• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

VW FUSCA – O CARRO DO SÉCULO

NOTÍCIA DO INÍCIO DE 1991 DIZENDO QUE O VW FUSCA TINHA SIDO ELEITO O “CARRO DO SÉCULO” POR UMA ENQUETE FEITA PELA REVISTA FRANCESA AUTO MOTO. VAMOS RELEMBRAR COMO FOI ESTE FEITO

identicon por Alexander Gromow
19/07/2021
em AG, Falando de Fusca & Afins

Foi um verdadeiro furor entre os amantes do carro em nível global, pois a imprensa de todo o mundo publicou esta notícia com destaque. A imprensa brasileira não ficou para trás como a matéria assinada pelo jornalista Fernando Saliba, publicada no Caderno de Automóveis do jornal Diário Popular, publicada em 19 de janeiro de 1991, reproduzida abaixo:

Diário Popular, Caderno de Automóveis de 19/01/1991 (Foto: acervo do Autor)

Ainda hoje existem e são comercializados, por exemplo no Mercado Livre, adesivos que muitos colocam em seu carro, com a pergunta: “O seu é do ano? O meu é do Século!” Como o da ilustração apresentada na foto de abertura e na foto abaixo:

Adesivo do Carro do Século (Foto: Mercado Livre)

Estou reportando um acontecimento de 30 anos atrás e a pesquisa não foi tão simples assim. Eu tenho vários jornais e revistas da época, mas eu queria encontrar informações mais completas.

Capa da edição de 18 e 20 de janeiro de 1991 do jornal Auto Motor News com a manchete relativa ao Carro do Século – este material me foi enviado na época pelo Álvaro Wormser (Foto: acervo do autor)

Dei uma pesquisada no material nacional, depois de experimentar vários critérios de busca e cheguei a um jornal canadense, o Calgary Herald, de Calgary, Alberta, que na página 74 da edição de 8 de fevereiro de 1991, seção Wheels, publicou a notícia conforme a ilustração abaixo:

Notícia do Calgary Herald com o título “Besouro eleito o melhor do século” (Foto: reprodução do Calgary Herald)

Dentre os demais materiais brasileiros de meu arquivo eu selecionei este dois para ilustrar esta matéria, iniciando pela revista Oficina Mecânica:

Matéria da revista Oficina Mecânica de março de 1991, assinada pelo Reinaldo Brasileiro, onde ele cita “Eleito como o ‘Carro do Século’ o Fusca tem, no Brasil, o seu dia” – este material me foi enviado na época pelo Jason Vogel (Foto: acervo do autor)

Passo para a nota do Jornal da Tarde que na parte do Carro do Século informa corretamente. Já na parte em que a nota diz que o dia 20 (de janeiro) é a data que marca o momento que o carro (Fusca) deixou de ser fabricado em 1986 o Jornal da Tarde fez confusão. A data do Dia Nacional do Fusca, 20 de janeiro, não tem conexão alguma com a história do Fusca como explicado na matéria “Vinte de janeiro, Dia Nacional do Fusca, mas por quê?”.

Nota do Jornal da Tarde de 09 de janeiro de 1991, material enviado na época pelo Milii Blitsman (Foto: acervo do autor)

Mas o melhor material que eu encontrei acabou sendo do site do Club Vee Dub, de Sydney, na Austrália, fundado em 1985, que manteve a reportagem em seu arquivo por todo este tempo. Isto mostra a abrangência da notícia desta eleição para Carro do Século pelo mundo.

Home Page do site do Club Vee Dub de Sydney na Austrália. É interessante o grafismo do logo do clube que mistura o brasão de Wolfsburg, com seu lobinho com uma famosa ponte de Sydney (Foto: internet)

A revista francesa Auto Moto, escolheu arbitrariamente 100 carros para que entre eles fosse eleito o Carro do Século. Curiosamente o Fusca que foi colocado nesta lista foi a primeira versão apresentada à imprensa me 1939, mas como o Fusca se manteve fiel à sua identidade até o seu final de fabricação, a eleição se referiu ao Fusca em geral.

A escolha dos 100 carros, entre os quais as respectivas eleições iriam ser feitas, seguiu apenas duas diretrizes principais: deveriam ser veículos de passageiros de produção em massa e tinham que ter estado à venda ao público em geral.

Famosa foto dos primeiros Fuscas, então chamados de KdF, desfilando pelas ruas de Berlim em 1939 — tendo ao fundo o Portão de Brandenburgo, em sua apresentação para a imprensa (Foto: site Club Vee Dub)

O júri internacional composto por 100 jornalistas especialistas em automóveis foi escolhido em 37 países ao redor do mundo, na América do Norte e do Sul, na Europa e na Escandinávia, na África, no Sudeste Asiático, na então União Soviética, na Ásia e na Australásia.

Esta pesquisa foi ideia de Lionel Robert, editor da Auto Moto, uma publicação de automobilismo líder na França. Os jornalistas participaram a convite em 1990, e tinham até 5 de novembro para enviar suas indicações.

