O novo Abarth 695 Esseesse é uma edição especial, que terá produção limitada a apenas 1.390 unidades. Coincidência ou não, mas 1.390 é exatamente o dobro de 695… Este é um nome com tradição na história da marca e remete aos primórdios da Abarth. Após uma carreira como piloto de motocicletas e carros, Carlo Abarth fundou a Abarth & C com Guido Scagliarini em 1949.
![](https://www.autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/07/FIAT-ABARTH-1964-800x450.jpg)
Para esta nova criação a Abarth inspirou-se num modelo de 1964, o Fiat 500 preparado como um 695 Esseesse, que tinha a cilindrada aumentada para 690 cm,3 e 38 cv, que o levavam até 140 km/h. Com apenas mil unidades produzidas, aquele pequeno escorpião destacava-se também pelos emblemas com o monograma “SS” em maiúsculas no capô e pela inscrição “Esseesse” no painel.
![](https://www.autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/07/Fiat-695-Abarth-Esseesse-Collectors-Edition-2-800x450.jpg)
Para esta edição moderna, a fórmula foi a mesma, mas com o desempenho e o comportamento que se espera de um modelo dos dias de hoje. Tudo foi explorado para conseguir a melhor aerodinâmica, o melhor equilíbrio e o menor peso.
![](https://www.autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/07/Fiat-695-Abarth-Esseesse-Collectors-Edition-1-800x450.jpg)
Em relação ao Abarth 595 Competizione, este 695 Esseesse conseguiu uma diminuição de peso de aproximadamente 10 kg, graças ao uso de um novo capô em alumínio que reduz o peso em 25% frente a um capô normal e a um sistema de escapamento Akrapovic, com as ponteiras produzidas em titânio.
![](https://www.autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/07/Fiat-695-Abarth-Esseesse-Collectors-Edition-3-800x450.jpg)
Mas o item mais impressionante é o defletor de teto na traseira, que não só evoca a história da marca nas competições como melhora a estabilidade em curvas e aumenta a capacidade de resposta em traçados mistos. Na posição mais elevada fletido a 60º, a uma velocidade de 200 km/h o “Spoiler ad Assetto Variabile” é capaz de gerar mais 42 kg de carga aerodinâmica. Ele pode ser ajustado entre zero grau e 60 graus.
A imagem exterior deste 695 Esseesse fica completa com os pormenores brancos no defletor dianteiro, nas capas dos retrovisores e nos adesivos laterais. As rodas de 17 polegadas são brancas com o centro vermelho e as pinças de freio, da marca Brembo, são vermelhas.
![](https://www.autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/07/Fiat-695-Abarth-Esseesse-Collectors-Edition-4-800x450.jpg)
A exclusividade desta versão também está presente no habitáculo, com os bancos Sabelt com as costuras combinando com a cor exterior, que apenas pode ser em “Preto Scorpione” ou em “Cinzento Campovolo”. No painel o destaque é para o revestimento em Alcantara, onde está a inscrição “695 Esseesse”, que combina com os acabamentos em compósito de fibra de carbono na alavanca de câmbio, nos pedais e no volante.
![](https://www.autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/07/Fiat-695-Abarth-Esseesse-Collectors-Edition-5-800x450.jpg)
O motor é o 1.4 T-Jet, que produz 180 cv de potência e 25,5 m·kgf de torque. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 6,7 s e a velocidade máxima, com o defletor a zero grau de inclinação, é de 225 km/h. O câmbio é manual ou, opcionalmente, sequencial robotizado com comando por borboletas no volante. As suspensões têm amortecedores Koni em ambos os eixos e pinças Brembo de quatro pistões à frente com discos ventilados de diâmetros 305 mm na frente e 240 mm, atrás.
![](https://www.autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/07/Fiat-695-Abarth-Esseesse-Collectors-Edition-6-800x450.jpg)
Um escorpião bastante feroz, mas que todos nós gostaríamos de encontrar na nossa garagem…
AB