• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

PORSCHE COMUNICA REVOCAÇÃO DO CAYENNE

PORCAS TRAVANTES NO EIXO TRASEIRO ESTÃO FORA DE ESPECIFICAÇÃO

identicon por Augusto Botelho
05/06/2021
em AB, Notícias
Foto Divulgação Porsche

Foto Divulgação Porsche





O problema afeta os modelos Cayenne 2021/2022 produzidos entre 16 de setembro de 2020 e 31 de outubro de 2020. Nestes veículos as porcas travantes instaladas nos braços da suspensão do eixo traseiro podem não ter sido fabricadas de acordo com o campo de parâmetro padrão. Isso pode levar à tensão ou à rachadura por corrosão das referidas peças e, como resultado, ocorrer uma quebra. Nestas condições, o eixo traseiro do veículo pode se movimentar para além da posição pretendida pelo condutor, o que pode causar instabilidade ou mudanças significativas no comportamento da direção, com a possibilidade de resultar em acidentes.

Porca travante, também conhecida por autotravante (Foto: youtube.com)

A Porsche entrará em contato por e-mail ou por telefone com os proprietários dos veículos afetados para agendamento da substituição das porcas travantes. O início do atendimento será a partir do final deste mês.

Falha

O recall, ou revocação, invariavelmente resulta de falha de material ou de montagem. Esse é um assunto que rende matéria dedicada, mas é inquestionável tratar-se de falha no processo de fabricação. Neste caso das porcas travantes pode se tratar de erro no processo de produção do fabricante das porcas ou a fabricante Porsche ter procurado outro fornecedor para reduzir custo, prática infelizmente cada vez mais comum. Muitas vezes uma atraente redução de custo pode sair muito caro para a fabricante do veículo, como neste caso do Cayenne, se da fixação insuficiente do eixo traseiro resultar acidente, como o próprio aviso de revocação alerta.

Ainda está na memória de muitos a desastrosa troca do fornecedor do óleo do motor na produção dos motores VW EA111 de 1 litro, em 2010, conforme explicado pela fabricante, que resultou em 300 mil motores avariados que tiveram que ser substituídos ou reparados em garantia.  Só não foi explicado o porquê da troca do fornecedor do óleo na produção, mas é fácil adivinhar o motivo.

Cabe salientar que neste caso não houve revocação, obrigatória somente quando envolve segurança, mas a VW atendeu todos os casos de motor ruidoso por danos nas peças móveis. O barato saiu bem caro, tanto em imagem quanto financeiro.

VW também revoca

Essa revocação da Porsche ocorre simultaneamente com uma da Volkswagen que alerta os proprietários de veículos modelos Gol, Voyage, Saveiro e Fox, ano-modelo 2022, com data de fabricação entre 7 de abril de 2021 e 19 de maio de 2021, sobre a possibilidade de soltura da polia do virabrequim, com consequente perda da assistência de direção e falha de funcionamento do alternador. Para agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 019 8866 e o site www.vw.com.br.

Linha Volkswagen também passa por revocação (Foto: Divulgação VW)

Uma nota sobre revocação

Antes que o leitor ou leitora pergunte, revocação é um substantivo que consta do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), compilado pela Academia Brasileira de Letras, que é a referência oficial em caso de dúvida, bem como o verbo revocar existe na publicação e pode ser empregado. É claro que ‘recall’ na língua inglesa, tanto substantivo quanto verbo (to recall) é um termo amplamente conhecido no Brasil até por leigos,

Ao consultar os dicionários das duas línguas constata-se que o sentido é exatamente o mesmo, “chamar de volta”. No caso de qualquer produto defeituoso, chamar de volta o produto que já esteja nas mãos do cliente para o devido reparo. A palavra vem do latim revocare.

Na leitura, recall não traz problema de entendimento por ninguém, mas na pronúncia pode trazer. Como a pessoa deve pronunciar, (ri’col), em inglês, ou (re’cau)? Embaraçoso, convenhamos.

AB







Próximo
Foto: acscm.com

COMO SERÁ QUE O EX-CHEFÃO DA RENAULT EXPLICOU SEUS MOTORES EMITIREM MAIS NOx QUE O LIMITE?

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17