O lendário modelo Mercedes-Benz 300 SLR (W196S) de número “722” retornou a Brescia, na Itália, exato local onde em 1955 Sir Stirling Moss venceu a Mille Miglia, tendo Denis Jenkinson como copiloto (foto de abertura). As palavras super-leicht rennsport formam a sigla SLR, que significa esporte-competição superleve.
Foi ao volante deste carro que a dupla conquistou a vitória na Mille Miglia daquele ano, com um recorde que vai durar para a eternidade. Levaram apenas 10 horas, 7 minutos e 48 segundos para cobrir os 1.600 quilômetros da prova. Sua velocidade média de 157,65 km/h nunca foi superada nas corridas posteriores, realizadas até 1957. O rali de regularidade 1000 Miglia, um dos principais eventos internacionais do automobilismo de clássicos, realizou-se neste ano de 2021, entre 16 e 19 de junho.
Sir Stirling Moss faleceu em Londres em 12 de abril de 2020 aos 90 anos. Como um tributo a esse piloto de corrida inesquecível, a Mercedes-Benz Classic criou um livro digital de condolências, acessado em www.mercedes-benz.com/stirlingmoss .
Em 1955 Stirling Moss competiu no Campeonato Mundial de Carros Esporte ao volante do 300 SLR (W196S) e contribuiu de forma crucial para a conquista do campeonato pela Mercedes-Benz. Além da vitória na Mille Miglia, ele conquistou o primeiro lugar no RAC Tourist Trophy no Reino Unido e em Targa Florio na Itália. E no mesmo ano, pilotando o W196R Grand Prix terminou o Campeonato Mundial de Fórmula Um na segunda colocação, atrás apenas de seu companheiro de equipe, o também lendário Juan Manuel Fangio.
Em 1956, 1957 e 1958 Moss mais uma vez ficou em segundo lugar no Campeonato Mundial de Fórmula Um, enquanto conquistou o terceiro lugar em 1959, 1960 e 1961. Após uma lesão grave na prova 100 milhas de Goodwood em 30 de abril de 1962, Moss encerrou sua carreira, aos 33 anos.
Como embaixador da marca Mercedes-Benz, Moss foi sempre um convidado de honra em eventos de automobilismo em todo o mundo. Em muitas dessas ocasiões, assumia o volante de carros clássicos de corrida da Mercedes-Benz para conduzi-los com habilidade, rapidez e segurança pela pista, para o deleite dos fãs. Algo que ele sempre dizia e que vinha do coração: “Sempre tive orgulho de fazer parte da família Mercedes-Benz”.
“Como uma homenagem a Sir Stirling Moss, a Mercedes-Benz levará o SLR 300 “722” para Brescia este ano e exibirá o veículo em várias ocasiões durante o rali 1000 Miglia”, declarou Christian Boucke, diretor do Mercedes-Benz Classic. O modelo original do acervo da Mercedes-Benz ficou exibido em um cubo de vidro no Museo Mille Miglia e no dia 16 de junho, os fãs puderam ver e ouvir o lendário carro de corrida em ação. O motor de três litros e oito cilindros em linha gera até 310 cv, dependendo do coletor de admissão utilizado, e com o seu som inesquecível saiu da rampa e atravessou o centro histórico de Brescia.
AB