Apesar de ter apresentado o conceito de um Fusca elétrico em 2012, a VW diz ter desistido da ideia, mas a chinesa ORA apresentou sua versão de Fusca elétrico. Foi no Salão do Automóvel de Xangai de 2021, realizado de 21 a 28 de abril último, que a fabricante chinesa Great Wall Motors (GWM) revelou o ORA Punk Cat, um carro elétrico de quatro portas que se parece muito com o Fusca, com seus faróis circulares e o icônico capô que ocupa quase um terço do carro.
O ORA Punk Cat parece-se bastante com o protótipo do Dr. Ing. Hermann Klaue para um sucessor do VW Fusca, mas com quatro portas que apresentei na matéria Protótipos criados para substituir o VW Fusca – Parte 2 . As fotos abaixo mostram isso bem.
A Great Wall Motors Company Limited tem sede em Baoding, Hebei, China, que fica a uns 150 km ao sul de Beijing. A empresa recebeu o nome de Grande Muralha (da China, obviamente) e foi fundada em 1984. É o maior produtor de veículos utilitários esportivos e caminhonetes da China.
Em 2016, a GWM estabeleceu um recorde histórico de vendas de 1.074.471 carros em todo o mundo, um aumento de 26% em comparação com 2015.
A GWM possui quatro marcas, que são: HAVAL, WEY, ORA e GWM Pickup. A ORA é responsável pela fabricação de carros elétricos dentro do grupo.
A ORA é conhecida por fazer pequenos veículos movidos a bateria, inclusive o seu modelo ORA R1, que é considerado o carro elétrico mais acessível do mundo. É um hatch compacto de quatro portas que em sua versão básica vem com uma bateria de 28,5 kW·h que lhe confere um alcance de 300 quilômetros, e seu motor é de 48 cv com um torque de 12,7 m·kgf, sendo a sua velocidade máxima 100 km/h.
Apesar do preço reduzido, o ORA R1 tem várias bolsas infláveis, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em aclives, sistema de freio adaptativo e freio de estacionamento eletromecânico.
O primeiro carro de tamanho médio da ORA, o ORA iQ, chegou ao mercado em 2018 como um crossover compacto com uma bateria de 46,57 kW·h e um alcance estimado de 400 quilômetros com uma carga. O carro atinge 100 km/h partindo da imobilidade em 7,7 segundos, sua velocidade máxima é de 150 km/h. Seu motor desenvolve 163 cv e 28,6 m·kgf de torque máximo.
A Volkswagen descontinuou o VW Beetle (VW Fusca no Brasil) em 2019. A fabricante alemã planeja lançar um van elétrico inspirado, na clássica VW Kombi, em algum momento de 2024, mas não fez qualquer movimento para trazer de volta o icônico Besouro. Talvez o ORA Punk Cat a faça reconsiderar, especialmente se for bem-sucedido na China.
A Great Wall não divulgou especificações, mas diz que o ORA Punk Cat estará disponível até o final do ano. O carro parece ser baseado em uma estrutura semelhante ao ORA Haomao, um carro elétrico subcompacto lançado no final de 2020. Esse veículo tem um alcance de 400 a 500 quilômetros, dependendo da configuração, e tem um preço de 103.900 yuans (US$ 15.760) a 143.900 yuans (US$ 21.830).
Pelo menos no caso do ORA Punk Cat, a estética pode ter sido “roubada”, mas o design é de alguma maneira original: o carro tem quatro portas. A Volkswagen nunca vendeu um VW Fusca oficial de quatro portas. Mas o capô, a curvatura dos para-lamas, a traseira, enfim, quase todas as partes seguem as mesmas linhas de um VW Fusca.
