Em vias de apresentar o elétrico Evija, com estimados 2.000 cv e apenas 1.680 kg, a Lotus — que não lançava um novo veículo há alguns anos — mostra o Emira. Segundo a marca, é o seu último modelo a vir dotado de motor a combustão. Em uma tacada só substituirá os Elise, Exige e Evora, que saem de produção durante este ano. O Emira deve se posicionar como um rival para algumas das versões do Porsche 718 Cayman.
Quanto às iniciais com a letra “E”, diz a história que Anthony Colin Bruce Chapman, o genial Colin Chapman (19 de maio de 1928–16 de dezembro de 1982), começou a nomear seus carros como Mark I, Mark II e assim sucessivamente. Em 1956 ele estava terminando seu décimo-primeiro veículo, que seria o Mark XI. Pela dificuldade que seria pronunciar números romanos, tirou o “Mark” e chamou-o simplesmente de Eleven. Daí em diante todos os Lotus tiveram seus nomes começando com a letra “E”.
A empresa ainda não divulgou todas as especificações definitivas para o seu novo esportivo, mas anuncia potências entre 365 cv e 405 cv, sempre com tração apenas na traseira. O primeiro motor já é conhecido nos Evora e Exige, o 3,5-litros V-6 supercarregado, de origem Toyota, e estará associado a um câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.
Mas a grande novidade é o anunciado e inédito motor de quatro cilindros, o M139 da AMG, o 4 cilindros em linha do Mercedes-AMG A 45. A AMG passa a ser uma das parceiras técnicas da Lotus, e não é difícil perceber a relação entre as duas empresas, tendo em conta que a Lotus é agora parte da chinesa Geely, que por sua vez tem uma importante participação na Daimler.
Para Gavan Kershaw, da Lotus, “esse 2-litros é o motor 4-cilindros mais potente do mundo em produção e, acoplado ao câmbio de dupla embreagem da AMG, tem alto desempenho, baixas emissões e um distribuição de potência linear. Foi recalibrado pelos nossos engenheiros, para que ofereça o caráter típico de um Lotus.”
Pela primeira vez o M139 será colocado em posição central-traseira, mas continuará transversal. No entanto, a nova localização obrigou a efetuar diversas adaptações, levando até à criação de um novo sistema de admissão e de escapamento. A única transmissão disponível para o M139 será a caixa de dupla embreagem e oito marchas da AMG.
Não é comum ver comunicados sobre um esportivo dar tanto destaque à sua versatilidade. O Emira promete ser um dos Lotus melhor adaptados para uso comum, até mesmo diário. Atrás dos dois ocupantes há um espaço com 208 litros de capacidade, enquanto o bagageiro atrás do compartimento do motor pode receber mais 151 litros.
O Emira vem equipado com diversos assistentes ao motorista, como alerta de colisão frontal, detecção de sinais de trânsito, limitador de velocidade, ente outros. O novo veículo será montado nas instalações da marca em Hethel, no Reino Unido, a um ritmo de 4.800 unidades por ano. Atualmente os Elise, Exige e Evora somados estão na casa das 1.600 unidades anuais. Esse otimismo está no apelo bem mais amplo que o Emira poderá ter no mercado, dado o seu foco no conforto e na utilização, sendo expectativa da Lotus que traga muitos novos clientes com ele.
AB