianteira e na traseira do veículo. O sistema é alimentado com dados de velocidade, rotação dos motores, carga do pedal do acelerador para sintetizar um som que busca mostrar autenticidade. Abre-se a oportunidade para no futuro comprar na Audi store o som que mais agrade ao cliente, como já é possível fazer com os sons dos celulares.
Para conforto e assistência ao motorista a direção tem assistência elétrica indexada à velocidade com calibrações diferenciadas para cada modo de condução, sendo que em todas as condições a sensação de centragem do volante é bem positiva. E para segurança a assistência de direção adaptativa engloba o controle adaptativo de velocidade de cruzeiro com o assistente de permanência em faixa, que além de auxiliar o motorista em acelerações e frenagens, mantem a distância do veículo à frente e mantem o veículo ao centro da faixa.
Bateria e carregamento
Como em todo veículo elétrico, vem sempre a pergunta do alcance e do tempo de recarga, e mesmo que os sistemas evoluam constantemente ainda há ressalvas para essa aplicação, e assim será por muito tempo. Sempre digo que provavelmente na transformação da tração animal para os veículos automotores, a desconfiança e descredito devem ter sido os mesmos. E os primeiros carros elétricos do início do século passado não tiveram sucesso devido ao peso das baterias e limitações de autonomia e recarga. Um século depois, já houve muita evolução, basta olhar o telefone celular que está em nossas mãos.
Bateria de íons de lítio de 93 kW.h que operam a 800 volts se traduz em alcance até 472 km (ciclo WLTP) e possibilidade de utilizar carregador de até 270 kW (indisponível no Brasil — o máximo encontrado é 150 kW). Com esse supercarregador é possível incrementar 100 km de autonomia a cada 5 minutos e carregar até 80% em 22,5 minutos. Esperamos encontrar em breve alguns desses supercarregadores nos principais corredores rodoviários do Brasil.
A bateria está localizada entre os eixos no ponto mais baixo do assoalho, ajudando a baixar o centro de gravidade do veiculo e proporcionando a distribuição dos 2.400 kg de peso em ordem de marcha na relação 50:50 entre os eixos. A bateria contribui ainda para melhorar a rigidez torcional da carroceria e aumenta a segurança em impactos. O arrefecimento é a líquido e circula por toda estrutura da bateria mantendo-a na temperatura de máxima eficiência entre 30 ºC e 35 ºC.
Curiosamente, o RS e-tron GT possui pontos de recarga atrás das rodas dianteiras nos dois lados do veículo para conexão Type 2 de corrente alternada (AC) e no lado direito está a conexão para corrente contínua (DC).
Carroceria em destaque
O DNA Audi da grade dianteira está presente também neste modelo, e enquanto nos modelos a combustão a grade é utilizada para passagem de ar para arrefecimento, neste oculta os principais sensores de condução do veículo; o ar para arrefecimento das baterias é captado pela grade inferior.
Nas laterais do para-choque estão as passagens de ar para refrigeração do freio dianteiro com contribuição para melhor arrasto aerodinâmico. O Cx é de 0,24, um dos menores em carros de série que já dirigi, que além da contribuição para menor energia em altas velocidades também minimiza o ruído de vento dentro do habitáculo ao gerar menos turbulência ao redor do veículo.
O desenho da lateral tem linhas bem fluidas nascendo no capô alongado, passando pelo para-brisa de grande inclinação, até ser finalizado no teto que desce na direção da traseira. As colunas traseiras são inclinadas para a frente e se contrapõem com o aerofólio que escamoteia no bordo da tampa do porta-malas.
O interior traz toda elegância e sofisticação dos carros da Audi com inúmeras possibilidades de configuração de acabamento que utiliza materiais de ótima qualidade e bem confortáveis ao toque. Os bancos esportivos RS Pro são revestidos em couro perfurado com sistema de ventilação e aquecimento, e permitem uma ótima estabilidade do corpo em curvas com alta aceleração lateral.
Conclusão
Entre as diversas opções de personalização do veículo, considerando itens de desempenho, acabamento e conforto, a Audi declara que o modelo conta com mais de 1,4 milhão de combinações e pode ser personalizado diretamente no site da marca.
