A combinação do Aventador S com as performances do Aventador SVJ resultou neste LP 780-4 Ultimae. O nome diz tudo, “Ultimae”. É o adeus do Aventador, ao fim de uma década desde o seu lançamento. Com esta versão despede-se também o V-12 puramente atmosférico, pois a partir de agora a Lamborghini vai intensificar o seu plano de eletrificação, o que significa que os motores a combustão passarão a partilhar o protagonismo com unidades elétricas auxiliares.
Mas antes disso, a marca mostra esse novo LP 780-4, com potência de 780 cv a 8.500 rpm do seu motor de 6,5 litros. A tração é integral e o câmbio robotizado de duas empreagens tem sete marchas. Em comparação com o Aventador S são mais 40 cv e com o Aventador SVJ são mais 10 cv. Serão apenas 600 unidades do Ultimae, com a versão cupê limitada a 350 unidades e as restantes 250 reservadas ao conversível.
O Aventador Ultimae tem três modos de condução disponíveis, Strada, Sport e Corsa, aos quais se soma um modo novo, denominado Ego, que permite modificar as configurações da suspensão ativa, direção, tração, parâmetros do câmbio e os mapas de injeção do motor.
O cupê é 25 kg mais leve do que o Aventador S e faz o zero a 100 km/h em 2,8 segundos, com 355 km/h de velocidade máxima. A 100 km/h freia até a completa imobilização em escassos 30 metros. O conversível gasta 2,9 segundos para chegar aos 100 km/h, mas atinge a mesma velocidade máxima. As rodas são 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas, na traseira, montadas com os pneus Pirelli PZero Corsa.
As opções de personalização pelo Lamborghini Ad Personam são muitas, começando pelas 18 cores de série às quais é possível optar por uma paleta com mais de 300 tonalidades distintas.
AB