Já o interior, entretanto, é poluído demais comparando com o que a Volkswagen fez até hoje, e para mim é demasiado kitsch. O detalhe é o volante que tenta imitar um volante antigo do Fusca, mas o resultado ficou mais para um volante de carro americano dos anos 1950
Logo que o ORA Punk Cat foi apresentado no Salão de Xangai, o site Carscoop questionou a Volkswagen sobre este lançamento e, para surpresa de ninguém, a Volkswagen divulgou uma declaração ao Carscoops indicando que está ciente do ORA Punk Cat e que está avaliando se deve ou não tomar medidas legais. “Nós verificamos esta questão no que diz respeito a quaisquer violações funcionais ou de direitos de design da Volkswagen AG e nos reservamos o direito de tomar as medidas legais necessárias”, disse um porta-voz.
Mais algumas fotos do ORA Punk Cat:
Os baixos preços dos carros elétricos chineses são incentivados em parte graças aos grandes subsídios do governo chinês para ajudar as empresas a atingirem a produção em massa e tornar a China um líder global em carros movidos por energia verde (só que na China isto ainda não é bem verdade dado o fato de que boa parte da produção de energia elétrica por lá é feita a partir de combustíveis fósseis). Com isso os carros elétricos chineses poderão ser uma alternativa barata para a eletrificação de frotas em muitos países.
Algo mais, além da cópia do VW Fusca pela ORA?
Sim, a ORA revelou outro carro no Salão do Automóvel de Xangai, o ORA Lightning Cat, que parece quase idêntico a um sedã Porsche e chega a atingir 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Desnecessário dizer que duvidamos que isso tenha sido uma coincidência.
O ORA Lightning Cat é um carro-conceito e, embora tenha um trem de força totalmente elétrico, ele se inspira bastante no Porsche Panamera e no 911.
O ORA Lightning Cat tem um conjunto de faróis ovais simples e não possui uma grade frontal. A GWM também equipou o veículo com um conjunto exclusivo de rodas com raios curvos com acabamento em prata. Para fazer o carro se destacar ainda mais, o intrigante acabamento em pintura em dois tons combinando um acabamento cinza fosco com detalhes em bronze metálico nas portas e nos para-lamas dianteiros.
A GWM equipou o veículo com um par de motores elétricos que fornecem tração às quatro rodas. Nenhum outro dado técnico foi revelado.
Algumas fotos do ORA Lightning Cat:
O seguro morreu de velho
Em março de 2019 o presidente mundial da Volkswagen, Herbert Diess, quando questionado sobre uma versão de emissão zero do VW Fusca, simplesmente disse “não”, explicando que “você tem que fazer algo emocional, mas acho que não podemos cobrir a linha histórica de Volkswagen com versões elétricas, e não devemos fazer isto.”
Agora, como vimos, isso não se aplica ao Transporter, que será trazido de volta usando a plataforma MEB que é dedicada exclusivamente a carros elétricos dentro do Grupo Volkswagen.
“Você pode fazer esses derivados provavelmente mais facilmente dessa forma do que em plataformas convencionais”, disse Diess. “Isso basicamente tornou o ID Buzz (nome da nova Kombi elétrica) possível, porque com essa plataforma você tem a bateria plana, então você tem muita liberdade de design. Você pode fazer muitos veículos emocionais mais facilmente.”
Até aí tudo bem, mas por que a Volkswagen decidiu recentemente, em julho de 2020, registrar os seguintes nomes no European Union Intellectual Property Office (Euipo) — Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia: e-Beetle, e-Golf Classic, e-Karmann e finalmente e-Kubel?
O registro do e-Beetle foi concedido no dia 8 de dezembro de 2020, apesar de todas as explicações do Herr Diess dadas em 2019.
Você mesmo pode se certificar disto, basta entrar no site https://euipo.europa.eu/eSearch/#basic/ e colocar no campo de procura (Search) por exemplo: e-Beetle e ver a resposta.
Sim, pode ser algo do tipo “o seguro morreu de velho”, mas que há a preocupação de deixar estes nomes reservados para uma eventual utilização lá, isto há. Vai que os ventos lá pelas bandas de Wolfsburg mudem de direção e eles acabem decidindo aplicar a plataforma MEB a um projeto de VW Fusca elétrico rival do ORA Punk Cat?
AG
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