Apresentado para o público brasileiro no final de 2020 e rebatizado com o apêndix “Plus” em seu nome, o JAC T50 Plus 2021 não cresceu em relação a versão Pack 3 testada pelo Lucas Rizzollo em junho/2019 (veja aqui), mas teve uma atualização estética importante na parte frontal e nos itens de conectividade e tecnologia.
Com 2.560 mm de entre-eixos encaixa-se na categoria de suve compacto, ou segmento B, mas tem aparência de suve médio, pois o comprimento total ser 4.345 mm e altura 1.765 mm são ligeiramente maiores que o Chevrolet Tracker, suve compacto que vem se destacando no volume de vendas nessa categoria deste seu lançamento.
Se preferir, assista primeiramente ao vídeo gravado na região de Barueri em São Paulo:
Motorização
O motor de 4 cilindros em linha montado na transversal dá conta suficiente de impulsionar o suve de 1.280 kg. Utilizando apenas gasolina e injeção do tipo no duto, tem 1.590 cm³ de cilindrada, 16 válvulas com duplo comando de válvulas continuamente variável na admissão e escapamento, com acionamento por corrente e entrega a potência máxima de 138 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 16,8 m·kgf a 4.000 rpm.
Clique com botão esquerdo do mouse sobre a foto para abrir a foto e ler a legenda
A isolação acústica e coxinização está bem equacionada, pois não há evidências de vibrações desconfortáveis transmitidos pela estrutura da carroceria. Apenas em rotações mais elevadas nota-se o maior ruído de motor no interior da cabine.
O câmbio CVT está conectado ao motor através de conjunto de embreagem multidisco em banho de óleo, que no uso geral não causa surpresas.
São seis marchas emuladas pelo câmbio que direciona o motor a trabalhar próximo aos 2.000 rpm em situações normais de uso do modo Drive, e quando ativado o modo Sport o regime de rotação cresce para a casa de 3.000 rpm. Esse segundo modo dá ao carro maior agilidade no trânsito de cidade, porém tem o agravante de maior consumo e maior nível de ruído interno.
Em termos de desempenho o JAC T50 Plus está na média do segmento com 0-100 km/h em 11,3 segundos e velocidade máxima de 198 km/h. O consumo de combustível não é divulgado pela JAC, mas na viagem padrão de Campinas até a Curva AE foi de 12,5 km/l, e no uso geral de duas semanas com mais de 600 quilômetros ficou em 12 km/l.
Dinâmica veicular
Quando esta reestilização foi apresentada em dezembro de 2020, achei o resultado muito bonito e de vanguarda, e com a paixão que tenho pela dirigibilidade dos veículos, fiquei torcendo para que a evolução na dinâmica veicular tivesse melhorado na mesma proporção.
É notável a evolução do sistema de direção com assistência elétrica, porém ainda está faltando um caminho a ser percorrido para ganhar uma nota 10. Os esforços estático e dinâmico estão em bom nível, mas fica devendo na sensação de centragem do volante, enquanto o ideal é sentir o aumento do peso à medida que se esterça saindo do centro. No T50 Plus há primeiramente um decréscimo do peso nos primeiros graus de esterço, começando a subir de forma muito lenta após esse início. Não é um problema de equipamento, e sim uma estratégia diferente de calibração utilizada pelos engenheiros da JAC. Talvez seja assim que agrade os consumidores orientais, mas não acredito, pois sabemos que chineses gostam de Audi e BMW que têm centragem bem positiva.
No sistema de freio nota-se uma resposta mais brusca de desaceleração ao menor curso e esforço no pedal de freio. É o efeito “jump-in” (pulo inicial) de calibração do servo-freio. Este pode ser um gosto dos orientais, pois passa a impressão que o freio do carro é mais potente do que realmente é. No caso do JAC T50 Plus o sistema é constituído de disco e pinças flutuantes nas quatro rodas, sendo os discos dianteiros ventilados. Um bom conjunto para o tamanho do porta-malas que pode levar até 450 litros (600 litros até o teto). A carga máxima também não é revelada pela JAC, mas estimo entre 400 e 450 kg.
Esperava um melhor comportamento dinâmico da suspensão. Construída no tradicional McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, com molas helicoidais e amortecedores pressurizados, apresenta uma movimentação desequilibrada entre dianteira e traseira, causando uma sensação de desconforto ao trafegar por pisos com muita irregularidade. A rolagem da carroceria é bem contida pelas barras antirrolagem, mas nas curvas de alta velocidade com ondulações aparece aquele balanço adicional indesejável.
