• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

MERCEDES-BENZ HOMENAGEIA SIR STIRLING MOSS

FOI DURANTE O RALI 1000 MIGLIA NA ITÁLIA, QUE ACABOU DE SE REALIZAR

identicon por Augusto Botelho
21/06/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

Fotos: Divulgação Mercedes-Benz





O lendário modelo Mercedes-Benz 300 SLR (W196S) de número “722” retornou a Brescia, na Itália, exato local onde em 1955 Sir Stirling Moss venceu a Mille Miglia, tendo Denis Jenkinson como copiloto (foto de abertura). As palavras super-leicht rennsport formam a sigla SLR, que significa esporte-competição superleve.

Sir Stirling Moss e Denis Jenkinson rumo à vitória na Mille Miglia, em 1955

Foi ao volante deste carro que a dupla conquistou a vitória na Mille Miglia daquele ano, com um recorde que vai durar para a eternidade. Levaram apenas 10 horas, 7 minutos e 48 segundos para cobrir os 1.600 quilômetros da prova. Sua velocidade média de 157,65 km/h nunca foi superada nas corridas posteriores, realizadas até 1957. O rali de regularidade 1000 Miglia, um dos principais eventos internacionais do automobilismo de clássicos, realizou-se neste ano de 2021, entre 16 e 19 de junho.

Sir Stirling Moss faleceu em Londres em 12 de abril de 2020 aos 90 anos. Como um tributo a esse piloto de corrida inesquecível, a Mercedes-Benz Classic criou um livro digital de condolências, acessado em www.mercedes-benz.com/stirlingmoss .

Em 1955 Stirling Moss competiu no Campeonato Mundial de Carros Esporte ao volante do 300 SLR (W196S) e contribuiu de forma crucial para a conquista do campeonato pela Mercedes-Benz. Além da vitória na Mille Miglia, ele conquistou o primeiro lugar no RAC Tourist Trophy no Reino Unido e em Targa Florio na Itália. E no mesmo ano, pilotando o W196R Grand Prix terminou o Campeonato Mundial de Fórmula Um na segunda colocação, atrás apenas de seu companheiro de equipe, o também lendário Juan Manuel Fangio.

Moss sempre que podia pilotava os carros nos eventos para veículos clássicos

Em 1956, 1957 e 1958 Moss mais uma vez ficou em segundo lugar no Campeonato Mundial de Fórmula Um, enquanto conquistou o terceiro lugar em 1959, 1960 e 1961. Após uma lesão grave na prova 100 milhas de Goodwood em 30 de abril de 1962, Moss encerrou sua carreira, aos 33 anos.

Como embaixador da marca Mercedes-Benz, Moss foi sempre um convidado de honra em eventos de automobilismo em todo o mundo. Em muitas dessas ocasiões, assumia o volante de carros clássicos de corrida da Mercedes-Benz para conduzi-los com habilidade, rapidez e segurança pela pista, para o deleite dos fãs. Algo que ele sempre dizia e que vinha do coração: “Sempre tive orgulho de fazer parte da família Mercedes-Benz”.

O carro original, pertencente ao museu da marca

“Como uma homenagem a Sir Stirling Moss, a Mercedes-Benz levará o SLR 300 “722” para Brescia este ano e exibirá o veículo em várias ocasiões durante o rali 1000 Miglia”, declarou Christian Boucke, diretor do Mercedes-Benz Classic. O modelo original do acervo da Mercedes-Benz ficou exibido em um cubo de vidro no Museo Mille Miglia e no dia 16 de junho, os fãs puderam ver e ouvir o lendário carro de corrida em ação. O motor de três litros e oito cilindros em linha gera até 310 cv, dependendo do coletor de admissão utilizado, e com o seu som inesquecível saiu da rampa e atravessou o centro histórico de Brescia.

AB







Próximo
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17