Ao dar uma olhada na minha pasta de material que recebi do saudoso amigo Eberhard Schmidt durante o meu segundo estágio na Alemanha, encontrei este catálogo que considerei merecedor de ser compartilhado nesta coluna “Falando de Fusca & Afins”.
Naquele tempo era raro se ter informações sobre o que era comercializado no mercado alemão, que, visto hoje em dia, mostra características interessantes como os para-choques do Fusca que eram baixos, pois não tinham que disputar espaço com os para-choques altos dos carros americanos. As versões para os Estados Unidos logo passaram a ter garras mais altas e reforços para se adaptarem à realidade americana, versão esta que logo foi adotada no Brasil.
Outro aspecto interessante é a filosofia de motorização que apresentava motores mais econômicos para o Fusca (onde, mesmo não apresentada neste catálogo, permanecia disponível uma versão espartana com motor 1200 até nos Fuscas que depois de 1978 viriam do México). O catálogo detalha as versões que apresentam a possibilidade de alguns modelos serem fornecidos com motores menores. A economia pesava e continua pesando muito para os usuários alemães.
Ainda não havia muita conscientização com a segurança, coisa que fica clara com o carregamento de malas na foto da Variant (ver adiante): em uma frenagem de emergência aquelas malas soltas poderiam causar sérios ferimentos aos ocupantes do carro.
Este catálogo foi redigido com a finalidade de esclarecer a diversidade de modelos para o “consumidor médio” que, talvez, se perdesse nesta diversidade de modelos quando antes havia só o Fusca para ser comprado. É interessante observar que os modelos mais simples recebiam a letra “A” em sua denominação, como no Fusca o VW 1300 A. O catálogo também não utiliza a denominação por tipo que é usual em outras publicações, por exemplo: Fusca = Tipo 1.
Certamente você irá encontrar outros aspectos interessantes no catálogo que se segue, e, se quiser, comente-os na área de comentários da matéria. Esclareço que depois das fotografias das páginas do catálogo segue a tradução do texto correspondente do catálogo. Apresento as páginas na sequência do catálogo, iniciando com as capas inicial e final, como segue:
Na capa inicial aparece, abaixo do Fusca, a frase:
Houve um tempo em que tudo era muito mais fácil.
Você só poderia comprar este Volkswagen então.
Mas agora …
Já no centro da capa final o pessoal de marketing parece aceitar que o entendimento do catálogo não seria tão fácil assim, pois disseram:
Se você, agora, ainda acha o programa VW muito complicado,
nós não podemos mais ajudá-lo.
Mas apenas seu revendedor VW poderá fazê-lo.
Abrindo o catálogo aparecem frases em letras garrafais, um texto entremeado com pequenas fotos dos modelos constantes do catálogo:
… agora temos um VW (foto do Fusca vermelho) com motor 1300, (foto do Fusca azul) existia anteriormente com um motor 1200 (foto do Fusca vermelho). E o VW, que já existe há um ano com um motor (foto do Fusca azul) 1300, agora também pode ser adquirido com um motor (foto do Fusca azul) 1500.
E o carro que você conhece como VW 1500 (foto do sedan 1500 azul) você pode comprar hoje com um motor 1600 (foto do sedã 1500 vermelho), mas ainda pode comprá-lo com um motor (foto de um sedã 1500 cinza) 1500.
Mas é claro que ainda temos o VW 1600 com motor 1600 como hatchback (foto de um TL azul) e como Variant, (foto de uma Variant vermelha) que também está disponível com motor 1500 (foto de uma Variant azul). E há muitos anos fabricamos um carro chamado Karmann Ghia. Ele tinha um motor 1300 (foto de um KG saia e blusa vermelho e branco) e agora tem um 1500 (foto de um KG saia e blusa bege e preto). Mas o Karmann Ghia 1600 (foto de um KG tipo 34 saia e blusa branco e preto) mantém seu motor (foto de um KG tipo 34 saia e blusa azul e preto) 1600 novamente este ano.
Se isso for muito complicado para você, por favor, vire a página.
Passamos para as páginas 3 e 4 com o Fusca 1300
Estes são os Volkswagen mais famosos.
VW 1300 A. VW 1300.
A “Ideia-Volkswagen” tomou a sua primeira forma há 25 anos com o Fusca (a ideia de construir carros sensatos). Esta primeira forma foi também a sua última. Porque em 25 anos não conseguimos encontrar uma forma mais sensata. Mas fomos capazes de melhorar muitas coisas tanto nele quanto sob ele. Um total de 2.132 vezes. Mais 25 melhorias que foram acrescentadas agora.
Uma delas pode ser encontrada na caixa de câmbio. Uma relação melhorada na terceira marcha. Que desenvolve mais. Outra melhoria que você vai encontrar um pouco mais acima. Um gerador melhorado. Agora ele carrega em rotações ainda mais baixas. O que torna a vida mais fácil para a bateria. Que dura mais tempo.