Clique com botão esquerdo do mouse sobre a foto para abrir a foto e ler a legenda
Novamente é possível observar que a arquitetura do veículo permitiria um melhor balanço e controle dessa movimentação, pois o conjunto motor-câmbio está montado recuados no cofre do motor e praticamente sobre a linha do eixo dianteiro. A distribuição de peso deve ser boa, faltando, portanto, uma melhor calibração de frequência da suspensão com ajustes nas cargas e constantes elásticas das molas, assim como a adoção de batente hidráulico nos amortecedores para evitar o incômodo ruído de “queda de roda” ao transpor lombadas.
Interior agradável
O visual do interior do JAC T50 Plus ficou melhor com a adoção da nova central multimídia de 10,25” com espelhamento facilitado pelo Android Auto e Apple CarPlay, ambos através de cabo USB. O painel de instrumentos agrada aos orientais e aos brasileiros que tanto reclamam de painel com acabamento rígido. Neste caso tem o desejado revestimento soft touch (toque macio).
Volante de direção com ajuste de altura, em conjunto com os ajustes manuais do banco do motorista que incluem a altura, permite boa posição de direção com ótima visibilidade. Praticamente não é necessário tirar as mãos do volante pois os principais comandos do sistema de som, telefonia, controle de velocidade de cruzeiro e computador de bordo são acionados no próprio volante.
O comando do ar-condicionado está bem acessível ao motorista e passageiro dianteiro, sendo do tipo automático zona única Tem bom funcionamento, permitindo eficiente resfriamento da cabine, apesar do conjunto ser desprovido de saída de ar climatizado para a traseira. O ponto que poderia ser melhorado é a iluminação do mostrador que a noite é bom, mas de dia desaparece. A vantagem é que ao operar o sistema de climatização, a tela da central multimídia apresentar a modificação dos ajustes.
A tela da central multimídia projeta as imagens da câmera de ré, mostrando em 1/3 da tela dividida a visão aérea, e tem ainda a câmera frontal para facilitar as manobras.
Seguindo no console central, junto a alavanca de câmbio estão os interruptores para inibir o funcionamento do start/stop, controle de estabilidade e tração, e comutador das funções das câmeras.
Através da alavanca de câmbio é possível comutar entre Drive e Sport, movimentando-a lateralmente. A partir da posição S permite-se a troca de marchas no modo Manual, com sobe marcha para frente. Adicionalmente, tem a função de partida em piso de baixo atrito que é comandada por um botão no canto lateral traseiro da moldura da alavanca.
O freio de estacionamento é do tipo tradicional, mecânico a cabo, com alavanca no console central, mas que ainda permitiu os projetistas da JAC posicionarem dois porta-copos e um compartimento para acomodar a chave presencial. À frente da alavanca de câmbio há um compartimento adicional que caberia muito bem o carregador de celular por indução (sem fio), mas esse não está na lista de opções do veículo.
Teto solar e forro do teto em cor clara melhora a sensação de espaço interior, e deixa o carro mais iluminado e reluzente internamente, além de compor o visual externo do veículo.
Clique com botão esquerdo do mouse sobre a foto para abrir a foto e ler a legenda
Exterior dinâmico
A nova frente do JAC T50 Plus sofreu uma grande transformação e saiu da mesmice. No alto, junto ao fechamento do capô do motor estão dois conjuntos óticos estreitos que carregam a luz de rodagem diurna (DRL) em LED e são também as setas direcionais. Os faróis do tipo halógeno ocupam uma grande área do para-choque e a grade central complementa o desenho com o emblema-logotipo da marca posicionado ao centro, no alinhamento dos conjuntos óticos superiores.
Linha de cintura alta, ascendente, finalizando em forma de gota após a porta traseira dá o sentido de velocidade à vista lateral do veículo. Ao mesmo tempo que a linha de cintura sobe, a linha do teto decaí, o que não prejudicou espaço pra cabeça dos passageiros traseiros, nem visibilidade de quem senta por ali. Esse conjunto ficou bem harmonioso e é complementado pelas barras longitudinais no teto, e o defletor de teto na tampa do porta-malas.
Conclusão
O segmento de suve compacto é bem disputado não só no Brasil, mas no mundo todo, e modelos, versões, novas configurações aparecem todos os dias. O JAC T50 Plus é mais um tentando atrair as atenções desse público. Tem capacidade e potencial de fazê-lo pelos vários atributos apresentados, e como diferenciador apresenta a garantia de 6 anos sem limite de quilometragem, além da assistência 24-horas e preço das revisões tabelados que outros fabricantes já praticam.
