• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

PEUGEOT 106 COMEMORA SEUS 30 ANOS

VEÍCULO URBANO, MAS TAMBÉM ADEQUADO ÀS RODOVIAS

identicon por Augusto Botelho
23/06/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação Peugeot

Fotos: Divulgação Peugeot





O Peugeot 106 celebra o seu trigésimo aniversário em setembro próximo, pois o lançamento comercial foi em 12 de setembro de 1991. Foi mostrado à imprensa como um veículo concebido para ser versátil na cidade e pensado para trafegar nas estradas. Foi produzido inicialmente com carroceria de três portas, mas logo em 1992 foi lançado na versão de cinco portas. A produção total foi de quase 2,8 milhões de unidades, até ser descontinuado em 2003.

O 106 também foi comercializado no Brasil

Com tração dianteira e apenas 3,56 metros de comprimento, teve motores a gasolina de 4 cilindros da família TU, de 954 cm3 a 1.587 cm3. Nas motorizações a diesel variou entre 1.360 cm3 a 1.558 cm3. Ao longo dos doze anos de produção teve 20 séries especiais. As mais populares foram 106 Roland Garros e 106 Zenith (1993), 106 Kid (1994), 106 Cartoon (promovido pelo Droopy, de 1996 a 1999), 106 Inès de la Fressange (1997) e 106 Enfant Terrible (2000).

Acabamento adequado para a categoria do carro

Entre os modelos que se distinguiram pelas versões desportivas contam-se o 106 Rallye (1993), o 106 XSI com 95 cv (1992) e com 105 cv (1995), bem como o 106 S16 com 120 cv (1996). A carreira esportiva do 106 foi promovida pela Peugeot Sport, que competiu com ele no Grupo N dos ralis. Em 1997 surgiu o 106 Maxi, inspirado no 306 Maxi.

Para recordar do clássico 106, o Musée de l’Aventure Peugeot, em Sochaux, dedica a ele uma exposição que estará aberta até o final de 2021. Estão expostos um total de oito exemplares, a saber: 106 Rallye (versão italiana, de 1994), 106 XSI (1992), 106 Signature (1995), 106 S16 (1997), 106 Enfant Terrible (2002), 106 Electric (1996), o 106 Maxi (1997) e um protótipo do 106 Cabriolet (1992).

Versão esportiva trazia elementos inspirados nos carros do Grupo N

Um grande encontro, organizado pelos clubes 106 Team Rallye e 106 S16, será realizado no dia 11 de setembro de 2021, abrindo as portas do Museu a todos os proprietários de um Peugeot 106 que queiram marcar presença.

AB







Próximo
FiatArgo Trekking (Foto: Gerson Borini)

MERCADO EM MAIO - AINDA LIMITADOS PELOS SEMICONDUTORES

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17