Denominado Bussink GT R SpeedLegend, este speedster é mostrado no momento em que vários fabricantes lançam séries especiais de modelos com este tipo de carroceria. Limitado a apenas cinco exemplares, o automóvel foi criado a partir do Mercedes-AMG GT R Roadster.
O projeto é ideia do empresário e colecionador de veículos Mercedes-Benz e Maybach, Roland A. Bussink. A produção está limitada a apenas cinco exemplares, todos construídos pela HWA AG, fundada em 11 de agosto de 1998 por Hans Werner Aufrecht, em Affalterbach, Alemanha. A empresa desenvolve e constrói veículos e componentes para a Mercedes-AMG e Hans Werner Aufrecht é o “A” da sigla AMG. Relembrando, as letras A e M representam as iniciais dos sobrenomes dele e de Erhard Melcher, o G vem de Grossaspach, onde Aufrecht residia.
O Bussink GT R SpeedLegend manteve o motor V-8 de 4 litros e dois turbocarregadores que equipa os Mercedes-AMG GT R e GT R Roadster, mas teve a potência aumentada de 585 cv para 850 cv, após a preparação adicional. Não foram divulgados os dados de desempenho nem as modificações mecânicas do carro.
Mas as alterações estéticas é que tornam o Bussink GT R SpeedLegend tão especial. O começo é uma carroceria do AMG GT R Roadster, que tem o para-brisa cortado, dando lugar a um pequeno defletor que envolve todo o habitáculo. Um arco de segurança inspirado nos carros de Fórmula Um protege os ocupantes deste speedster em caso de capotagem.
Foram implementados reforços, de forma a manter intacta a rigidez do modelo. Novas tomadas de ar foram abertas na carroceria, além da substituição de várias partes originais pelas novas peças em compósito de fibra de carbono. Ao final, o peso total foi reduzido em 100 kg se comparado ao AMG GT R Roadster de série.
Receita certa para o desempenho: menos 100 kg e mais 265 cv… Que este Bussink GT R SpeedLegend é um projeto especial, ninguém tem dúvidas. O valor não foi anunciado, mas todos os cinco exemplares já foram vendidos.
AB