A Jaguar Land Rover anuncia o retorno da produção do Range Rover Evoque no Brasil. Atualmente importado da fábrica de Halewood, na Inglaterra, o suve completa nove anos desde seu lançamento. Dividirá espaço, a partir do último trimestre deste ano, com o Discovery Sport, após a fábrica passar por um processo de modernização para esse segundo modelo na mesma linha de produção.
As instalações da JLR no Brasil estão situadas em Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro. O nome do município é originado do tupi e significa “pedra pontuda”, através da junção dos termos itá (pedra) e tiãi (pontudo). É uma região belíssima, na Serra da Mantiqueira.
A nova geração do Range Rover Evoque será montada com a mesma arquitetura da versão importada, que introduziu itens de alta tecnologia e ainda mais conforto ao veículo. No interior, atrás do volante revestido em couro, estão as novas borboletas de alumínio para troca de marchas. O sistema de infotenimento recebe atualizações por intermédio de conexão Wi-Fi, sem a necessidade de visitar uma concessionária para a operação.
O modelo tem câmera 360º e a função “capô transparente”, um sistema de câmeras inteligentes que permitem ao motorista visualizar o terreno à sua frente, logo abaixo do capô.
Com a nacionalização, o Evoque terá duas versões, ambas com motor turbocarregado flex. “Esse será mais um grande passo da Jaguar Land Rover para se firmar ainda mais no Brasil. O Evoque é um dos nossos modelos mais vendidos no país e sua essência representa o que a marca quer traduzir ao seu público, e o que queremos buscar com a nova estratégia global: uma visão de luxo moderno através do projeto, da qualidade e da eficiência”, comenta Frédéric Drouin, presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe.
A linha nacional da Jaguar Land Rover ficará ainda mais forte, informa a empresa. O Discovery Sport, produzido no Brasil desde 2016, continua com as suas duas motorizações — Diesel e Otto flex — e tem a opção de sete lugares. O Evoque, que já esteve na linha de produção local entre 2016 e 2019, retornará a Itatiaia fortalecido, aumentando sua presença no segmento premium, complementa a JLR.
AB