A maioria das melhorias pode ser encontrada no interior. Maçanetas de porta embutidas. Botões do painel achatados. Um apoio de braço à esquerda. Travamento de segurança da porta por pinos de apertar. E um interior ainda mais bonito.
Resta para você descobrir qual versão de Fusca deseja.
Se você não dá grande importância a cromados e pode dispensar alguns extras, é melhor considerá-lo como o VW 1300 A (em caso de dúvida, você pode encomendar os cromados e muitos extras adicionalmente).
Se você valoriza um Volkswagen ricamente equipado, escolha o VW 1300.
Se você quiser que seja ainda mais luxuoso, pode encomendá-lo com extras úteis, como um teto solar de aço com manivela (o 1300 A pode vir com teto solar de lona), rádio VW, vidros laterais traseiros basculantes ou pneus com banda branca.
Nas páginas 5 e 6 estão os Fuscas 1500:
Estes são os Volkswagens mais recentes.
VW1500.
VW 1500 Cabriolé.
À primeira vista, você não notará nada de novo em um VW 1500. E isso é bom.
Porque assim você sabe que ele tem todas as qualidades de um VW 1300.
À segunda vista, você notará que tem um pouco mais de uma boa característica. A partir do motor traseiro arrefecido a ar.
Tem mais cilindrada (1,5 litro). E mais potência (44 cv. E mais força. Sai de cruzamentos mais rápido. É mais rápido nas ultrapassagens. É mais rápido sobre todas as montanhas.
No entanto, não quebra mais rápido. Porque o que o motor faz a mais, ele o faz com a cilindrada maior.
Não com um alto giro do motor. É por isso que ele é tão elástico (em vez de se reduzir uma marcha, muitas vezes só é preciso tirar um pouco o pé do acelerador. E voltar a acelerar). E é por isso que a sua velocidade máxima (125 quilômetros por hora) é também a sua velocidade máxima contínua.
Como um VW 1500 tem um motor mais rápido, aplicamos freios mais rápidos. Freios a disco na frente. E como todos os Besouros, ele agora tem uma bitola mais larga atrás. E uma barra compensadora no eixo traseiro. Para que ele possa tomar curvas elegantes de forma ainda mais elegante.
No entanto, ele tem um preço ligeiramente superior (mas ainda baixo). Mas você tem, em contrapartida, o prazer de ver pelo espelho retrovisor alguns carros que antes tinham o Fusca no retrovisor.
Se você quiser ter esse prazer com um teto solar: para o VW 1500 existem os mesmos opcionais do VW 1300.
Para quem quiser curtir um clima agradável não só na praia, há também um cabriolé.
Nas páginas 7 e 8 estão os Karmann-Ghias, incluindo o tipo 34, aqui chamado de VW 1600 L Karmann-Ghia Cupê (de cor amarelo claro), a última evolução deste modelo e que não foi fabricado no Brasil:
Estes são os Volkswagen mais esportivos.
VW 1500 Karmann-Ghia Coupe.
VW 1500 Karmann-Ghia Cabriolé.
VW 1600 L Karmann-Ghia Coupe.
A empresa Ghia em Turim garantiu que eles pareçam tão esportivos quanto carros esportivos. Garantimos que eles sejam tão razoáveis quanto um Volkswagen.
Que o motor está atrás. Para que ele possa passar sua potência diretamente para as rodas motrizes. E para que ele as tracione corretamente. Que o motor de um lado seja rápido. Mas de outro lado não quebre rapidamente.
Ao torná-lo resistente através da grande cilindrada e da operação em baixas rotações. E elástico. Que precisa de gasolina normal. Em vez de super. E que searrefece com o ar. Em vez de água.
Demos a todos os Karmann Ghias as rodas grandes, individualmente suspensas, com molejo individual através de barras de torção. O sólido chassi. Com um assoalho sólido. E freios dianteiros a disco.
Mas nem todas as coisas sensatas fomos nós que fizemos. Você também tem que agradecer à empresa Karmann pela parte dela. Porque ela conseguiu criar um grande compartimento de bagagem apesar da forma desportiva do carro. E um interior antidesportivo para você. Que é igualmente dotado de conforto antidesportivo. Para que você possa desfrutar de uma condução ainda mais desportiva num Karmann Ghia.
Você pode fazer isso com o rápido motor 1500 no VW 1500 Karmann-Ghia Coupé ou Cabriolet.
Ou com o motor 1600 de dois carburadores ainda mais rápido no VW 1600 L Karmann-Ghia Coupé. Que, além disto, tem ainda mais luxo.
Nas páginas 9 e 10 estão os tipo 3 sedan:
Estes são os Volkswagen mais convencionais.
VW 1600 A. VW 1600 L.
Eles parecem tão sólidos e razoáveis que poderiam ser a média estatística de todos os carros. Se eles não fossem Volkswagen.