Uma marca que produz toda linha esportiva RS, começando pelo RS 3 até o R8, sem esquecer das desejadas RS 4 Avant e RS 6 Avant (#savethewagons) não poderia desapontar ao utilizar a sigla RS neste elétrico. E o traçado travado do circuito de Indaiatuba ajudou a mostrar o excelente nível de excelência que atingiram com esse novo produto.
A pré-venda no Brasil começou no dia 20 deste mês com preço sugerido de R$ 949.990 e comercializado na modalidade de venda direta. Por mais R$ 135.000 o comprador pode rechear o carro com todos os opcionais — pacote completo de carbono, assistente de visão noturna e cor externa exclusiva Audi.
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Audi e-tron S Sportback
O suve cupê elétrico ganha uma nova versão mais potente que não se resume ao sufixo “S” que aparece no seu nome. Trata-se na verdade do veículo de maior torque de motor fabricado pela Audi no mundo, e apesar das suas dimensões “suvenianas” e peso em ordem de marcha de 2.805 kg, acelera como poucos esportivos de raça pura.
Com 2.928 mm de distância entre eixos, acomoda três motores elétricos em sua arquitetura de propulsão 100% elétrica,, sendo o primeiro veículo da Audi a adotar esta solução. São dois motores no eixo traseiro e um no eixo dianteiro que totalizam 503 cv de potência máxima com 99,2 m·kgf de torque máximo para tração nas quatro rodas. Faz de zero a 100 km/h em 4,5 segundos, mas a velocidade máxima é limitada em 210 km/h.
A alimentação é feita com bateria de íon de lítio de 95 kW·h que permite alcance de 380 km (ciclo WLTP) que pode ser recarregada em sistemas de corrente alternada de até 22 kW ou em corrente contínua (DC) de 150 kW.
O e-tron S Sportback tem um comportamento dinâmico mais “lento” e comportado que o RS e-tron GT, porém mesmo assim é um veículo de aceleração vigorosa e freios superpotentes, que esbanja conforto e sofisticação por onde passa. A estabilidade nas curvas é ajudada pelos pneus 285/40R21H (letra que indica velocidade máxima admissível, justamente de 210 km/hl) montados em rodas de liga de alumínio com detalhes em preto, dentro do design da Audi Sport.
Os faróis utilizam a tecnologia Full Led Digital Matrix com luz de direção dinâmica e luz de rodagem diurna (DRL) em LED. Há ainda um pacote de luzes personalizáveis com 30 opções de cores. E assim como o e-tron testado no ano passado, esta nova versão tem a opção de retrovisores externos virtuais, o que permitiu atingir o coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,26, excepcional para esse tipo veículo.
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Ar-condicionado tem controle eletrônico e digital de quatro zonas, sendo possível a programação antecipada da climatização do interior do veículo. Bancos superesportivos que equipam o suve tem apoio lombar com ajuste elétrico e dão boa retenção lateral ao corpo, evitando o escorregamento mesmo sob altas acelerações laterais.
Externamente o veículo recebeu abas adicionais nas caixas de rodas para acomodar os maiores pneus, e nas dianteiras há passagem de ar para tornar o fluxo laminar pela face das rodas e dali pela lateral do carro.
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Mercado
A Audi não divulgou as perspectivas de vendas dos novos elétricos e este suve cupê já pode ser encomendado com condições especiais de pré-venda por R$ 779.990 desde 20 de abril p.p. O pacote de opcionais inclui retrovisores virtuais por R$ 15.000, assistente de visão noturna por R$ 21.000 e pintura com cores exclusivas Audi por R$ 37.000.
GB
Fichas técnicas resumidas:
RS e-tron GT | e-tron S Sportback | |
Motorização | Elétrica, 2 motores | Elétrica, 3 motores |
Potência (cv) | 598 (646 com overboost por até 2,5 s) | 503 |
Torque (m·kgf) | 830 | 973 |
Tração | quattro | quatro |
Bateria (kW·h) | 93 | 95 |
Peso (kg) | 2.405 | 2.805 |
Comprimento (mm) | 4.989 | 4.903 |
Largura (mm) | 2.159 | 2.189 |
Altura (mm) | 1.413 | 1.615 |
Entre-eixos (mm) | 2.895 | 2.928 |
Porta-malas (L) | 350 | 555 |
Porta-malas frontal (L) | 85 | 60 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 3,3 | 4,5 |
Velocidade máxima (km/h) | 250 (limitada eletronicamente) | 210 (limitada eletrocincamente) |