Os dois RS 3 — Sportback (hatch) e Sedan — representam as mais recentes novidades da linha Audi Sport (modelos S e RS) e já existem, para o futuro, planos para as versões elétricas dessa gama esportiva.
Pouco se sabe sobre esses dois modelos das fotos, mas tudo indica que terão os motores de cinco cilindros em linha de 2,5 litros com turbocarregador. Basta olhar para a camuflagem dos modelos (foto de abertura) e em grande destaque vemos a sequência 1-2-4-5-3, que indica a ordem de ignição dos cinco cilindros…
Os novos Audi RS 3 deverão ser um dos últimos, senão o último, modelo da Audi Sport a ser produzido sem qualquer tipo de eletrificação.
Especula-se que terão sua potência aumentada dos 400 cv, que encontramos em modelos como o RS Q3 e o TT RS, para algo na faixa dos 450 cv, superando seu maior rival, o Mercedes-AMG A 45 S, de 421 cv. Com certeza o cinco-cilindros estará integrado com o câmbio S-tronic de dupla embreagem e sete marchas, e a tração integral quattro. Também existem rumores sobre um RS 3 Performance, com potência ainda maior.
Até 2024, mais de metade da linha Audi Sport — hoje composta por 15 modelos — terá algum tipo de eletrificação: desde os semi-híbridos 48 V até os 100% elétricos, como o novo RS e-tron GT. Em 2026, esse valor deverá ser de até 80%, com o objetivo da Audi Sport de oferecer apenas modelos elétricos e híbridos de plugar nos seus modelos de maior desempenho.
A próxima geração da perua RS 4 Avant já deve ser elétrica. Finalmente, em 2030, todos os modelos S e RS serão eletrificados, seja de uma forma, ou de outra.
AB