O Peugeot 106 celebra o seu trigésimo aniversário em setembro próximo, pois o lançamento comercial foi em 12 de setembro de 1991. Foi mostrado à imprensa como um veículo concebido para ser versátil na cidade e pensado para trafegar nas estradas. Foi produzido inicialmente com carroceria de três portas, mas logo em 1992 foi lançado na versão de cinco portas. A produção total foi de quase 2,8 milhões de unidades, até ser descontinuado em 2003.
Com tração dianteira e apenas 3,56 metros de comprimento, teve motores a gasolina de 4 cilindros da família TU, de 954 cm3 a 1.587 cm3. Nas motorizações a diesel variou entre 1.360 cm3 a 1.558 cm3. Ao longo dos doze anos de produção teve 20 séries especiais. As mais populares foram 106 Roland Garros e 106 Zenith (1993), 106 Kid (1994), 106 Cartoon (promovido pelo Droopy, de 1996 a 1999), 106 Inès de la Fressange (1997) e 106 Enfant Terrible (2000).
Entre os modelos que se distinguiram pelas versões desportivas contam-se o 106 Rallye (1993), o 106 XSI com 95 cv (1992) e com 105 cv (1995), bem como o 106 S16 com 120 cv (1996). A carreira esportiva do 106 foi promovida pela Peugeot Sport, que competiu com ele no Grupo N dos ralis. Em 1997 surgiu o 106 Maxi, inspirado no 306 Maxi.
Para recordar do clássico 106, o Musée de l’Aventure Peugeot, em Sochaux, dedica a ele uma exposição que estará aberta até o final de 2021. Estão expostos um total de oito exemplares, a saber: 106 Rallye (versão italiana, de 1994), 106 XSI (1992), 106 Signature (1995), 106 S16 (1997), 106 Enfant Terrible (2002), 106 Electric (1996), o 106 Maxi (1997) e um protótipo do 106 Cabriolet (1992).
Um grande encontro, organizado pelos clubes 106 Team Rallye e 106 S16, será realizado no dia 11 de setembro de 2021, abrindo as portas do Museu a todos os proprietários de um Peugeot 106 que queiram marcar presença.
AB