O novo Abarth 695 Esseesse é uma edição especial, que terá produção limitada a apenas 1.390 unidades. Coincidência ou não, mas 1.390 é exatamente o dobro de 695… Este é um nome com tradição na história da marca e remete aos primórdios da Abarth. Após uma carreira como piloto de motocicletas e carros, Carlo Abarth fundou a Abarth & C com Guido Scagliarini em 1949.
Para esta nova criação a Abarth inspirou-se num modelo de 1964, o Fiat 500 preparado como um 695 Esseesse, que tinha a cilindrada aumentada para 690 cm,3 e 38 cv, que o levavam até 140 km/h. Com apenas mil unidades produzidas, aquele pequeno escorpião destacava-se também pelos emblemas com o monograma “SS” em maiúsculas no capô e pela inscrição “Esseesse” no painel.
Para esta edição moderna, a fórmula foi a mesma, mas com o desempenho e o comportamento que se espera de um modelo dos dias de hoje. Tudo foi explorado para conseguir a melhor aerodinâmica, o melhor equilíbrio e o menor peso.
Em relação ao Abarth 595 Competizione, este 695 Esseesse conseguiu uma diminuição de peso de aproximadamente 10 kg, graças ao uso de um novo capô em alumínio que reduz o peso em 25% frente a um capô normal e a um sistema de escapamento Akrapovic, com as ponteiras produzidas em titânio.
Mas o item mais impressionante é o defletor de teto na traseira, que não só evoca a história da marca nas competições como melhora a estabilidade em curvas e aumenta a capacidade de resposta em traçados mistos. Na posição mais elevada fletido a 60º, a uma velocidade de 200 km/h o “Spoiler ad Assetto Variabile” é capaz de gerar mais 42 kg de carga aerodinâmica. Ele pode ser ajustado entre zero grau e 60 graus.
A imagem exterior deste 695 Esseesse fica completa com os pormenores brancos no defletor dianteiro, nas capas dos retrovisores e nos adesivos laterais. As rodas de 17 polegadas são brancas com o centro vermelho e as pinças de freio, da marca Brembo, são vermelhas.
A exclusividade desta versão também está presente no habitáculo, com os bancos Sabelt com as costuras combinando com a cor exterior, que apenas pode ser em “Preto Scorpione” ou em “Cinzento Campovolo”. No painel o destaque é para o revestimento em Alcantara, onde está a inscrição “695 Esseesse”, que combina com os acabamentos em compósito de fibra de carbono na alavanca de câmbio, nos pedais e no volante.
O motor é o 1.4 T-Jet, que produz 180 cv de potência e 25,5 m·kgf de torque. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 6,7 s e a velocidade máxima, com o defletor a zero grau de inclinação, é de 225 km/h. O câmbio é manual ou, opcionalmente, sequencial robotizado com comando por borboletas no volante. As suspensões têm amortecedores Koni em ambos os eixos e pinças Brembo de quatro pistões à frente com discos ventilados de diâmetros 305 mm na frente e 240 mm, atrás.
Um escorpião bastante feroz, mas que todos nós gostaríamos de encontrar na nossa garagem…
AB