• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

NOVA GASOLINA BOSCH COM MENORES EMISSÕES DE CO2

identicon por Augusto Botelho
07/05/2021
em AB, Notícias
Foto: Divulgação Bosch

Foto: Divulgação Bosch





A Bosch, em parceria com a Shell e com a Volkswagen, desenvolveu um novo tipo de gasolina — denominado Blue Gasoline — mais ecológica, com até 33% de componentes renováveis e que promete reduzir as emissões de CO2  em cerca de 20% por cada quilômetro percorrido. Inicialmente este combustível estará disponível nas instalações da empresa alemã, mas até o final do ano vai chegar a alguns postos de abastecimento na Alemanha e terá um preço na bomba similar ao de combustíveis premium, tais como a Shell V-Power, de 98 octanas RON (95 RON no Brasil).

De acordo com a Bosch, e usando como base de cálculo uma frota de mil automóveis Volkswagen Golf 1,5 TSI, com quilometragem anual estimada em 10 000 km, o uso deste novo tipo de gasolina permitirá uma economia aproximada de 230 toneladas de CO2.

Entre os vários componentes que formam este combustível destaca-se a nafta e o álcool etílico derivados de biomassa. A nafta em particular, tem origem no chamado “tall oil”, que é um líquido viscoso, amarelo-escuro, resultante do tratamento da polpa de madeira na produção de papel. De acordo com a Bosch, a nafta pode ainda ser obtida a partir de outros materiais residuais e de desperdício.

Devido à grande estabilidade de armazenamento, este novo combustível torna-se particularmente adequado para veículos híbridos plug-in, cujos motores a combustão podem permanecer longos períodos de tempo sem funcionar. No futuro, a expansão da infraestrutura de carregamento e as baterias maiores farão com que esses veículos funcionem predominantemente com energia elétrica e, assim, o combustível poderá permanecer no tanque por mais tempo.

Contudo, qualquer motor de combustão que esteja aprovado para usar a gasolina Super 95 E10 poderá ser abastecido com a Blue Gasoline. Os aditivos de alta qualidade mantêm o motor extremamente limpo e protegido contra a corrosão. Isto também significa que o combustível poderá ser distribuído através da rede de postos existente.

Mas apesar de tudo isto, a Bosch já fez saber que não pretende que este novo tipo de gasolina seja visto como um substituto à expansão da eletromobilidade. Em vez disso, servirá como um suplemento para os veículos existentes e para os motores de combustão interna que ainda vão existir nos próximos anos.

“No caminho para uma mobilidade amistosa com o clima, devemos assegurar que não deixamos nenhuma oportunidade técnica por explorar, começando pela eletro-mobilidade e terminando com combustíveis renováveis. Cada pedaço de CO2 que poupamos pode ajudar-nos a atingir as nossas metas climáticas”, declarou o Dr. Uwe Gackstatter, da Bosch Powertrain Solutions.

AB







Próximo
Foto: Divulgação VW

GRANDES ESPORTIVOS IMPORTADOS DOS ANOS 1990: OS RESISTENTES COMPACTOS ALEMÃES

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17