Lionel Robert – editor da Auto Moto. Ele também foi um piloto de competições, e na foto estava cronometrando no TTE Endurance em Le Mans em 18/11/2017 (Foto de Thierry Coulibaly)

Na categoria principal, que elegeu o “Carro do Século”, o Fusca ganhou a pesquisa com 22 votos, seguido pelos Modelo T Ford com 19 votos, Citroën DS19 com 12 votos, Mini com 11 votos, Porsche 911 com 6 votos e Daimler 1886, Citroën Ligière 15 e Citroën 2CV, com três votos cada. Depois disso, com dois votos cada, estavam a Bugatti 35, o Chevrolet Corvette, o Mercedes SSK, o Mercedes 300SL e o Volkswagen Golf GTI.

Com um voto cada, entre os finalistas ficaram: BMW Z1, NSU Ro80, AC Cobra 427, Duesenberg J, Bugatti 57, Citroën XM, Renault Espace, Cisitalia 202, Ferrari F40, Lancia Lambda e Honda Civic; fechando a quantidade de 100 votos dados aos carros escrutinados.

Também foi escolhido o “Fabricante de Automóveis do Século”, vencido pela Citroën, depois a Mercedes, a Ford, e a Volkswagen em quarto (e a Ferrari em nono!).

Na seleção de “Acontecimento Social do Século” (diferente de Carro do Século), a Volkswagen foi ultrapassada pelo Modelo T da Ford, com o Mini em terceiro.

Na categoria “Eventos Tecnológicos do Século”, a “Família Volkswagen” alcançou o segundo lugar com o Audi Quattro, e em quarto o NSU Ro80. O 25º (último lugar) foi o bugre de praia Meyers Manx, que normalmente tinha um motor VW. O vencedor nesta categoria foi o Citroën DS19.

A “Família Volkswagen” passou em branco na categoria “Prestígio e Esporte do Século”, embora o seu “primo” Porsche 911 tenha sido declarado Vencedor (naquela época a Porsche ainda não pertencia à família).

Na esteira da escolha do Fusca como Carro do Século surgiram livros que usaram este epiteto como título, propagando mais ainda esta conquista, abaixo dois exemplos.

O livro artesanal em quatro volumes de J. T. Garwood, considerado a bíblia técnica dos Fuscas exportados para os EUA (depois ampliados e passados para edição em meio digital em PDF devido aos custos de impressão) chamado: “Volkswagen Beetle The Car Of The Century” — Fusca o Carro do Século (Garwood faleceu em 2016, mas ainda hoje este livro é muito procurado).

Livro de J.T. Garwood (Foto: site The Samba)

O outro apresenta um novo enfoque sobre a história do Fusca, fazendo uma repaginação do que já havia sido apresentado em outros livros, que é o livro de Richard Copping chamado de: “Volkswagen Beetle: The Car of the 20th Century”.

Livro de Richard Copping (Foto: site Amazon.com)

Quem é do meio dos apaixonados por Fusca e viveu o anúncio da escolha do Fusca como “Carro do Século” pela Auto Moto em 1991, mesmo talvez não conhecendo todos os detalhes descritos acima, certamente recebeu a notícia com muito orgulho e, como o fato do adesivo citado acima ainda estar à venda, esta classificação permanece válida no meio Fuscamaniaco até hoje.

Independentemente de eleições semelhantes posteriores, organizadas por outras entidades poderem ter dado resultados diversos, e do ceticismo daqueles que não acompanharam esta história toda, permanece válido aquele dito popular: “quem foi rei jamais perde a majestade”.

E o Fusca permanece sendo o “Carro do Século”.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Tags: Alexander GromowÁlvaro WormserAuto MotoCarro do SéculoClub Vee Dub - SydneyFalando de Fusca & AfinsFuscaJason VogelLionel RobertMilii BlitsmannVolkswagenVW
Anterior

EMIRA É O ÚLTIMO LOTUS COM MOTOR A COMBUSTÃO

Próximo

POLO AUTOMOTIVO DE BETIM COMPLETA 45 ANOS

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo
Fotos: Divulgação Stellantis

POLO AUTOMOTIVO DE BETIM COMPLETA 45 ANOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES VISION AMG PROPÕE 4-PORTAS ESPORTIVO E ELÉTRICO

20/05/2022
Foto: autoexpress.co.uk

NOVAS NORMAS PARA CARREGAMENTO INTELIGENTE DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS NO REINO UNIDO

20/05/2022
Fotos: divulgação  BMW

BMW M4 GANHA 40 cv E PERDE 110 kg EM VERSÃO CSL

20/05/2022
Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES VISION AMG PROPÕE 4-PORTAS ESPORTIVO E ELÉTRICO

20/05/2022
Foto: autoexpress.co.uk

NOVAS NORMAS PARA CARREGAMENTO INTELIGENTE DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS NO REINO UNIDO

20/05/2022
Fotos: divulgação  BMW

BMW M4 GANHA 40 cv E PERDE 110 kg EM VERSÃO CSL

20/05/2022
Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In