O Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid tem 680 cv, mas ainda não é o modelo mais focado no desempenho, o que justifica essa nova versão do suve. Ela será baseada no atual Cayenne Turbo Coupé, já que estará disponível apenas com esse tipo de carroceria. A Porsche informa que o novo carro vai ser “a derradeira experiência em comportamento dinâmico”.
O motor será uma versão mais potente do 4-litros V-8 com dois turbocarregadores, já usado nos Cayenne Turbo, de 550 cv. Tudo indica, porém, que terá potência na faixa dos 640 cv, após as alterações que está recebendo.
Cabe destacar que a Porsche está trabalhando, em paralelo, num misterioso Porsche 718 Cayman, fotografado em Nürburgring com carroceria mais larga e estranhos para-lamas com abas enxertadas. A aguardar o futuro…
Voltando ao Cayenne, ele terá o chassi e todos os sistemas de controle, incluindo o sistema de controle de estabilidade e tração da marca (PDCC) mais voltados ao desempenho esportivo. Esse sistema,, que engloba controle ativo de estabilização da inclinação da carroceria nas curvas recebeu novos parâmetros para o uso orientado para o desempenho, mas sem perder o conforto no dia a dia.
Num comunicado divulgado pela marca, o piloto de testes da Porsche, Lars Kern, com quem Walter Röhrl divide a primazia dos testes, afirmou: “O PDCC mantém a carroceria sempre equilibrada e nivelada, mesmo durante as curvas realizadas de forma muito rápida”. Além disso, o piloto afirma que “comparativamente ao Cayenne Turbo Coupé, as rodas dianteiras são meia polegada mais largas e o câmber negativo aumentou em 0,45 grau, de forma a proporcionar uma maior superfície de contato para os novos pneus, montados em rodas de 22 polegadas de diâmetro e desenvolvidos especialmente para este modelo”.
Que trabalho “entediante” que Lars Kern deve ter… Testar carros da Porsche o dia inteiro e partilhar da experiência de 53 anos de Walter Röhrl, que estreou em ralis em 1968. Röhrl acabou de completar 74 anos — nasceu em 7 de março de 1947 — e participa da afinação final de praticamente todos os veículos da marca.
Depois de ter testado o protótipo do suve no circuito usado para os grandes prêmios no Hockenheimring — onde desde outubro de 2019 a Porsche mantém um Porsche Experience Center — Röhrl declarou: “O automóvel permanece incrivelmente estável mesmo em curvas rápidas e o seu comportamento é extremamente preciso. Mais do que nunca, temos a sensação de estarmos pilotando um automóvel esportivo compacto e não um suve de grandes dimensões”.
O visual está camuflado no protótipo todo pintado de preto e não revela muito como realmente será. O sistema de escapamento de titânio tem as duas saídas em posição central. A Porsche não informou a data do lançamento desta versão nem adiantou mais informações sobre o modelo.
AB