No mercado é oferecido em dois pacotes de conteúdo com disponibilidade imediata: Pack 2 e Pack3 com os seguintes preços públicos:
Pack 2 – R$ 108.490
Pack 3 – R$ 112.990
GB
FICHA TÉCNICA JAC T50 PLUS 1,6 CVT DDVT 2021 | |
MOTOR | |
Nome | 1,6 DVVT |
Tipo | Quatro cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador da fase na admissão e escapamento, 16V, injeção no duto, gasolina |
Diâmetro x curso (mm) | 75 x 90 |
Cilindrada (cm³) | 1.590 |
Potência (cv/rpm) | 138/6.000 |
Torque (m·kgf/rpm) | 17,1/4.000 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5: |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo automático CVT com 6 marchas virtuais comandadas pela alavanca seletora, embreagem multidisco em banho de óleo, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Relação do diferencial (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem, subchassi |
Traseira | Eixo de torção com barra antirrolagem incorporada, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistència indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6Jx16 (estepe, aço) |
Pneus | 205/55R16V, inclusive estepe |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.345 |
Largura sem espelhos | 1.765 / n.d. |
Altura | 1.640 |
Distância entre eixos | 2.560 |
Altura livre do solo | 180 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico | n.d |
Área frontal (m², calculada) | 2,31 |
PESO | |
Em ordem de marcha (kg) | 1.220 |
Carga útil | n.d |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 42 |
Porta-malas | 450 até o nível do banco traseiro, 600 até o teto |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 198 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 11,3 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | n.d. |
Estrada (km/l) | n.d. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 mais favorável (km/h) | 60 (est) |
Menor rotação a 120 km/h (rpm) | 3.000 (observada) |
EQUIPAMENTOS JAC T50 PLUS 2021 | ||
Pack2 | Pack3 | |
Acesso ao interior sem introdução de chave | • | • |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros e traseiros | • | • |
Acionamento uma-varrida do limpador da para-brisa | • | • |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos | • | • |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos com função rebatimento | – | • |
Ajuste de altura do banco do motorista | • | • |
Ajuste do volante de direção em altura | • | • |
Ajuste elétrico do facho dos faróis | • | • |
Alarme antifurto | • | • |
Alças de teto (3) | • | • |
Apoio de cabeça (3) no banco traseiro | • | • |
Ar-condicionado automático digital | • | • |
Assistente de partida em aclive | • | • |
Banco traseiro rebatível 60:40 | • | • |
Bancos revestidos em material sintético que imita couro | – | • |
Barras de teto longitudinais | • | • |
Bolsas infláveis (6) | • | • |
Câmera 360º | – | • |
Câmera de ré | – | • |
Câmera frontal | – | • |
Chave presencial e partida por botão | • | • |
Cintos dianteiros com pré-tensionador | • | • |
Comando interno mecânico do fecho da portinhola do tanque | • | • |
Computador de bordo com hodômetro parcial, consumo médio e marcha engatada | • | • |
Controle de velocidade de cruzeiro com comando no volante | – | • |
Controle de estabilidade e tração, desligável | • | • |
Desembaçador traseiro | • | • |
Desliga-liga motor nas paradas (start-stop) | • | • |
Engates Isofix para dois bancos infatis com fixação superior | • | • |
Entradas USB dianteiras (2) | • | • |
Iluminação do porta-malas | • | • |
Lavador e limpador traseiro, com temporizador | • | • |
Luz de acompanhamento ao deixar o veículo | • | • |
Luz de rodagem diurna (DRL) por LEDs | – | • |
Luzes de leitura dianteiras | • | • |
Monitor de pressão dos pneus | • | • |
Para-sóis com espelho e iluminação | • | • |
Porta-óculos para motorista | • | • |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros | • | • |
Regulagem de altura do facho dos faróis de lâmpadas halógenas | • | • |
Repetidoras das setas nos espelhos | • | • |
Sensor crepuscular | ·– | • |
Sensor de estacionamento traseiro | • | • |
Sistema multimídia com tela tátil de 10,25″ com conexão Bluetooth, USB, função Android Auto e Apple CarPlay | – | • |
Tomada 12 V, USB e AUX | • | • |
Travas elétricas com controle remoto, travamento a 15 km/h | • | • |
Vidro do para-brisa com faixa degradê | • | • |
Volante com comandos (multifunção) | • | • |
Volante revestido em couro | – | • |
Legenda: • disponível de série / – não disponível |