O problema afeta os modelos Cayenne 2021/2022 produzidos entre 16 de setembro de 2020 e 31 de outubro de 2020. Nestes veículos as porcas travantes instaladas nos braços da suspensão do eixo traseiro podem não ter sido fabricadas de acordo com o campo de parâmetro padrão. Isso pode levar à tensão ou à rachadura por corrosão das referidas peças e, como resultado, ocorrer uma quebra. Nestas condições, o eixo traseiro do veículo pode se movimentar para além da posição pretendida pelo condutor, o que pode causar instabilidade ou mudanças significativas no comportamento da direção, com a possibilidade de resultar em acidentes.
A Porsche entrará em contato por e-mail ou por telefone com os proprietários dos veículos afetados para agendamento da substituição das porcas travantes. O início do atendimento será a partir do final deste mês.
Falha
O recall, ou revocação, invariavelmente resulta de falha de material ou de montagem. Esse é um assunto que rende matéria dedicada, mas é inquestionável tratar-se de falha no processo de fabricação. Neste caso das porcas travantes pode se tratar de erro no processo de produção do fabricante das porcas ou a fabricante Porsche ter procurado outro fornecedor para reduzir custo, prática infelizmente cada vez mais comum. Muitas vezes uma atraente redução de custo pode sair muito caro para a fabricante do veículo, como neste caso do Cayenne, se da fixação insuficiente do eixo traseiro resultar acidente, como o próprio aviso de revocação alerta.
Ainda está na memória de muitos a desastrosa troca do fornecedor do óleo do motor na produção dos motores VW EA111 de 1 litro, em 2010, conforme explicado pela fabricante, que resultou em 300 mil motores avariados que tiveram que ser substituídos ou reparados em garantia. Só não foi explicado o porquê da troca do fornecedor do óleo na produção, mas é fácil adivinhar o motivo.
Cabe salientar que neste caso não houve revocação, obrigatória somente quando envolve segurança, mas a VW atendeu todos os casos de motor ruidoso por danos nas peças móveis. O barato saiu bem caro, tanto em imagem quanto financeiro.
VW também revoca
Uma nota sobre revocação
Antes que o leitor ou leitora pergunte, revocação é um substantivo que consta do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), compilado pela Academia Brasileira de Letras, que é a referência oficial em caso de dúvida, bem como o verbo revocar existe na publicação e pode ser empregado. É claro que ‘recall’ na língua inglesa, tanto substantivo quanto verbo (to recall) é um termo amplamente conhecido no Brasil até por leigos,
Ao consultar os dicionários das duas línguas constata-se que o sentido é exatamente o mesmo, “chamar de volta”. No caso de qualquer produto defeituoso, chamar de volta o produto que já esteja nas mãos do cliente para o devido reparo. A palavra vem do latim revocare.
Na leitura, recall não traz problema de entendimento por ninguém, mas na pronúncia pode trazer. Como a pessoa deve pronunciar, (ri’col), em inglês, ou (re’cau)? Embaraçoso, convenhamos.
AB