Os três novos modelos da JAC Motors (foto de abertura) estreiam para compor uma família 100% elétrica, com um total de sete opções de compra ao consumidor. Com a apresentação desses três modelos livres de emissões, a JAC Motors vai chegar ao final do ano com uma linha que vai ocupar categorias vitais para o mercado brasileiro: a dos carros urbanos, dos suves de médio porte e das maxivans de carga.
O JAC E-JS1 é um modelo urbano de entrada, desenvolvido pela parceria da JAC com a Volkswagen para o mercado chinês. As primeiras entregas já estão agendadas para setembro próximo. Os suves de porte médio JAC E-JS4 serão entregues em agosto e também são fruto do trabalho conjunto dessas duas empresas, com o Grupo Volkswagen se tornando sócio da JAC Motors na China. Para o mercado comercial o JAC iEV 750V é a primeira van de grande porte 100% elétrica do mercado brasileiro. Comporta até 12,3 m³ no compartimento de carga e chega neste mês de julho.
De acordo com Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, a eletrificação da mobilidade já é um patrimônio conquistado pela marca no país, com todos os lançamentos já realizados. “Carro elétrico não deve ser somente uma bandeira de marketing, mas sim uma vocação. Pelo menos é como a JAC Motors enxerga, razão pela qual vamos continuar abrindo novos nichos de mercado”, encerra o empresário, lembrando que os três modelos que estão chegando vão inaugurar segmentos novos no país para modelos 100% elétricos.
O JAC E-JS1 será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano, informa a empresa. O modelo não irá substituir o JAC iEV 20, mas sim complementar a linha, como explica Habib: “O iEV 20 é um suve de porte compacto, com suspensão mais alta, rodas e pneus maiores e aptidão para vencer desafios leves no fora de estrada. O E-JS1, por sua vez, foi criado e desenvolvido para ser um modelo a ser usado na cidade”, esclarece.
Pesando apenas 1.180 kg em ordem de marcha, tem um desempenho definido por Habib como “absolutamente empolgante para um modelo urbano”. São 62 cv de potência, 110 km/h de velocidade máxima e autonomia de 302 km.
O JAC E-JS4 é da categoria mais desejada pelo consumidor brasileiro, a dos suves. Com potência de 150 cv, tem velocidade máxima de 160 km/h e aceleração de zero a 100 km/h em 7,5 segundos. O modelo tem autonomia de 420 km e amplo espaço interno, com luxo e requinte. “É uma excelente relação custo-benefício. O carro custa R$ 249.900,00, enquanto os concorrentes 100% elétricos do mercado são vendidos acima de R$ 400 mil”, acrescenta Habib.
A única van 100% elétrica de grande porte do mercado brasileiro é a JAC iEV 750V. O motor de 163 cv proporciona 235 km de autonomia ou 280 km com o modo ECO acionado. Pode levar 1.540 kg na carroceria, que comporta 12,3 m³ de carga.
“Diversas empresas estabelecidas no país estão sendo pressionadas pelos clientes e por seus acionistas para promoverem substancial redução de emissão de poluentes na cadeia logística. Uma van 100% elétrica é a solução para começar a resolver esse problema”, conclui o presidente da JAC Motors.
AB