As tecnologias de segurança instaladas nos veículos Onix, Onix Plus e Tracker da nova geração faz dobrar a participação de veículos equipados com itens como resposta automática em caso de acidente, alerta de ponto cego e alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência. O que até recentemente era uma exclusividade de veículos de segmento de luxo, os sistemas avançados de segurança agora estão disponíveis também para modelos mais acessíveis. São modelos de grande volume da marca Chevrolet e respondem por boa fatia de mercado em suas categorias.
A GM informa que um estudo feito pelo instituto norte-americano IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) aponta que os sistemas avançados de segurança são extremamente eficientes para diminuir as consequências ou até mesmo prevenir acidentes. O alerta de colisão com o sistema de frenagem autônoma de emergência é capaz de evitar metade das colisões frontais de trânsito, enquanto o alerta de ponto de cego reduz em 23% a chance de acidentes com lesões, por exemplo.
“Certamente as novas tecnologias de segurança têm um papel importante nessa redução”, afirma Gilvan Rossi, gerente de Segurança Veicular Integrada da GM América do Sul. “A tendência é que estes equipamentos se tornem cada vez mais acessíveis com o aumento de escala e o desenvolvimento da tecnologia”, completa o especialista.
Mais de 20% dos clientes Chevrolet optam por veículos equipados com os pacotes mais avançados de segurança, percentual duas vezes maior do que há cerca de dois anos, quando as novas gerações de Onix, Onix Plus e Tracker ainda não haviam sido lançadas, conforme divulga a GM.
“A segurança ganha cada vez mais relevância na decisão de compra do consumidor, tanto que hoje pouco mais de um terço das unidades emplacadas do Tracker já conta com o pacote mais completo de equipamentos”, informa Paulo Leandro Santos, gerente de Marketing de Produto da GM.
Na extensa lista de funcionalidades, duas são merecedoras de destaque. A resposta automática em caso de acidente funciona após a deflagração das bolsas infláveis ou o acionamento do pré-tensionador dos cintos. O veículo é capaz de enviar um sinal com sua localização para a Central de Atendimento OnStar. Atendentes então realizam uma chamada telefônica para o veículo oferecendo suporte aos ocupantes e, em caso de necessidade, acionam órgão públicos de emergência. Mas esta funcionalidade depende da existência de sinal de rede telefônica celular no local.
A outra funcionalidade é o alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro. Toda vez que as portas traseiras são abertas até 10 minutos antes do acionamento da ignição, o veículo memoriza a ação durante toda viagem e adverte o motorista no momento do seu desembarque. Soa um sinal sonoro e aparece uma mensagem no visor do computador de bordo relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro. Uma boa medida para evitar os terríveis acidentes de crianças ou animais esquecidos dentro dos veículos.
AB