A história da Rolls-Royce é associada aos automóveis, mas a sua presença na aviação também é bastante conhecida. Há décadas que a marca desenvolve motores de avião e outras tecnologias relacionadas com este mundo.
Um exemplo lendário é o Rolls-Royce Merlin, um motor de combustão interna V-12 de 27 litros de capacidade cúbica e arrefecimento líquido, projetado em 1933. Os 12 cilindros conferiam um som característico a esse motor.
Mas a mais recente notícia aeronáutica referente à marca do Reino Unido está ligada ao mundo da eletrificação. O objetivo foi construir um avião capaz de voar sem gastar qualquer tipo de combustível. O Spirit of Innovation utiliza apenas eletricidade para se locomover.
Em terra a Rolls-Royce conta com a ajuda de outra marca inglesa que também tem dado passos importantes neste mundo da eletrificação, a Jaguar. Quando o Spirit of Innovation está em terra, os veículos de apoio e de reboque serão Jaguar i-Pace, totalmente elétricos e que são fornecidos diretamente pela Jaguar Land Rover para este projeto.
Nas próximas semanas o avião decolará pela primeira vez para o seu voo inaugural, sendo que os engenheiros da Rolls-Royce já pensam na possibilidade de registrar o recorde de velocidade para um modelo com estas características, uma vez que está previsto um número próximo aos 500 km/h.
Aquele que deverá ser o avião totalmente elétrico mais rápido do planeta está equipado com um sistema de propulsão com uma potência em torno dos 500 cv e tem uma bateria de módulos com energia suficiente para voar de Londres a Paris, aproximadamente 348 km com a mesma carga.
AB