Porque eles têm muitas coisas que não estão na média. Um motor de 54 cv com dois carburadores.
Que dura mais tempo do que a média. Embora seja bastante rápido. Na frente eles têm freios mais rápidos que a média: freios a disco.
Você tem dois compartimentos de bagagem espaçosos. Um debaixo do capô dianteiro. O segundo atrás.
Têm bancos individuais com um estofamento espesso na frente. E um banco largo para três pessoas atrás.
Têm um interior confortavelmente forrado. Um sistema de lavagem do para-brisa por ar comprimido.
Uma saída de ar quente adicional atrás. Um botão de comando da luz alta na coluna de direção combinado com o lampejo do farol.
E algumas outras “ninharias” acima da média.
No entanto, eles estão muito abaixo da média em duas coisas: em reparos. E em preço, mesmo o mais caro, o VW 1600 L, ainda está longe de ser caro. Mesmo que você os encomende com um teto solar ou rádio VW.
Com o VW 1600 A, o preço fica ainda melhor.
E se você estiver satisfeito com um motor de um carburador e 45 cv no VW 1600 A, você vai pagar ainda menos.
Nas páginas 11 e 12 está o tipo 3 fastback que é o TL:
Este é o Volkswagen mais elegante.
VW 1600 TL fastback.
Mas ainda está longe de ser um carro de luxo. Não tem um preço de luxo. E não é um luxo mantê-lo.
No entanto, tem muito em comum com um carro de luxo. Os bancos individuais profundamente estofados na frente, que podem ser ajustados em 49 posições. Com encostos que travam e destravam automaticamente. Os tapetes espessos no assoalho. O interior elegantemente forrado. Com teto forrado em napa.
O espaçoso compartimento de bagagem sob o teto fastback. Com 290 L. (se você não conseguir se ajeitar com o porta-malas dianteiro de 185 L).
O sistema de ar fresco. O aquecimento adicional na parte traseira. O lavador de para-brisa pneumático. Os vidros laterais traseiros basculantes. O relógio elétrico. E todas as outras pequenas coisas que fazem dele um carro um carro de luxo.
Mas também há muitas coisas que o fastback VW 1600TL não tem em comum com muitos carros de luxo. E o que faz dele um Volkswagen típico. O motor traseiro arrefecido a ar de 54 cv. Que só precisa de gasolina normal em vez de super. E que não se desgasta rapidamente. Embora ele seja muito rápido. As rodas grandes com suspensão individual por barra de torção. Os para-lamas aparafusados que podem simplesmente ser desparafusados se houver um amassado.
E, também: freios a disco na frente.
E se você quer ter um pouco mais de luxo pelo dinheiro que um VW 1600TL fastback custa menos do que um carro de luxo: por um preço extra, ele está disponível com teto solar de aço com acionamento por manivela, rádio VW, pneus banda branca e capas de banco em couro sintético.
Nas páginas 13 e 14 estão as Variants:
Estes são os Volkswagens mais não convencionais.
VW Variant 1600 A.
VW Variant 1600 L.
Mas apenas no exterior. Uma vez sentado no interior, notará que uma Variant VW difere de um sedã convencional por apenas uma coisa: tem uma quantidade de espaço não convencional.
Na frente tem um porta-malas. No meio tem espaço suficiente para cinco pessoas. E na parte de trás tem o grande compartimento de bagagem. Que pode ser ampliado em poucos segundos. Rebatendo o encosto do banco traseiro.
Para o tornar não só particularmente grande, mas também particularmente bonito, revestimo-lo com borracha no assoalho. E revestimos as laterais. E puxamos o forro de couro sintético do teto até à parte de trás.
Para que também se possa ter uma boa visibilidade, instalamos duas janelas laterais adicionais. E uma grande janela traseira na grande tampa traseira.
Também, desta maneira, você terá mais luz para perceber que está sentado num sedã. Encontrará o mesmo conforto que nos 1600 sedã. Encontrará também os mesmos motores. O motor 1600 arrefecido a ar de 54 cv (na Variant 1600 A, o motor 1500 de 45 cv também está disponível como opção).
A única diferença é o preço. Uma Variant VW custa um pouco mais que um sedã VW.
Mas, por outro lado, você receberá um sedã com as vantagens de um carro de família. Em vez de ter de comprar ambos separadamente.
Pronto, terminei a apresentação deste catálogo. Aliás, deste acervo eu já tinha apresentado outro catálogo na matéria “Deu água na boca” de 01/02/2018 na qual eu apresento um catálogo que foi publicado em setembro de 1969; e ainda tenho algum material para apresentar em matérias futuras.
Com isto vamos explorando os modelos alemães e completando o conhecimento sobre a rica linha de produtos Volkswagen respeitando as diferenças de cada fábrica em particular, pois o conceito de “carro mundial” ainda não estava valendo naqueles tempos. E mesmo hoje em dia é difícil encontrar um carro que seja idêntico independentemente de onde seja fabricado.
AG
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