A Brembo, uma das mais conceituadas marcas de sistemas de frenagem, colocou luzes de LED onde ainda ninguém tinha imaginado: nas pinças de freio. No momento em que comemora seu sexagésimo aniversário, a empresa fundada em 11 de janeiro de 1961, em Paladina, Itália, por Italo Breda e Emilio Bombassei, divulga a visão daquilo que poderá ser uma pinça de freio do futuro, decorada com luzes de LED cuja tonalidade pode ser controlada através de um aplicativo no celular.
Denominado New G Sessanta, esta pinça conceitual foi inicialmente idealizada para motocicletas. Contudo, um porta-voz da Brembo já confirmou que este conceito futurista também poderá ser aplicado nos automóveis.
Para a fabricante italiana, estas pinças iluminadas têm duas aplicações distintas: a primeira é puramente estética, já que o condutor pode escolher a cor que melhor se adequa ao seu veículo. A segunda está relacionada à segurança, já que podem funcionar como luzes de freio adicionais. Esta última aplicação pode ser particularmente útil em cidade, para pedestres que estejam iniciando uma travessia de ruas.
Apesar de ser uma ideia para o futuro, o projeto do New G Sessanta é totalmente viável. Mas tal como sempre acontece com qualquer protótipo, tudo depende da reação do público ao produto. Se for positiva, pode ser o suficiente para colocar este New G Sessanta definitivamente na linha de produtos da Brembo.
A Brembo já sinalizou há três anos que os sistemas de frenagem em breve serão elétricos. A aposentadoria dos circuitos hidráulicos pode não estar tão distante assim. No momento em que tanto se fala de mobilidade elétrica, essa certamente será tecnologia dos sistemas de freio do futuro.
AB