A Porsche e a Rimac Automobili se uniram para controlar a Bugatti. A presença da Rimac no nome da nova empresa reflete a posição acionária de quem possui 55% do capital, enquanto os restantes 45% estão nas mãos da Porsche. A Volkswagen, atual detentora da Bugatti, transferirá as ações que possui para a Porsche para que a nova empresa possa nascer.
Ainda é cedo para saber qual o futuro da Bugatti, mas considerando que agora estará sob o domínio da Rimac, que é cada vez mais uma das principais especialistas em tecnologia para a mobilidade elétrica, não é difícil de imaginar um futuro Bugatti elétrico.
A Bugatti continuará a ficar sediada na sua base histórica em Molsheim, França, e terá seu foco em produtos exclusivos. Tem enorme conhecimento em materiais exóticos, como fibra de carbono e outros materiais leves, e tem elevada experiência na produção de pequenas séries.
“Vamos combinar a experiência da Bugatti no assunto dos supercarros com a enorme força inovadora da Rimac no campo promissor da mobilidade elétrica. A Bugatti está contribuindo para essa união com uma marca rica em tradição, produtos icônicos, níveis de qualidade e execução únicos, uma base de clientes leal e uma rede global de distribuidores. Em adição à tecnologia, a Rimac contribui com suas novas abordagens de desenvolvimento e organização”, declarou Oliver Blume, presidente da Porsche AG.
“Este é um momento verdadeiramente emocionante na curta, mas rápida história da Rimac Automobili, e este empreendimento eleva tudo a um novo nível. Eu sempre gostei de automóveis e consigo ver na Bugatti até onde a paixão por eles pode nos levar. O potencial da combinação de conhecimento, tecnologias e valores destas duas marcas poderá criar alguns projetos verdadeiramente especiais no futuro”, disse Mate Rimac, fundador da Rimac Automobili.
A Rimac Automobili tem se destacado no desenvolvimento tecnológico associado à eletrificação, tendo capturado o interesse da indústria. A Porsche detém 24% da Rimac e a Hyundai também tem participação na empresa. A Rimac tem parcerias com outros construtores, como a Koenigsegg e a Automobili Pininfarina. Recentemente mostrou o Nevera, o seu novo superesportivo elétrico.
AB